Студопедия.Орг Главная | Случайная страница | Контакты | Мы поможем в написании вашей работы!  
 

Tria Prima 13 страница



9 Pois sabeis que nenhuma injustiça há neles e o que é justo vem do alto, do Pai das luzes.

10 E também em verdade vos digo que é vosso privilégio e uma promessa faço a vós que fostes ordenados para este ministério que, se vos despirdes de invejas e temores e vos humilhardes perante mim, pois não sois suficientemente humildes, o véu será rompido e ver-me-eis e sabereis que eu sou—não com a mente carnal nem natural, mas com a espiritual.

11 Pois em tempo algum, na carne, o homem viu Deus, a não ser vivificado pelo Espírito de Deus.

12 Nem pode homem natural algum suportar a presença de Deus; nem segundo a mente carnal.

13 Não podeis suportar a presença de Deus agora nem o ministério de anjos; portanto continuai pacientemente até que sejais aperfeiçoados.

14 Não volteis atrás em vossos pensamentos; e quando fordes dignos, em meu próprio e devido tempo, vereis e sabereis aquilo que vos foi conferido pelas mãos de meu servo Joseph Smith Júnior. Amém.

SEÇÃO 68

Revelação dada por intermédio de Joseph Smith, o Profeta, em Hiram, Estado de Ohio, em novembro de 1831, por solicitação de Orson Hyde, Luke S. Johnson, Lyman E. Johnson e William E. McLellin ( History of the Church 1:227–229). Embora esta revelação seja a resposta ao pedido de que se fizesse conhecida a mente do Senhor concernente aos élderes mencionados, muito de seu conteúdo refere-se a toda a Igreja.

1–5, As palavras dos élderes, quando movidos pelo Espírito Santo, são escritura;

6–12, Os élderes devem pregar e batizar e sinais seguirão os que verdadeiramente crerem;

13–24, Os primogênitos dentre os filhos de Aarão podem oficiar como Bispo Presidente (isto é, ter as chaves da presidência como bispo) sob a direção da Primeira Presidência;

25–28, Ordena-se aos pais que ensinem o evangelho aos filhos;

29–35, Os santos devem guardar o dia do Senhor, trabalhar diligentemente e orar.

1 MEU servo Orson Hyde foi chamado por sua ordenação para proclamar o evangelho eterno, pelo Espírito do Deus vivo, de povo em povo e de terra em terra, nas congregações dos iníquos, em suas sinagogas, arrazoando com eles e expondo-lhes todas as escrituras.

2 E eis que este é um padrão para todos os que foram ordenados a este sacerdócio, cuja missão, como designada, é sair para pregar.

3 E este é o padrão para eles: Que falem como forem movidos pelo Espírito Santo.

4 E tudo que disserem, quando movidos pelo Espírito Santo, será escritura, será a vontade do Senhor, será a mente do Senhor, será a palavra do Senhor, será a voz do Senhor e o poder de Deus para a salvação.

5 Eis que esta é a promessa do Senhor a vós, ó meus servos.

6 Portanto tende bom ânimo e não temais, porque eu, o Senhor, estou convosco e ficarei ao vosso lado; e testificareis de mim, Jesus Cristo, que eu sou o Filho do Deus vivo, que eu fui, que eu sou e que eu virei.

7 Esta é a palavra do Senhor a ti, meu servo Orson Hyde, e também a meu servo Luke Johnson e a meu servo Lymam Johnson e a meu servo William E. McLellin e a todos os élderes fiéis de minha igreja:

8 Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura, agindo pela autoridade que eu vos dei, batizando em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

9 E aquele que crer e for batizado será salvo; e quem não crer será condenado.

10 E aquele que crer será abençoado com sinais que se seguem, sim, como está escrito.

11 E a vós será dado conhecer os sinais dos tempos e os sinais da vinda do Filho do Homem;

12 E a vós será dado o poder de selar para a vida eterna todos aqueles de quem o Pai testemunhar. Amém.

13 E agora, com respeito aos outros assuntos, fora os convênios e mandamentos, são estes:

14 Daqui em diante, no devido tempo do Senhor, outros bispos serão designados na igreja, para ministrar como o primeiro;

15 Portanto eles serão sumos sacerdotes dignos e serão designados pela Primeira Presidência do Sacerdócio de Melquisedeque, exceto quando forem descendentes literais de Aarão.

16 E se forem descendentes literais de Aarão, têm direito legal ao bispado, se forem o primogênito dentre os filhos de Aarão;

17 Pois o primogênito tem direito à presidência deste sacerdócio e às chaves ou autoridade do mesmo.

18 Nenhum homem tem direito legal a este ofício, ou a possuir as chaves deste sacerdócio, a menos que seja descendente literal e o primogênito de Aarão.

19 Mas como um sumo sacerdote do Sacerdócio de Melquisedeque tem autoridade para oficiar em todos os ofícios menores, ele pode oficiar no ofício de bispo quando não se achar um descendente literal de Aarão, desde que seja chamado, designado e ordenado a este poder, sob as mãos da Primeira Presidência do Sacerdócio de Melquisedeque.

20 E um descendente literal de Aarão também deve ser designado por esta Presidência e ser digno e ungido e ordenado sob as mãos desta Presidência; caso contrário, não são legalmente autorizados para oficiar em seu sacerdócio.

21 Mas em virtude do decreto referente ao direito que eles têm ao sacerdócio, transmitido de pai para filho, poderão reivindicar sua unção, se em qualquer tempo puderem provar sua linhagem ou provarem-na por revelação do Senhor, dada sob as mãos da Presidência acima mencionada.

22 E também nenhum bispo ou sumo sacerdote que for designado para este ministério será julgado ou condenado por qualquer crime, a menos que seja diante da Primeira Presidência da igreja;

23 E se for considerado culpado diante desta Presidência e por testemunho que não possa ser refutado, ele será condenado;

24 E caso se arrependa, será perdoado de acordo com os convênios e mandamentos da igreja.

25 E também, se em Sião ou em qualquer de suas estacas organizadas houver pais que, tendo filhos, não os ensinarem a compreender a doutrina do arrependimento, da fé em Cristo, o Filho do Deus vivo, e do batismo e do dom do Espírito Santo pela imposição das mãos, quando tiverem oito anos, sobre a cabeça dos pais seja o pecado.

26 Pois isto será uma lei para os habitantes de Sião ou em qualquer de suas estacas que estejam organizadas.

27 E seus filhos serão batizados para a remissão de seus pecados quando tiverem oito anos de idade; e receberão a imposição das mãos.

28 E também ensinarão seus filhos a orar e a andar em retidão perante o Senhor.

29 E os habitantes de Sião também observarão o dia do Senhor para santificá-lo.

30 E os habitantes de Sião, se forem designados para trabalhar, também se lembrarão de fazer suas tarefas com toda fidelidade, pois o ocioso será lembrado perante o Senhor.

31 Agora eu, o Senhor, não estou satisfeito com os habitantes de Sião, porque há ociosos entre eles; e seus filhos também estão crescendo em iniqüidade; também não buscam sinceramente as riquezas da eternidade, mas seus olhos estão cheios de cobiça.

32 Estas coisas não deveriam existir e precisam ser eliminadas de seu meio; portanto, que meu servo Oliver Cowdery leve estas palavras à terra de Sião.

33 E dou-lhes um mandamento: Quem não oferecer suas orações perante o Senhor no momento devido, que seja lembrado perante o juiz de meu povo.

34 Verdadeiras e fiéis são estas palavras; portanto não as transgredireis nem as diminuireis.

35 Eis que eu sou o Alfa e o Ômega e depressa venho. Amém.

SEÇÃO 69

Revelação dada por intermédio de Joseph Smith, o Profeta, em Hiram, Estado de Ohio, em novembro de 1831 ( History of the Church 1:234–235). A compilação de revelações destinadas a uma pronta publicação havia sido aprovada durante a conferência especial de 1º de novembro. Em 3 de novembro acrescentou-se a revelação que aqui aparece como seção 133, que foi chamada de Apêndice. Por decisão da conferência, Oliver Cowdery foi designado para levar o manuscrito das revelações e mandamentos compilados a Independence, Estado de Missouri, a fim de ser impresso. Ele também deveria levar o dinheiro das contribuições para a edificação da Igreja em Missouri. Como o percurso até a fronteira passasse por regiões pouco povoadas, era conveniente que levasse um companheiro de viagem.

1–2, John Whitmer deve acompanhar Oliver Cowdery ao Missouri;

3–8, Ele também deve pregar e compilar, registrar e escrever informações históricas.

1 ESCUTAI-ME, diz o Senhor vosso Deus, para o bem de meu servo Oliver Cowdery. Não é prudente que lhe sejam confiados os mandamentos e o dinheiro que ele levará para a terra de Sião, a não ser que vá com ele alguém que seja verdadeiro e fiel.

2 Portanto eu, o Senhor, desejo que meu servo John Whitmer vá com meu servo Oliver Cowdery;

3 E também que continue a escrever e registre a história de todas as coisas importantes que observar e souber, referentes a minha igreja;

4 E também que receba conselhos e auxílio de meu servo Oliver Cowdery e outros.

5 E também meus servos que estão no exterior deverão enviar os relatórios de suas mordomias à terra de Sião;

6 Pois a terra de Sião será um centro e um lugar para receber e fazer todas estas coisas.

7 Contudo, que meu servo John Whitmer viaje muitas vezes de lugar em lugar, de igreja em igreja, para que, mais facilmente, obtenha conhecimento—

8 Pregando e expondo, escrevendo, copiando, selecionando e obtendo todas as coisas que serão para o bem da igreja e para as gerações vindouras que crescerão na terra de Sião, para possuí-la de geração em geração, para todo o sempre. Amém.

SEÇÃO 70

Revelação dada por intermédio de Joseph Smith, o Profeta, em Kirtland, Estado de Ohio, no dia 12 de novembro de 1831 ( History of the Church 1:235–237). A história escrita pelo Profeta afirma que foram realizadas quatro conferências especiais, do dia 1º ao dia 12 de novembro. Na última dessas assembléias considerou-se a grande importância do Livro de Mandamentos, mais tarde chamado Doutrina e Convênios; e o Profeta refere-se a ele como "o alicerce da Igreja nestes últimos dias e um benefício para o mundo, mostrando que as chaves dos mistérios do reino de nosso Salvador foram novamente confiadas ao homem" ( History of the Church 1:235).

1–5, São designados mordomos para publicarem as revelações;

6–13, Os que trabalham em coisas espirituais são dignos de seu salário;

14–18, Os santos devem ser iguais nas coisas materiais.

1 VEDE e escutai, ó habitantes de Sião, e todos vós, povo de minha igreja, que estais longe, e ouvi a palavra do Senhor, que dou a meu servo Joseph Smith Júnior; e também a meu servo Martin Harris e também a meu servo Oliver Cowdery e também a meu servo John Whitmer e também a meu servo Sidney Rigdon e também a meu servo William W. Phelps, como mandamento.

2 Porque lhes dou um mandamento; portanto escutai e ouvi, pois assim lhes diz o Senhor:

3 Eu, o Senhor, indiquei-os e ordenei-os para serem os mordomos responsáveis pelas revelações e mandamentos que lhes dei e que lhes darei mais adiante;

4 E um relatório dessa mordomia deles exigirei no dia do juízo.

5 Portanto designei-os, e este é o seu ofício na igreja de Deus, para administrar essas coisas e o que a elas se refere, sim, os seus ganhos.

6 Portanto dou-lhes o mandamento de não transmitirem estas coisas à igreja nem ao mundo;

7 Contudo, se receberem mais que o necessário para suas necessidades e carências, entregarão ao meu armazém;

8 E os ganhos serão consagrados aos habitantes de Sião e a suas gerações, caso se tornem herdeiros de acordo com as leis do reino.

9 Eis que isto é o que o Senhor requer de todo homem em sua mordomia, segundo o que eu, o Senhor, designei ou designarei no futuro a qualquer homem.

10 E eis que ninguém que pertence à igreja do Deus vivo está isento desta lei;

11 Sim, nem o bispo nem o agente que guarda o armazém do Senhor nem aquele a quem for designada uma mordomia de coisas materiais.

12 Aquele que for designado para administrar as coisas espirituais é digno de seu salário, assim como o são aqueles a quem forem dadas mordomias para administrar as coisas materiais;

13 Sim, mais profusamente, profusão essa que lhes é multiplicada por meio das manifestações do Espírito.

14 Contudo, nas coisas materiais sereis iguais e disto não reclamareis; caso contrário, será retida a profusão das manifestações do Espírito.

15 Agora dou este mandamento a meus servos para seu benefício enquanto permanecerem, como manifestação de minhas bênçãos sobre sua cabeça e como recompensa por sua diligência e para sua segurança;

16 Para alimento e para vestimenta; para herança; para moradias e para terras, em quaisquer circunstâncias em que eu, o Senhor, os colocar, e aonde quer que eu, o Senhor, os enviar.

17 Pois eles foram fiéis sobre muitas coisas e agiram bem, uma vez que não pecaram.

18 Eis que eu, o Senhor, sou misericordioso e abençoá-los-ei; e eles entrarão no gozo destas coisas. Assim seja. Amém.

SEÇÃO 71

Revelação dada a Joseph Smith, o Profeta, e a Sidney Rigdon, em Hiram, Estado de Ohio, em 1º de dezembro de 1831 ( History of the Church 1:238–239). O Profeta continuara a traduzir a Bíblia, tendo Sidney Rigdon por escriba, até receberem esta revelação, quando a tradução foi temporariamente interrompida para poderem cumprir as instruções dadas aqui. Os irmãos deveriam sair para pregar, a fim de abrandar a hostilidade surgida contra a Igreja em conseqüência de alguns artigos de jornal escritos por Ezra Booth, que havia apostatado.

1–4, Joseph Smith e Sidney Rigdon são enviados para pregar o evangelho;

5–11, Os inimigos dos santos serão confundidos.

1 EIS que assim vos diz o Senhor, meus servos Joseph Smith Júnior e Sidney Rigdon, que em verdade é chegada a hora em que me é necessário e conveniente que abrais a boca para proclamar meu evangelho e as coisas do reino, expondo seus mistérios pelas escrituras, conforme a porção do Espírito e do poder que vos será dada, sim, segundo minha vontade.

2 Em verdade vos digo: Pregai por algum tempo ao mundo, nas regiões circunvizinhas e também na igreja, até que vos seja indicado.

3 Em verdade esta é uma missão temporária que vos dou.

4 Portanto trabalhai na minha vinha. Chamai os habitantes da Terra e testificai e preparai o caminho para os mandamentos e revelações que hão de vir.

5 Ora, eis que isto é sabedoria; aquele que ler, que compreenda e também receba;

6 Pois ao que recebe será dado mais abundantemente, sim, poder.

7 Portanto confundi vossos inimigos; convidai-os para debater convosco, tanto em público como em particular; e, se fordes fiéis, a vergonha deles será manifestada.

8 Portanto, que exponham eles seus fortes argumentos contra o Senhor.

9 Em verdade, assim vos diz o Senhor: Arma alguma que se forme contra vós prosperará;

10 E se contra vós algum homem erguer a voz, em meu próprio e devido tempo será confundido.

11 Portanto guardai meus mandamentos; eles são verdadeiros e fiéis. Assim seja. Amém.

SEÇÃO 72

Revelação dada por intermédio de Joseph Smith, o Profeta, em Kirtland, Estado de Ohio, em 4 de dezembro de 1831 ( History of the Church 1:239–241). Vários élderes e membros reuniram-se para aprender seus deveres e ser mais edificados nos ensinamentos da Igreja. Esta seção é uma compilação de duas revelações recebidas no mesmo dia. Os versículos 1 a 8 declaram o chamado de Newel K. Whitney como bispo. Ele foi chamado e ordenado nessa ocasião, após o que os versículos 9 a 26 foram recebidos, fornecendo mais informações quanto às responsabilidades de um bispo.

1–8, Os élderes devem prestar contas de sua mordomia ao bispo;

9–15, O bispo mantém o armazém e cuida dos pobres e necessitados;

16–26, Os bispos devem fornecer certificados da dignidade dos élderes.

1 ESCUTAI e dai ouvidos à voz do Senhor, ó vós que vos reunistes, que sois os sumos sacerdotes de minha igreja, a quem foram dados o reino e o poder.

2 Pois em verdade assim diz o Senhor: É-me conveniente que se designe, para vós ou dentre vós, um bispo para a igreja desta parte da vinha do Senhor.

3 E em verdade nisto procedestes sabiamente, pois o Senhor requer que todo mordomo preste contas de sua mordomia, tanto nesta vida como na eternidade.

4 Pois o que nesta vida for fiel e prudente será considerado digno de herdar as mansões preparadas para ele por meu Pai.

5 Em verdade vos digo: Os élderes de minha igreja nesta parte de minha vinha prestarão contas de sua mordomia ao bispo que por mim será designado nesta parte de minha vinha.

6 Registrar-se-ão estas coisas para serem entregues ao bispo de Sião.

7 E conhecer-se-á o dever do bispo pelos mandamentos que foram dados e pela voz da conferência.

8 E agora, em verdade vos digo: Meu servo Newel K. Whitney é o homem que será designado e ordenado para esse poder. Esta é a vontade do Senhor vosso Deus, vosso Redentor. Assim seja. Amém.

9 A palavra do Senhor, como acréscimo à lei dada, revelando o dever do bispo que foi ordenado para a igreja nesta parte da vinha, que em verdade é esta-

10 Manter o armazém do Senhor; receber os fundos da igreja nesta parte da vinha;

11 Receber o relatório dos élderes como antes foi mandado e prover a suas necessidades; eles pagarão o que receberem, se tiverem com o que pagar;

12 Para que isto também seja consagrado para o bem da igreja, para os pobres e necessitados.

13 E aquele que não puder pagar apresentará uma conta ao bispo de Sião, que pagará a dívida com aquilo que o Senhor lhe puser nas mãos.

14 E as obras dos fiéis que trabalham em coisas espirituais, na administração do evangelho e das coisas do reino na igreja e no mundo, responderão pela dívida junto ao bispo de Sião;

15 Assim o pagamento sairá da igreja, pois, de acordo com a lei, o homem que vem para Sião deve depositar todas as coisas junto ao bispo de Sião.

16 E agora, em verdade vos digo que, como todo élder desta parte da vinha deve dar contas de sua mordomia ao bispo desta parte da vinha—

17 Um certificado do juiz ou bispo desta parte da vinha ao bispo de Sião torna aceitável todo homem e satisfaz todas as coisas, para que ele receba uma herança e para que seja recebido como mordomo prudente e como trabalhador fiel;

18 Caso contrário, não será aceito pelo bispo de Sião.

19 E agora, em verdade vos digo que todo élder que prestar contas ao bispo da igreja nesta parte da vinha seja recomendado pela igreja ou igrejas em que trabalhar, para que ele e seus relatórios sejam aprovados em todas as coisas.

20 E também que meus servos designados como mordomos dos assuntos literários de minha igreja tenham o direito de, em todas as coisas, pedir a assistência do bispo ou bispos—

21 Para que as revelações sejam publicadas e cheguem aos confins da Terra; para que também obtenham fundos que beneficiem a igreja em todas as coisas;

22 Para que também sejam aprovados em todas as coisas e sejam considerados mordomos prudentes.

23 E agora, eis que isto será um exemplo para todos os ramos da minha igreja, em qualquer terra que forem estabelecidos. E agora termino minhas palavras. Amém.

24 Algumas palavras acrescentadas às leis do reino, concernentes aos membros da igreja—os que forem designados pelo Santo Espírito para subirem a Sião e os que tiverem o privilégio de subir a Sião:

25 Que levem ao bispo um certificado de três élderes da igreja ou um certificado do bispo;

26 Caso contrário, o que subir à terra de Sião não será considerado mordomo prudente. Isto também é um exemplo. Amém.

SEÇÃO 73

Revelação dada a Joseph Smith, o Profeta, e a Sidney Rigdon, em Hiram, Estado de Ohio, em 10 de janeiro de 1832 ( History of the Church 1:241–242). O Profeta e Sidney vinham pregando desde o começo de dezembro do ano anterior, e isso muito contribuiu para diminuir a hostilidade surgida contra a Igreja. (Ver o cabeçalho da seção 71.)

1–2, Os élderes devem continuar a pregar;

3–6, Joseph Smith e Sidney Rigdon devem continuar a traduzir a Bíblia até que seja terminada.

1 POIS em verdade assim diz o Senhor: É-me conveniente que eles continuem pregando o evangelho e exortando as igrejas das regiões circunvizinhas até a conferência;

2 E então, eis que lhes serão indicadas pela voz da conferência suas diversas missões.

3 Ora, diz o Senhor: Em verdade vos digo, meus servos Joseph Smith Júnior e Sidney Rigdon, que é preciso traduzir outra vez;

4 E, se for prático, pregar nas regiões circunvizinhas até a conferência; e, depois disso, é preciso continuar o trabalho da tradução até que esteja terminado.

5 E que isto sirva de modelo para os élderes, até que se receba mais conhecimento, como está escrito.

6 Agora não vos dou mais nesta ocasião. Cingi vossos lombos e sede sóbrios. Assim seja. Amém.

SEÇÃO 74

Revelação dada a Joseph Smith, o Profeta, em Hiram, Estado de Ohio, em janeiro de 1832 ( History of the Church 1:242). O Profeta escreve: "Depois de receber as palavras anteriores do Senhor [D&C 73], recomecei a tradução das escrituras e trabalhei com afinco até pouco antes da conferência, que deveria se realizar dia 25 de janeiro. Durante esse período também recebi o que segue, como explicação da Primeira Epístola aos Coríntios, capítulo 7, versículo 14" ( History of the Church 1:242).

1–5, Paulo aconselha a Igreja de sua época a não guardar a lei de Moisés;

6–7, As criancinhas são santas e santificadas por meio da Expiação.

1 POIS o marido descrente é santificado pela mulher, e a mulher descrente é santificada pelo marido; de outra sorte, os seus filhos seriam imundos; mas agora são santos.

2 Ora, nos dias dos apóstolos, observava-se a lei da circuncisão entre todos os judeus que não acreditavam no evangelho de Jesus Cristo.

3 E aconteceu que surgiu uma grande contenda entre o povo, concernente à lei da circuncisão, porque o marido descrente se achava desejoso de que seus filhos fossem circuncidados e se tornassem sujeitos à lei de Moisés, lei essa que fora cumprida.

4 E aconteceu que os filhos, tendo sido criados na sujeição à lei de Moisés, deram ouvidos às tradições de seus pais e não acreditaram no evangelho de Cristo; e nisso tornaram-se impuros.

5 Portanto, por esta razão, o apóstolo escreveu à igreja, dando-lhes um mandamento, não do Senhor, mas de si mesmo, de que um crente não devia unir-se a um descrente; a não ser que se abolisse entre eles a lei de Moisés,

6 Para que seus filhos não fossem circuncidados; e que se abolisse a tradição que dizia serem as criancinhas imundas; pois assim era entre os judeus;

7 Mas as criancinhas são santas, sendo santificadas por meio da expiação de Jesus Cristo; e é isto que as escrituras significam.

SEÇÃO 75

Revelação dada por intermédio de Joseph Smith, o Profeta, em Amherst, Estado de Ohio, em 25 de janeiro de 1832 ( History of the Church 1:242–245). Naquela ocasião realizava-se a conferência anteriormente convocada. Joseph Smith foi apoiado e ordenado Presidente do Sumo Sacerdócio nessa conferência. Alguns élderes, que haviam encontrado dificuldade em fazer com que sua mensagem fosse entendida pelos homens, desejavam aprender, com mais pormenores, seus deveres imediatos. Seguiu-se esta revelação.

1–5, Os élderes fiéis que pregam o evangelho ganharão a vida eterna;

6–12, Orai para receberdes o Consolador, que ensina todas as coisas;

13–22, Os élderes julgarão os que rejeitarem sua mensagem;

23–36, As famílias dos missionários devem receber ajuda da Igreja.

1 EM verdade, em verdade vos digo, eu que falo pela voz de meu Espírito, sim, o Alfa e o Ômega, vosso Senhor e vosso Deus:

2 Escutai, ó vós que destes vossos nomes para sair proclamando meu evangelho e para podar a minha vinha.

3 Eis que eu vos digo ser minha vontade irdes sem demora e não serdes ociosos, mas trabalhardes com toda a força—

4 Levantando vossas vozes como que com o som de uma trombeta, proclamando a verdade conforme as revelações e mandamentos que vos dei.

5 E assim, se fordes fiéis, sereis carregados com muitos molhos e coroados com honra e glória e imortalidade e vida eterna.

6 Portanto, em verdade eu digo a meu servo William E. McLellin que revogo o encargo que lhe dei de ir às regiões do leste;

7 E dou-lhe um novo encargo e um novo mandamento, no qual eu, o Senhor, o castigo pelas murmurações de seu coração;





Дата публикования: 2014-11-18; Прочитано: 170 | Нарушение авторского права страницы | Мы поможем в написании вашей работы!



studopedia.org - Студопедия.Орг - 2014-2024 год. Студопедия не является автором материалов, которые размещены. Но предоставляет возможность бесплатного использования (0.031 с)...