Студопедия.Орг Главная | Случайная страница | Контакты | Мы поможем в написании вашей работы!  
 

Tria Prima 10 страница



9 E que todo homem negocie honestamente e seja igual entre este povo e receba igualmente, para que sejais um, assim como vos ordenei.

10 E que aquilo que pertencer a este povo não seja dele tirado e dado ao de outra igreja.

11 Portanto, se outra igreja receber dinheiro desta igreja, deverá pagar-lhe conforme o que combinarem;

12 E isto será feito por intermédio do bispo ou do agente, que será designado pela voz da igreja.

13 E também, que o bispo designe um armazém para esta igreja; e que todas as coisas, tanto em dinheiro como em mantimentos, que ultrapassem as necessidades deste povo, conservem-se nas mãos do bispo.

14 E que ele também reserve o necessário para suas próprias necessidades e para as necessidades de sua família, já que estará tratando deste negócio.

15 E assim concedo a este povo o privilégio de organizar-se de acordo com minhas leis.

16 E consagro-lhes esta terra por um certo tempo, até que eu, o Senhor, proveja a sua subsistência de outra forma e ordene-lhes que partam daqui;

17 E a hora e o dia não lhes são indicados; portanto, que vivam nesta terra como se aqui fossem permanecer anos; e isso lhes reverterá para o bem.

18 Eis que isso será um exemplo para meu servo Edward Partridge em outros lugares, em todas as igrejas.

19 E quem for um mordomo fiel, justo e sábio, entrará no gozo do seu Senhor e herdará a vida eterna.

20 Em verdade vos digo: Eu sou Jesus Cristo, que depressa vem, em uma hora que não pensais. Assim seja. Amém.

SEÇÃO 52

Revelação dada por intermédio de Joseph Smith, o Profeta, aos élderes da Igreja em Kirtland, Estado de Ohio, em 7 de junho de 1831. ( History of the Church 1:175–179). Uma conferência fora realizada em Kirtland, iniciando-se no dia 3 e terminando no dia 6 de junho. Nessa conferência foram feitas as primeiras ordenações específicas ao ofício de sumo sacerdote e discerniram-se e repreenderam-se certas manifestações de espíritos falsos e enganadores.

1–2, Decide-se que a conferência seguinte será realizada no Estado de Missouri;

3–8, Designados certos élderes para viajar juntos;

9–11, Os élderes devem ensinar o que os apóstolos e profetas escreveram;

12–21, Os que são iluminados pelo Espírito produzem frutos de louvor e sabedoria;

22–44, Vários élderes são designados para pregar o evangelho enquanto viajam ao Missouri para a conferência.

1 EIS que assim diz o Senhor aos élderes que chamou e escolheu nestes últimos dias pela voz de seu Espírito—

2 Dizendo: Eu, o Senhor, dar-vos-ei a conhecer o que desejo que façais deste momento até a próxima conferência, que se realizará em Missouri, na terra que consagrarei a meu povo, o qual é um remanescente de Jacó, e aos que são herdeiros de acordo com o convênio.

3 Portanto em verdade vos digo: Que meus servos Joseph Smith Júnior e Sidney Rigdon viajem logo que possam fazer os preparativos para deixar seus lares, indo para a terra de Missouri.

4 E se me forem fiéis, ser-lhes-á dado saber o que deverão fazer;

5 E também, se me forem fiéis, ser-lhes-á dada a conhecer a terra de vossa herança.

6 E se não forem fiéis, serão afastados como eu desejar, como me parecer bem.

7 E também em verdade vos digo: Que meus servos Lyman Wight e John Corrill viajem rapidamente;

8 E também que meu servo John Murdock e meu servo Hyrum Smith viajem para o mesmo lugar, via Detroit.

9 E partam de lá pregando a palavra pelo caminho, dizendo nada mais do que escreveram os profetas e apóstolos e o que lhes for ensinado pelo Consolador por meio da oração da fé.

10 Que vão de dois em dois e assim preguem pelo caminho em todas as congregações, batizando com água e impondo as mãos quando saírem da água.

11 Pois assim diz o Senhor: Abreviarei minha obra em justiça, pois dias virão em que enviarei julgamento para alcançar a vitória.

12 E que meu servo Lyman Wight se acautele, pois Satanás deseja peneirá-lo como palha.

13 E eis que aquele que for fiel será feito governante de muitas coisas.

14 E também eu vos darei um modelo em todas as coisas, para que não sejais enganados; porque Satanás está solto na terra, enganando as nações—

15 Portanto aquele que ora, cujo espírito é contrito, esse é aceito por mim, se obedecer a minhas ordenanças.

16 Aquele que fala, cujo espírito é contrito, cuja linguagem é mansa e edifica, esse é de Deus, se obedecer a minhas ordenanças.

17 E também aquele que estremece sob o meu poder será fortalecido e produzirá frutos de louvor e sabedoria, de acordo com as revelações e verdades que vos dei.

18 E também aquele que é vencido e não produz frutos, de acordo com este modelo, não é meu.

19 Portanto por este modelo discernireis os espíritos em todos os casos debaixo dos céus.

20 E chegados são os dias; de acordo com a fé dos homens, ser-lhes-á feito.

21 Eis que este mandamento é dado a todos os élderes que escolhi.

22 E também em verdade vos digo: Que meus servos Thomas B. Marsh e Ezra Thayre também viajem para essa mesma terra, pregando a palavra pelo caminho.

23 E também que meus servos Isaac Morley e Ezra Booth viajem para essa mesma terra, também pregando a palavra pelo caminho.

24 E também que meus servos Edward Partridge e Martin Harris viajem com meus servos Sidney Rigdon e Joseph Smith Júnior.

25 Que meus servos David Whitmer e Harvey Whitlock também viajem para essa mesma terra e preguem pelo caminho.

26 E que meus servos Parley P. Pratt e Orson Pratt viajem para essa mesma terra e preguem pelo caminho.

27 E que meus servos Solomon Hancock e Simeon Carter também viajem para essa mesma terra e preguem pelo caminho.

28 Que meus servos Edson Fuller e Jacob Scott também façam sua viagem.

29 Que meus servos Levi W. Hancock e Zebedee Coltrin também façam sua viagem.

30 Que meus servos Reynolds Cahoon e Samuel H. Smith também façam sua viagem.

31 Que meus servos Wheeler Baldwin e William Carter também façam sua viagem.

32 E que meus servos Newel Knight e Selah J. Griffin sejam ambos ordenados e também viajem.

33 Sim, em verdade eu digo: Que todos esses viajem para um lugar, seguindo caminhos diversos; e que um homem não construa sobre o alicerce de outro nem viaje seguindo suas pegadas.

34 Aquele que for fiel será guardado e abençoado com muitos frutos.

35 E também vos digo: Que meus servos Joseph Wakefield e Solomon Humphrey viajem para as terras do leste;

36 Que trabalhem com suas famílias, nada mais declarando do que os profetas e apóstolos, as coisas que viram e ouviram e em que firmemente crêem, para que se cumpram as profecias.

37 Em conseqüência de transgressão, aquilo que foi conferido a Heman Basset seja dele tirado e conferido a Simonds Ryder.

38 E também em verdade vos digo: Que Jared Carter seja ordenado sacerdote e que também George James seja ordenado sacerdote.

39 Que os élderes restantes velem pelas igrejas e preguem a palavra nas regiões circunvizinhas; e que trabalhem com as próprias mãos, a fim de que não se pratique idolatria nem iniqüidade.

40 E em todas as coisas lembrai-vos dos pobres e necessitados, dos doentes e dos aflitos, porque aquele que não faz estas coisas não é meu discípulo.

41 E também que meus servos Joseph Smith Júnior, Sidney Rigdon e Edward Partridge levem consigo uma recomendação da igreja. E que também seja obtida uma para meu servo Oliver Cowdery.

42 E assim, como eu disse, se fordes fiéis vos reunireis para vos regozijardes na terra de Missouri, que é a terra de vossa herança, que é, no presente, a terra de vossos inimigos.

43 Mas eis que eu, o Senhor, apressarei a construção da cidade a seu tempo e coroarei os fiéis com alegria e com regozijo.

44 Eis que eu sou Jesus Cristo, o Filho de Deus, e elevá-los-ei no último dia. Assim seja. Amém.

SEÇÃO 53

Revelação dada por intermédio de Joseph Smith, o Profeta, a Algernon Sidney Gilbert, em Kirtland, Estado de Ohio, em junho de 1831 ( History of the Church 1:179–180). A pedido de Sidney Gilbert, o Profeta inquiriu o Senhor com respeito ao trabalho e designação do irmão Gilbert na Igreja.

1–3, O chamado e eleição de Sidney Gilbert na Igreja é ser ordenado élder;

4–7, Deve também servir como agente do bispo.

1 EIS que eu te digo, meu servo Sidney Gilbert, que ouvi tuas orações; e pediste-me que te fosse dado saber, pelo Senhor teu Deus, concernente a teu chamado e eleição na igreja que eu, o Senhor, levantei nestes últimos dias.

2 Eis que eu, o Senhor, que fui crucificado pelos pecados do mundo, te dou o mandamento de que renuncies ao mundo.

3 Toma sobre ti minha ordenação, sim, a de élder, para pregares fé e arrependimento e remissão de pecados, de acordo com minha palavra, e o recebimento do Espírito Santo pela imposição de mãos;

4 E também para seres um agente nesta igreja no lugar que for designado pelo bispo, de acordo com os mandamentos que serão dados daqui em diante.

5 E também em verdade eu te digo: Viajarás com meus servos Joseph Smith Júnior e Sidney Rigdon.

6 Eis que estas são as primeiras ordenanças que receberás; e o restante será conhecido em uma época futura, de acordo com teu trabalho na minha vinha.

7 E também quisera eu que aprendesses que somente é salvo aquele que persevera até o fim. Assim seja. Amém.

SEÇÃO 54

Revelação dada por intermédio de Joseph Smith, o Profeta, a Newel Knight, em Kirtland, Estado de Ohio, em junho de 1831 ( History of the Church 1:180–181). Os membros da Igreja do ramo de Thompson, Estado de Ohio, achavam-se divididos quanto a questões referentes à consagração de propriedades. O egoísmo e a avareza eram evidentes e Leman Copley quebrara o convênio de consagrar sua grande fazenda como herança para os santos que chegavam de Colesville, Estado de Nova York. Ezra Thayre também estava envolvido na controvérsia. Em conseqüência disso, Newel Knight (presidente do ramo de Thompson) e outros élderes haviam procurado o Profeta, perguntando-lhe como proceder. O Profeta inquiriu o Senhor e recebeu esta revelação. (Ver seção 56, que é continuação do assunto.)

1–6, Os santos devem guardar o convênio do evangelho para obter misericórdia;

7–10, Devem ser pacientes na tribulação.

1 EIS que assim diz o Senhor, o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, aquele que foi crucificado pelos pecados do mundo:

2 Eis que em verdade, em verdade eu te digo, meu servo Newel Knight, que permaneças firme no ofício para o qual te designei.

3 E se teus irmãos desejam escapar de seus inimigos, que se arrependam de todos os seus pecados e se tornem verdadeiramente humildes e contritos perante mim.

4 E como o convênio que fizeram comigo foi quebrado, tornou-se nulo e sem efeito.

5 E ai daquele por meio de quem ocorre esta ofensa, pois seria melhor para ele que se tivesse afogado nas profundezas do mar.

6 Mas bem-aventurados são os que guardaram o convênio e observaram o mandamento, porque obterão misericórdia.

7 Portanto agora fugi da terra, para que vossos inimigos não caiam sobre vós; e empreendei vossa viagem e designai a quem desejardes para ser vosso líder e pagar dinheiros por vós.

8 E assim viajareis para as regiões do oeste, para a terra de Missouri, até às fronteiras dos lamanitas.

9 E depois que tiverdes terminado a viagem, eis que vos digo: Procurai um meio de vida à maneira dos homens, até que eu vos prepare um lugar.

10 E também sede pacientes nas tribulações até que eu venha; e eis que depressa venho e o meu galardão está comigo; e aqueles que cedo me buscaram encontrarão descanso para sua alma. Assim seja. Amém.

SEÇÃO 55

Revelação dada por intermédio de Joseph Smith, o Profeta, a William W. Phelps, em Kirtland, Estado de Ohio, em junho de 1831 ( History of the Church 1:184–186). William W. Phelps, que era tipógrafo, acabara de chegar a Kirtland com a família e o Profeta procurou o Senhor para obter informações a seu respeito.

1–3, William W. Phelps é chamado e escolhido para ser batizado, ser ordenado élder e pregar o evangelho;

4, Também deve escrever livros para as crianças das escolas da Igreja;

5–6, Deve viajar para o Estado de Missouri, que será a área de suas tarefas.

1 EIS que assim te diz o Senhor, meu servo William, sim, o Senhor de toda a Terra: Foste chamado e escolhido; e depois que tiveres sido batizado com água e se o fizeres com os olhos fitos unicamente na minha glória, terás a remissão de teus pecados e receberás o Santo Espírito pela imposição de mãos;

2 E então serás ordenado pela mão de meu servo Joseph Smith Júnior para ser um élder desta igreja, para pregar o arrependimento e a remissão de pecados por meio do batismo, em nome de Jesus Cristo, o Filho do Deus vivo.

3 E terás poder para conferir o Santo Espírito a todos sobre quem impuseres tuas mãos, se estiverem contritos perante mim.

4 E também serás ordenado para assistir meu servo Oliver Cowdery na tarefa de imprimir e de selecionar e escrever livros para as escolas desta igreja, a fim de que as criancinhas também recebam instrução diante de mim, como me é agradável.

5 E também em verdade eu te digo que, por este motivo, farás tua viagem com meus servos Joseph Smith Júnior e Sidney Rigdon, a fim de que te estabeleças na terra de tua herança para fazeres este trabalho.

6 E também que meu servo Joseph Coe viaje com eles. O restante será dado a conhecer mais tarde, de acordo com minha vontade. Amém.

SEÇÃO 56

Revelação dada por intermédio de Joseph Smith, o Profeta, em Kirtland, Estado de Ohio, em junho de 1831 ( History of the Church 1:186–188). Ezra Thayre, que fora designado para viajar ao Estado de Missouri com Thomas B. Marsh (ver seção 52:22), não pôde iniciar sua missão quando este estava pronto. O Élder Thayre não estava pronto para partir por causa de seu envolvimento nos problemas ocorridos em Thompson, Ohio. (Ver cabeçalho da seção 54.) O Senhor respondeu à pergunta do Profeta sobre o assunto, dando esta revelação.

1–2, Os santos devem tomar sua cruz e seguir o Senhor para alcançar a salvação;

3–13, O Senhor ordena e revoga e os desobedientes são afastados;

14–17, Ai dos ricos que não ajudam os pobres e ai dos pobres cujo coração não está quebrantado;

18–20, Benditos os pobres que são puros de coração, porque eles herdarão a Terra.

1 ESCUTAI, ó povo, vós que professais meu nome, diz o Senhor vosso Deus; pois eis que minha cólera está acesa contra os rebeldes e eles conhecerão meu braço e minha indignação no dia da visitação e da ira sobre as nações.

2 E aquele que não tomar sua cruz e me seguir e guardar meus mandamentos não será salvo.

3 Eis que eu, o Senhor, ordeno; e aquele que não obedecer será cortado em meu próprio e devido tempo, depois que eu tiver ordenado e o mandamento for quebrado.

4 Portanto eu, o Senhor, ordeno e revogo, como me parece bem; e tudo isso recairá sobre a cabeça dos rebeldes, diz o Senhor.

5 Portanto revogo o mandamento que foi dado a meus servos Thomas B. Marsh e Ezra Thayre e dou um novo mandamento, a meu servo Thomas, de empreender rapidamente sua viagem à terra de Missouri; e meu servo Selah J. Griffin irá também com ele.

6 Pois eis que eu revogo o mandamento que foi dado a meus servos Selah J. Griffin e Newel Knight, em conseqüência da obstinação de meu povo que está em Thompson e de suas rebeliões.

7 Portanto, que meu servo Newel Knight permaneça com eles; e todos os que forem contritos perante mim e quiserem ir, poderão ir, sendo por ele guiados à terra que designei.

8 E também em verdade vos digo que meu servo Ezra Thayre deve arrepender-se de seu orgulho e de seu egoísmo e obedecer ao mandamento anterior que lhe dei com respeito ao lugar em que vive.

9 E se assim fizer, uma vez que não serão efetuadas divisões na terra, ele ainda será designado para ir à terra de Missouri;

10 Caso contrário, ele receberá o dinheiro que pagou e deverá deixar o lugar e será afastado de minha igreja, diz o Senhor Deus dos Exércitos;

11 E ainda que passem o céu e a Terra, estas palavras não passarão, mas serão cumpridas.

12 E se meu servo Joseph Smith Júnior precisar pagar o dinheiro, eis que eu, o Senhor, devolvê-lo-ei a ele na terra de Missouri, para que aqueles de quem ele receber sejam recompensados novamente de acordo com o que fizerem;

13 Pois, de acordo com o que fizerem, receberão, sim, em terras para sua herança.

14 Eis que assim diz o Senhor a meu povo: Tendes muitas coisas para fazer e muito de que vos arrepender; pois eis que vossos pecados subiram a mim e não são perdoados, porque procurais aconselhar a vossa própria maneira.

15 E vosso coração não está satisfeito. E não obedeceis à verdade, mas tendes prazer na iniqüidade.

16 Ai de vós, homens ricos, que não compartilhais vossos bens com os pobres, pois vossas riquezas irão corromper-vos a alma; e esta será vossa lamentação no dia da visitação e do julgamento e da indignação: Passada é a colheita, findo é o verão; e a minha alma não está salva!

17 Ai de vós, homens pobres, cujo coração não está quebrantado, cujo espírito não é contrito e cujo ventre não está satisfeito e cujas mãos não cessam de se apoderar de bens alheios, cujos olhos estão cheios de cobiça e que não trabalhais com as próprias mãos!

18 Mas bem-aventurados os pobres que são puros de coração, cujo coração está quebrantado e cujo espírito é contrito, pois eles verão o reino de Deus vindo em poder e grande glória para sua libertação; pois deles será a gordura da terra.

19 Pois eis que o Senhor virá e, com ele, seu galardão; e recompensará a cada homem e os pobres regozijar-se-ão;

20 E suas gerações herdarão a Terra de geração em geração, para todo o sempre. E agora cesso de falar-vos. Assim seja. Amém.

SEÇÃO 57

Revelação dada por intermédio de Joseph Smith, o Profeta, em Sião, Condado de Jackson, Estado de Missouri, em 20 de julho de 1831 ( History of the Church 1:189–190). De conformidade com o mandamento do Senhor (seção 52), os élderes haviam viajado de Kirtland para Missouri, tendo tido muitas e várias experiências e certa oposição. Ao contemplar o estado dos lamanitas e a falta de civilização, refinamento e religião do povo em geral, o Profeta exclamou: "Quando florescerá o deserto como a rosa? Quando será Sião edificada em sua glória e onde estará teu Templo, ao qual concorrerão todas as nações nos últimos dias?" ( History of the Church 1:189.) Em seguida recebeu esta revelação.

1–3, Independence, no Estado de Missouri, é o local para a Cidade de Sião e para o templo;

4–7, Os santos devem comprar terras e receber heranças nessa região;

8–16, Sidney Gilbert deve montar uma loja, W. W. Phelps, ser tipógrafo e Oliver Cowdery, preparar material para publicação.

1 ESCUTAI, ó élderes de minha igreja, diz o Senhor vosso Deus, vós, que de acordo com meus mandamentos vos haveis reunido nesta terra, que é a terra de Missouri, terra que designei e consagrei para a reunião dos santos.

2 Portanto esta é a terra da promissão e o local para a cidade de Sião.

3 E assim diz o Senhor vosso Deus: Se desejais receber sabedoria, eis aqui sabedoria. Eis que o lugar que é agora chamado Independence é o lugar central; e um local para o templo se acha a oeste, num terreno não longe do tribunal.

4 Portanto é sábio que os santos comprem a terra e também todas as áreas do oeste até a linha que passa diretamente entre judeus e gentios;

5 E também toda a área que confina com os prados, na medida que meus discípulos puderem comprar terras. Eis que isto é sabedoria: Que eles a obtenham para herança eterna.

6 E que meu servo Sidney Gilbert permaneça no ofício para o qual o designei, a fim de receber dinheiro, ser o agente da igreja, comprar terras em todas as regiões circunvizinhas, desde que isso se faça em retidão e como a prudência ditar.

7 E que meu servo Edward Partridge ocupe o cargo para o qual o designei e divida entre os santos a herança, como eu ordenei; e também os que ele nomeou para assisti-lo.

8 E também em verdade vos digo: Que meu servo Sidney Gilbert se estabeleça neste lugar e monte uma loja para vender mercadorias sem fraude, a fim de obter dinheiro para comprar terras para o bem dos santos e a fim de obter tudo o que os discípulos necessitarem para estabelecer-se em sua herança.

9 E que também meu servo Sidney Gilbert obtenha uma licença—eis que aqui há sabedoria e aquele que ler que compreenda—para que também possa enviar mercadorias ao povo, por intermédio daqueles que ele desejar como empregados;

10 E assim abastecer meus santos a fim de que meu evangelho possa ser pregado aos que estão nas trevas e na região e sombra da morte.

11 E também em verdade vos digo: Que meu servo William W. Phelps se estabeleça neste lugar como impressor da igreja.

12 E se o mundo receber seus escritos—eis que aqui há sabedoria—que obtenha o que puder obter em retidão, para o bem dos santos.

13 E que meu servo Oliver Cowdery o assista, sim, como ordenei, em qualquer lugar que eu lhe designar, a fim de copiar, corrigir e selecionar, para que todas as coisas sejam feitas corretamente perante mim, como for confirmado pelo Espírito por intermédio dele.

14 E assim, que aqueles que mencionei se estabeleçam na terra de Sião com suas famílias, o mais depressa possível, para fazerem as coisas de acordo com o que falei.

15 E agora, com respeito à reunião: Que o bispo e o agente façam preparativos para as famílias que receberam ordem de vir para esta terra, o mais depressa possível; e estabeleçam-nas em sua herança.

16 E aos demais élderes e membros, outras instruções serão dadas mais tarde. Assim seja. Amém.

SEÇÃO 58

Revelação dada por intermédio de Joseph Smith, o Profeta, em Sião, Condado de Jackson, Estado de Missouri, em 1º de agosto de 1831 ( History of the Church 1:190–195). No primeiro domingo depois da chegada do Profeta e da comitiva ao Condado de Jackson, Estado de Missouri, realizou-se um serviço religioso e dois membros foram batizados. Durante aquela semana, chegaram, junto com outros, alguns santos de Colesville, do ramo de Thompson. (Ver seção 54.) Muitos se achavam ansiosos para conhecer a vontade do Senhor a seu respeito no novo local de reunião.

1–5, Os que suportarem tribulações serão coroados de glória;

6–12, Os santos devem preparar-se para as bodas do Cordeiro e a ceia do Senhor;

13–18, Os bispos são juízes em Israel;

19–23, Os santos devem obedecer às leis do país;

24–29, Os homens devem usar seu livre-arbítrio para fazer o bem;

30–33, O Senhor ordena e revoga;

34–43, Para arrependerem-se, os homens precisam confessar e abandonar seus pecados;

44–58, Os santos devem comprar sua herança e congregar-se em Missouri;

59–65, O evangelho deve ser pregado a toda criatura.

1 ESCUTAI, ó élderes de minha igreja, e dai ouvidos a minha palavra e aprendei de mim a minha vontade concernente a vós e também a esta terra para a qual vos enviei.

2 Pois em verdade vos digo: Bem-aventurado é o que guarda meus mandamentos, seja na vida ou na morte; e o que é fiel nas tribulações recebe maior recompensa no reino do céu.

3 Por agora não podeis, com vossos olhos naturais, ver o desígnio de vosso Deus com respeito às coisas que virão mais tarde nem a glória que se seguirá depois de muitas tribulações.

4 Pois após muitas tribulações vêm as bênçãos. Portanto vem o dia em que sereis coroados de muita glória; ainda não é chegada a hora, mas está próxima.

5 Lembrai-vos disto, que eu vos digo de antemão, para que o guardeis no coração e recebais o que se seguirá.

6 Eis que em verdade vos digo que por este motivo vos enviei—para que fôsseis obedientes e para que vosso coração estivesse preparado para prestar testemunho das coisas que estão para vir;

7 E também para que tivésseis a honra de estabelecer o alicerce e de testificar quanto à terra na qual a Sião de Deus será edificada;

8 E também para que um banquete de coisas gordas fosse preparado para os pobres; sim, um banquete de coisas gordas, de vinho puro bem refinado, para que a Terra saiba que a boca dos profetas não falhará;





Дата публикования: 2014-11-18; Прочитано: 169 | Нарушение авторского права страницы | Мы поможем в написании вашей работы!



studopedia.org - Студопедия.Орг - 2014-2024 год. Студопедия не является автором материалов, которые размещены. Но предоставляет возможность бесплатного использования (0.029 с)...