Студопедия.Орг Главная | Случайная страница | Контакты | Мы поможем в написании вашей работы!  
 

Tria Prima 7 страница



1–4, Os santos são chamados para reunir-se no Ohio.

1 EIS que vos digo que não me convém traduzirdes mais até irdes para o Ohio; e isto por causa do inimigo e para o vosso bem.

2 E outra vez vos digo que não devereis ir até que tenhais pregado meu evangelho naquela região e fortalecido a igreja onde quer que ela se encontre e mais especialmente em Colesville; pois eis que eles oram a mim com muita fé.

3 E também um mandamento dou à igreja, que me convém que se reúnam no Ohio, em preparação para quando a eles regressar meu servo Oliver Cowdery.

4 Eis que nisto há sabedoria; e que todo homem escolha por si mesmo até que eu venha. Assim seja. Amém.

SEÇÃO 38

Revelação dada por intermédio de Joseph Smith, o Profeta, em Fayette, Estado de Nova York, em 2 de janeiro de 1831 ( History of the Church 1:140–143). Naquela ocasião realizava-se uma conferência da Igreja.

1–6, Cristo criou todas as coisas;

7–8, Ele está no meio de seus santos, que logo o verão;

9–12, Toda carne é corrupta diante dele;

13–22, Ele reservou uma terra de promissão para seus santos nesta vida e na eternidade;

23–27, Ordena-se aos santos que sejam unidos e estimem-se como irmãos;

28–29, Predizem-se guerras;

30–33, Os santos receberão poder do alto e irão a todas as nações;

34–42, Ordena-se que a Igreja cuide dos pobres e necessitados e busque as riquezas da eternidade.

1 ASSIM diz o Senhor vosso Deus, Jesus Cristo, o Grande Eu Sou, o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, aquele que olhou por sobre a vasta extensão da eternidade e todas as hostes seráficas dos céus antes que o mundo fosse feito;

2 Aquele que conhece todas as coisas, porque todas as coisas estão presentes diante de meus olhos;

3 Eu sou aquele que falou e o mundo foi feito; e todas as coisas por mim vieram a existir.

4 Sou aquele que arrebatou a Sião de Enoque para meu próprio seio; e em verdade eu digo que todos os que creram em meu nome, pois eu sou Cristo, e em meu próprio nome, em virtude do sangue que derramei, por eles intercedi perante o Pai.

5 Mas eis que o restante dos iníquos mantive em cadeias de trevas até o julgamento do grande dia, que se dará no fim da Terra;

6 E assim farei que sejam mantidos os iníquos que não ouvirem minha voz, mas endurecerem o coração; e terrível é sua condenação.

7 Mas eis que em verdade, em verdade vos digo que meus olhos estão sobre vós. Estou no meio de vós e não me podeis ver;

8 Mas logo vem o dia em que me vereis e sabereis que eu sou; porque o véu da escuridão logo será rasgado e aquele que não estiver purificado não suportará esse dia.

9 Portanto cingi vossos lombos e preparai-vos. Eis que o reino é vosso e o inimigo não prevalecerá.

10 Em verdade vos digo que sois limpos, mas não todos; e ninguém mais há com quem me compraza;

11 Pois toda carne está corrompida diante de mim; e os poderes das trevas prevalecem na Terra, entre os filhos dos homens, na presença de todas as hostes do céu—

12 Pelo que reina o silêncio e toda a eternidade está aflita; e os anjos esperam o grande comando para ceifar a Terra, para colher o joio a fim de ser queimado; e eis que o inimigo está reunido.

13 E agora eu vos revelo um mistério, uma coisa que se acha em câmaras secretas para, com o passar do tempo, causar vossa destruição; e não o sabíeis;

14 Mas agora vo-lo digo e benditos sois, não por causa de vossa iniqüidade nem de vosso coração incrédulo; pois em verdade alguns de vós sois culpados perante mim, mas serei misericordioso com vossas fraquezas.

15 Portanto sede fortes de agora em diante; não temais, pois o reino é vosso.

16 E para vossa salvação dou-vos um mandamento, pois ouvi vossas orações; e os pobres têm-se queixado perante mim e os ricos fiz eu; e toda carne é minha e não faço acepção de pessoas.

17 E fiz rica a Terra e eis que é o meu escabelo; portanto sobre ela tornarei a ficar de pé.

18 E agora vos ofereço e considero apropriado dar-vos maiores riquezas, sim, uma terra de promissão, uma terra que mana leite e mel, sobre a qual não haverá maldição quando o Senhor vier;

19 E dá-la-ei a vós, como terra de vossa herança, se a buscardes de todo o coração.

20 E este será meu convênio convosco: Vós a recebereis como terra de vossa herança e como herança de vossos filhos para sempre, enquanto a Terra durar; e tornareis a possuí-la na eternidade, para não mais passar.

21 Mas em verdade vos digo que tempo virá em que não tereis rei nem governante, porque eu serei vosso rei e olharei por vós.

22 Portanto ouvi minha voz e segui-me; e sereis um povo livre e não tereis leis a não ser minhas leis, quando eu vier, porque sou o vosso legislador; e o que pode deter minha mão?

23 Mas em verdade vos digo: Ensinai-vos uns aos outros, de acordo com o ofício para o qual vos designei;

24 E que todo homem estime a seu irmão como a si mesmo e pratique a virtude e a santidade diante de mim.

25 E novamente vos digo: Que todo homem estime a seu irmão como a si mesmo.

26 Pois qual é o homem entre vós que, tendo doze filhos que o servem obedientemente e não faz acepção deles, diz a um: Veste-te com mantos e senta-te aqui; e ao outro: Veste-te com trapos e senta-te acolá—e, olhando para seus filhos, diria: Sou justo?

27 Eis que isto vos dei como parábola e é como eu sou. Digo-vos: Sede um; e se não sois um, não sois meus.

28 E outra vez vos digo que o inimigo nas câmaras secretas procura tirar-vos a vida.

29 Ouvis falar de guerras em países distantes e dizeis que logo haverá grandes guerras em países distantes, mas não conheceis o coração dos homens em vossa própria terra.

30 Digo-vos estas coisas por causa de vossas orações; portanto acumulai sabedoria em vosso íntimo, para que a maldade dos homens não vos revele estas coisas, pela sua iniqüidade, de uma forma que vos fale ao ouvido com voz mais alta do que aquela que estremecerá a Terra; mas se estiverdes preparados, não temereis.

31 E para que escapeis ao poder do inimigo e vos unais a mim como um povo digno, sem mancha nem culpa—

32 Portanto por esta razão vos dei o mandamento de que fôsseis para o Ohio; e lá vos darei minha lei e lá sereis investidos de poder do alto;

33 E de lá os que eu desejar irão a todas as nações e ser-lhes-á dito o que fazer; eis que tenho uma grande obra reservada, pois Israel será salvo e guiá-lo-ei para onde eu desejar; e nenhum poder deterá minha mão.

34 E agora dou à igreja, nesta região, o mandamento de designar certos homens; e serão designados pela voz da igreja;

35 E eles cuidarão dos pobres e necessitados e ministrar-lhes-ão auxílio para que não sofram; e deverão enviá-los para onde ordenei que fossem.

36 E este será o seu trabalho: administrar os negócios das propriedades desta igreja.

37 E os que têm fazendas que não possam ser vendidas, que as deixem ou aluguem, como lhes parecer melhor.

38 Certificai-vos de que todas as coisas sejam preservadas; e quando homens forem investidos de poder do alto e enviados, todas essas coisas serão reunidas no seio da igreja.

39 E se buscardes as riquezas que é da vontade do Pai vos dar, sereis o mais rico de todos os povos, porque tereis as riquezas da eternidade; e é necessário que as riquezas da Terra sejam minhas para dá-las; mas precavei-vos contra o orgulho, para que não vos torneis como os nefitas de outrora.

40 E outra vez vos digo: Dou-vos um mandamento de que todos os homens, sejam élderes, sacerdotes, mestres e também os membros, dediquem-se com vigor, com o trabalho de suas mãos, à preparação e execução das coisas que ordenei.

41 E que vossa pregação seja a voz de advertência de cada homem a seu próximo, com brandura e mansidão.

42 E saí do meio dos iníquos. Salvai-vos. Sede limpos, vós que portais os vasos do Senhor. Assim seja. Amém.

SEÇÃO 39

Revelação dada por intermédio de Joseph Smith, o Profeta, a James Covill, em Fayette, Estado de Nova York, em 5 de janeiro de 1831 ( History of the Church 1:143–145). James Covill, que fora ministro batista por aproximadamente quarenta anos, fez convênio com o Senhor de que obedeceria a qualquer mandamento que o Senhor lhe desse por intermédio de Joseph, o Profeta.

1–4, Os santos têm poder para tornarem-se filhos de Deus;

5–6, Receber o evangelho é receber Cristo;

7–14, James Covill recebe a ordem de ser batizado e trabalhar na vinha do Senhor;

15–21, Os servos do Senhor devem pregar o evangelho antes da Segunda Vinda;

22–24, Os que recebem o evangelho serão reunidos nesta vida e na eternidade.

1 ESCUTA e dá ouvidos à voz daquele que é de toda a eternidade a toda a eternidade, o Grande Eu Sou, sim, Jesus Cristo—

2 A luz e a vida do mundo; uma luz que resplandece nas trevas e as trevas não a compreendem;

3 O mesmo que vim aos meus no meridiano dos tempos e os meus não me receberam;

4 Mas a todos os que me receberam dei poder para tornarem-se meus filhos; e também, a todos os que me receberem darei poder para tornarem-se meus filhos.

5 E em verdade, em verdade eu te digo: Aquele que recebe o meu evangelho, a mim me recebe; e o que não recebe o meu evangelho, não me recebe a mim.

6 E este é o meu evangelho: Arrependimento e batismo na água; e depois o batismo do fogo e do Espírito Santo, sim, o Consolador, o qual manifesta todas as coisas e ensina as coisas pacíficas do reino.

7 E agora, eis que te digo, meu servo James: Tenho observado tuas obras e conheço-te.

8 E em verdade eu te digo: Teu coração é agora reto diante de mim; e eis que sobre tua cabeça conferi grandes bênçãos;

9 Entretanto conheceste grandes tristezas, porque me rejeitaste muitas vezes por causa do orgulho e dos cuidados do mundo.

10 Mas eis que chegados são os dias de tua libertação, se atenderes a minha voz, que te diz: Levanta-te e sê batizado e lava teus pecados, invocando meu nome; e receberás o meu Espírito e uma bênção maior do que todas as que jamais conheceste.

11 E se fazes isto, preparei-te para um trabalho maior. Tu pregarás a plenitude do meu evangelho, o qual enviei nestes últimos dias, o convênio que enviei para recuperar meu povo, que é da casa de Israel.

12 E acontecerá que o poder descansará sobre ti; terás grande fé e eu estarei contigo e irei adiante de tua face.

13 Tu és chamado para trabalhar em minha vinha e para edificar minha igreja e para trazer Sião à luz, para que se regozije sobre os montes e floresça.

14 Eis que em verdade, em verdade te digo que não és chamado para ir às terras do leste, mas és chamado a fim de ir para o Ohio.

15 E sendo que meu povo há de reunir-se no Ohio, reservei-lhes uma bênção que não é conhecida entre os filhos dos homens e que será derramada sobre suas cabeças. E de lá homens sairão para todas as nações.

16 Eis que em verdade, em verdade te digo que o povo em Ohio clama a mim com grande fé, crendo que deterei meu julgamento de sobre as nações; mas não posso negar minha palavra.

17 Portanto aplica-te com vigor e chama trabalhadores fiéis para minha vinha, a fim de que seja podada pela última vez.

18 E quando se arrependerem e aceitarem a plenitude do meu evangelho e tornarem-se santificados, deterei meu julgamento.

19 Portanto prossegue, clamando em alta voz, dizendo: O reino dos céus está próximo; clamando: Hosana! Bendito seja o nome do Deus Altíssimo.

20 Segue batizando com água, preparando o caminho diante da minha face, para a hora de minha vinda;

21 Porque o tempo se aproxima; o dia ou a hora ninguém sabe, mas certamente virá.

22 E o que recebe estas coisas, a mim me recebe; e eles serão reunidos comigo nesta vida e na eternidade.

23 E também acontecerá que sobre todos os que batizares com água imporás as mãos; e eles receberão o dom do Espírito Santo e estarão aguardando os sinais da minha vinda e conhecer-me-ão.

24 Eis que depressa venho. Assim seja. Amém.

SEÇÃO 40

Revelação dada a Joseph Smith, o Profeta, e Sidney Rigdon, em Fayette, Estado de Nova York, em janeiro de 1831 ( History of the Church 1:145). Precedendo o registro desta revelação, o Profeta escreveu: "Tendo James Covill rejeitado a palavra do Senhor e regressado a seus antigos princípios e a sua gente, o Senhor deu a mim e a Sidney Rigdon a seguinte revelação" ( History of the Church 1:145).

1–3, O medo da perseguição e os cuidados do mundo causam rejeição ao evangelho.

1 EIS que em verdade vos digo que o coração de meu servo James Covill era reto diante de mim, pois fizera comigo convênio de que obedeceria a minha palavra.

2 E ele recebeu a palavra com alegria, mas imediatamente Satanás o tentou; e o temor da perseguição e os cuidados do mundo fizeram-no rejeitar a palavra.

3 Portanto quebrou meu convênio e cabe a mim fazer com ele o que me parecer melhor. Amém.

SEÇÃO 41

Revelação dada por intermédio de Joseph Smith, o Profeta, à Igreja, em Kirtland, Estado de Ohio, em 4 de fevereiro de 1831 ( History of the Church 1:146–147). O ramo da Igreja em Kirtland, nessa época, estava aumentando rapidamente. Prefaciando esta revelação o Profeta escreveu: "[Os] membros (...) esforçavam-se para fazer a vontade de Deus, como a conheciam, embora algumas idéias estranhas e falsos espíritos se tivessem insinuado entre eles (...) [e] o Senhor deu o seguinte à Igreja" ( History of the Church 1:146–147).

1–3, Os élderes dirigirão a Igreja pelo espírito de revelação;

4–6, Os verdadeiros discípulos receberão e guardarão a lei do Senhor;

7–12, Edward Partridge é designado bispo da Igreja.

1 ESCUTAI e dai ouvidos, ó vós, meu povo, diz o Senhor e vosso Deus, vós, que me deleito em abençoar com as maiores de todas as bênçãos, vós que me dais ouvidos; e vós, que não me ouvis e que professastes meu nome, amaldiçoarei com a mais pesada de todas as maldições.

2 Escutai, ó élderes da minha igreja a quem chamei: Eis que vos dou o mandamento de vos reunirdes para chegardes a um acordo quanto a minha palavra;

3 E pela oração de vossa fé recebereis minha lei, para que saibais como governar minha igreja e como ter todas as coisas em ordem perante mim.

4 E serei vosso governante quando eu vier e eis que depressa venho; e fareis com que minha lei seja guardada.

5 Aquele que recebe a minha lei e a pratica é meu discípulo; e aquele que diz que a recebe e não a pratica, esse não é meu discípulo e será expulso de vosso meio;

6 Pois não é certo que as coisas que pertencem aos filhos do reino sejam dadas aos que não são dignos, ou aos cães; ou que as pérolas sejam lançadas aos porcos.

7 E também, é certo que meu servo Joseph Smith Júnior mande construir uma casa onde morar e traduzir.

8 E também é certo que meu servo Sidney Rigdon viva como bem lhe pareça, contanto que guarde meus mandamentos.

9 E também chamei meu servo Edward Partridge; e dou o mandamento de que seja designado pela voz da igreja e ordenado bispo da igreja; e que deixe seu negócio e empregue todo o seu tempo no serviço da igreja;

10 Para cuidar de todas as coisas, conforme lhe for designado em minhas leis no dia em que eu as der.

11 E isso porque seu coração é puro perante mim, pois ele é semelhante a Natanael dos tempos antigos, em quem não havia dolo.

12 Estas palavras são dadas a vós e são puras diante de mim; portanto tende cuidado com o modo como as tratais, porque vossas almas responderão por elas no dia do juízo. Assim seja. Amém.

SEÇÃO 42

Revelação dada por intermédio de Joseph Smith, o Profeta, em Kirtland, Estado de Ohio, em 9 de fevereiro de 1831 ( History of the Church 1:148–154). Foi recebida na presença de doze élderes e em cumprimento da promessa anteriormente feita pelo Senhor de que a "lei" seria dada em Ohio. (Ver seção 38:32.) O Profeta afirma que esta revelação "contém a lei da Igreja" ( History of the Church 1:148).

1–10, Os élderes são chamados para pregar o evangelho, batizar conversos e edificar a Igreja;

11–12, Precisam ser chamados e ordenados e devem ensinar os princípios do evangelho que se encontram nas escrituras;

13–17, Devem ensinar e profetizar pelo poder do Espírito;

18–29, Ordena-se que os santos não matem, roubem, mintam, cobicem, cometam adultério nem falem mal dos outros;

30–39, Estabelecidas leis regendo a consagração de propriedades;

40–42, Condenados o orgulho e a indolência;

43–52, Os doentes devem ser curados por meio de bênçãos e pela fé;

53–60, As escrituras governam a Igreja e devem ser proclamadas ao mundo;

61–69, O local da Nova Jerusalém e os mistérios do reino serão revelados;

70–73, As propriedades consagradas devem ser usadas para sustentar os oficiais da Igreja;

74–93, Estabelecidas leis regendo a fornicação, o adultério, o assassinato, o roubo e a confissão de pecados.

1 ESCUTAI, ó vós, élderes de minha igreja, que vos reunistes em meu nome, sim, Jesus Cristo, o Filho do Deus vivo, o Salvador do mundo; porquanto credes em meu nome e guardais meus mandamentos.

2 Outra vez vos digo: Escutai e dai ouvidos e obedecei à lei que vos darei.

3 Pois em verdade eu digo: Como vos reunistes de acordo com o mandamento que vos dei e estais de acordo no tocante a isto e invocaste o Pai em meu nome, assim recebereis.

4 Eis que em verdade vos digo: Dou-vos este primeiro mandamento de que devereis ir em meu nome, cada um de vós, exceto meus servos Joseph Smith Júnior e Sidney Rigdon.

5 E dou-lhes o mandamento de que deverão ir por pouco tempo; e pelo poder do Espírito ser-lhes-á dado saber quando regressar.

6 Ireis no poder do meu Espírito, pregando meu evangelho, de dois em dois, em meu nome, elevando vossas vozes como com o som de uma trombeta, declarando minha palavra como anjos de Deus.

7 E saireis batizando com água e dizendo: Arrependei-vos, arrependei-vos, pois o reino dos céus está próximo.

8 E, partindo deste local, entrareis nas regiões do lado oeste; e à medida que encontrardes pessoas que vos aceitem, estabelecereis minha igreja em cada região—

9 Até que venha o tempo em que vos seja revelado do alto, quando a cidade de Nova Jerusalém será preparada a fim de que sejais reunidos em um, para serdes o meu povo; e eu serei o vosso Deus.

10 E também vos digo que meu servo Edward Partridge ocupará o cargo para o qual o designei; e acontecerá que, se ele transgredir, outro será designado em seu lugar. Assim seja. Amém.

11 E também vos digo que a ninguém será permitido sair a pregar meu evangelho ou estabelecer minha igreja, a não ser que tenha sido ordenado por alguém que tenha autoridade; e que a igreja saiba que tem autoridade e foi apropriadamente ordenado pelos dirigentes da igreja.

12 E também os élderes, sacerdotes e mestres desta igreja ensinarão os princípios de meu evangelho que estão na Bíblia e no Livro de Mórmon, no qual se acha a plenitude do evangelho.

13 E observarão os convênios e regras da igreja e cumpri-los-ão e estes serão seus ensinamentos, conforme forem dirigidos pelo Espírito.

14 E o Espírito ser-vos-á dado pela oração da fé; e se não receberdes o Espírito, não ensinareis.

15 E tudo isto fareis como vos ordenei com respeito ao vosso ensino, até que seja dada a plenitude de minhas escrituras.

16 E ao elevardes vossa voz pelo Consolador, falareis e profetizareis como me parecer melhor;

17 Porque eis que o Consolador conhece todas as coisas e presta testemunho do Pai e do Filho.

18 E agora, eis que falo à igreja. Não matarás; e o que matar não terá perdão neste mundo nem no mundo vindouro.

19 E outra vez, digo: Não matarás; mas o que matar morrerá.

20 Não furtarás; o que furtar e não se arrepender será expulso.

21 Não mentirás; o que mentir e não se arrepender será expulso.

22 Amarás tua esposa de todo o teu coração e a ela te apegarás e a nenhuma outra.

23 E aquele que olhar uma mulher para a cobiçar negará a fé e não terá o Espírito; e se não se arrepender, será expulso.

24 Não cometerás adultério; e o que cometer adultério e não se arrepender será expulso.

25 Mas o que haja cometido adultério e se arrepender de todo o coração e abandoná-lo e não mais o cometer, perdoarás;

26 Mas, se o fizer outra vez, não será perdoado, mas será expulso.

27 Não falarás mal de teu próximo nem lhe farás mal algum.

28 Sabes que minhas leis com respeito a estas coisas são dadas em minhas escrituras; o que pecar e não se arrepender será expulso.

29 Se me amares, servir-me-ás e guardarás todos os meus mandamentos.

30 E eis que te lembrarás dos pobres e consagrarás de tuas propriedades, para sustento deles, aquilo que tiveres para lhes dar, com um convênio e uma promessa que não poderão ser violados.

31 E se deres de teus bens aos pobres, a mim o farás; e eles serão entregues ao bispo de minha igreja e seus conselheiros, dois dos élderes ou sumos sacerdotes que ele indicar ou tiver indicado e designado para esse propósito.

32 E acontecerá que, uma vez entregues ao bispo de minha igreja e depois de haver ele recebido esses testemunhos concernentes à consagração das propriedades de minha igreja, de modo que elas não possam ser tomadas da igreja, conforme os meus mandamentos, todo homem será responsável perante mim, um mordomo de seus próprios bens ou do que tiver recebido por consagração, aquilo que for suficiente para si e sua família.

33 E também, se houver propriedades nas mãos da igreja ou de qualquer de seus membros após esta primeira consagração, mais do que o necessário para seu sustento, o que for um resíduo a ser consagrado ao bispo será conservado para que, de tempos em tempos, seja dado aos que não têm, a fim de que todo homem necessitado possa ser amplamente suprido e receba de acordo com suas necessidades.

34 Portanto o restante será guardado em meu armazém para dar aos pobres e necessitados, segundo designação do sumo conselho da igreja e do bispo e seu conselho;

35 E para comprar terras para benefício da igreja e para construir casas de adoração e edificar a Nova Jerusalém que será depois revelada—

36 Para que meu povo do convênio esteja reunido como um no dia em que eu vier ao meu templo. E isto farei para a salvação de meu povo.

37 E acontecerá que o que pecar e não se arrepender será expulso da igreja e não receberá de volta o que houver consagrado aos pobres e necessitados de minha igreja, ou, em outras palavras, a mim—

38 Porque quando o fazeis ao menor destes, a mim o fazeis.

39 Pois acontecerá que o que eu disse pela boca de meus profetas será cumprido; pois consagrarei das riquezas daqueles que abraçam meu evangelho entre os gentios aos pobres de meu povo, que são da casa de Israel.

40 E também, que não haja orgulho em teu coração; sejam simples todas as tuas vestes e sua beleza, a beleza da obra de tuas próprias mãos;

41 E sejam todas as coisas feitas com limpeza diante de mim.

42 Não serás ocioso; porque o ocioso não comerá o pão nem usará as vestes do trabalhador.

43 E os que entre vós estiverem doentes e não tiverem fé para ser curados, mas acreditarem, serão alimentados com todo carinho, com ervas e comidas leves; e não pela mão de um inimigo.

44 E os élderes da igreja, dois ou mais, serão chamados e orarão por eles, impondo-lhes as mãos em meu nome; e se morrerem, morrerão em mim; e se viverem, viverão em mim.

45 Juntos vivereis em amor, de modo que chorareis a perda dos que morrerem; e mais especialmente dos que não têm esperança de uma ressurreição gloriosa.

46 E acontecerá que aqueles que morrerem em mim não provarão a morte, porque lhes será doce;

47 E os que não morrem em mim, ai deles, porque amarga é sua morte.

48 E também acontecerá que aquele que tiver fé em mim para ser curado e não estiver designado para morrer, será curado.

49 Aquele que tiver fé para ver, verá.

50 Aquele que tiver fé para ouvir, ouvirá.

51 O coxo que tiver fé para saltar, saltará.

52 E aqueles que não têm fé para fazer estas coisas, mas acreditam em mim, têm poder para tornarem-se meus filhos; e, se não desobedecerem a minhas leis, tu suportarás suas enfermidades.

53 Permanecerás firme no local de tua mordomia.

54 Não tomarás a vestimenta de teu irmão; pagarás pelo que receberes de teu irmão.





Дата публикования: 2014-11-18; Прочитано: 162 | Нарушение авторского права страницы | Мы поможем в написании вашей работы!



studopedia.org - Студопедия.Орг - 2014-2024 год. Студопедия не является автором материалов, которые размещены. Но предоставляет возможность бесплатного использования (0.033 с)...