Студопедия.Орг Главная | Случайная страница | Контакты | Мы поможем в написании вашей работы!  
 

Tria Prima 9 страница



69 E reunir-se-ão nela, de todas as nações debaixo dos céus; e serão o único povo que não estará em guerra entre si.

70 E entre os iníquos dir-se-á: Não subamos para lutar contra Sião, porque os habitantes de Sião são terríveis; portanto não podemos resistir.

71 E acontecerá que os justos serão reunidos dentre todas as nações e virão a Sião cantando com cânticos de eterna alegria.

72 E agora vos digo: Não deixeis que estas coisas se espalhem pelo mundo até que me seja conveniente, para que realizeis esta obra aos olhos do povo e aos olhos de vossos inimigos, para que eles não saibam de vossas obras até que tenhais realizado o que vos mandei;

73 Para que, quando o souberem, reflitam sobre estas coisas.

74 Pois quando o Senhor aparecer, será tão terrível para eles que serão tomados de temor e permanecerão afastados e estremecerão.

75 E todas as nações temerão por causa do terror do Senhor e do poder de sua força. Assim seja. Amém.

SEÇÃO 46

Revelação dada por intermédio de Joseph Smith, o Profeta, à Igreja em Kirtland, Estado de Ohio, em 8 de março de 1831 ( History of the Church 1:163–165). Nos primeiros tempos da Igreja, ainda não havia sido elaborado um sistema uniforme para dirigir os serviços da Igreja. Entretanto, havia-se generalizado o costume de admitir somente membros e pesquisadores sinceros às reuniões sacramentais e outras assembléias da Igreja. Esta revelação expressa a vontade do Senhor concernente à regulamentação e direção das reuniões.

1–2, Os élderes devem dirigir as reuniões conforme inspirados pelo Santo Espírito;

3–6, Os que buscam a verdade não devem ser excluídos das reuniões sacramentais;

7–12, Pedi a Deus e buscai os dons do Espírito;

13–26, Enumeram-se alguns desses dons;

27–33, Aos líderes da Igreja é dado poder para discernir os dons do Espírito.

1 ESCUTAI, ó povo da minha igreja; pois em verdade vos digo que estas coisas foram declaradas para vosso proveito e instrução.

2 Mas não obstante as coisas que estão escritas, sempre foi ordenado aos élderes da minha igreja, desde o princípio—e sempre o será—dirigirem todas as reuniões conforme inspirados e guiados pelo Santo Espírito.

3 Não obstante, tendes ordem de jamais excluir quem quer que seja de vossas reuniões públicas, que são realizadas diante do mundo.

4 Tendes ordem também de não excluir de vossas reuniões sacramentais ninguém que pertença à igreja; não obstante, se alguém tiver transgredido, que não participe do sacramento até que haja uma reconciliação.

5 E também vos digo que não deveis excluir de vossas reuniões sacramentais quem quer que esteja sinceramente procurando o reino—digo isto com respeito aos que não são da igreja.

6 E torno a dizer-vos, com respeito a vossas reuniões de confirmação, que se houver alguém que não for da igreja, mas estiver sinceramente procurando o reino, não o excluireis.

7 Tendes ordem porém de, em todas as coisas, pedir a Deus, que dá liberalmente; e aquilo que o Espírito vos testificar, assim quisera eu que fizésseis em toda santidade de coração, andando retamente perante mim, refletindo sobre o resultado de vossa salvação, fazendo todas as coisas com oração e ação de graças, para que não sejais seduzidos por espíritos malignos ou pelas doutrinas de demônios ou por mandamentos de homens; porque alguns são de homens e outros, de demônios;

8 Portanto acautelai-vos para que não vos enganem; e, para que não sejais enganados, procurai com zelo os melhores dons, lembrando sempre por que são dados;

9 Pois em verdade vos digo: Eles são dados em benefício daqueles que me amam e guardam todos os meus mandamentos e daqueles que procuram assim fazer; para que sejam beneficiados todos os que buscam ou que me pedem e que pedem não um sinal para satisfazer suas concupiscências.

10 E também em verdade vos digo: Quisera que sempre vos lembrásseis e sempre retivésseis em vossa mente o que são esses dons dados à igreja.

11 Pois a todos não são dados todos os dons; pois há muitos dons e a cada homem é dado um dom pelo Espírito de Deus.

12 A alguns é dado um, a outros é dado outro, para que desse modo todos sejam beneficiados.

13 A alguns é dado saber, pelo Espírito Santo, que Jesus Cristo é o Filho de Deus e que foi crucificado pelos pecados do mundo.

14 A outros é dado crer nas palavras deles, para que tenham também vida eterna se permanecerem fiéis.

15 E também o Espírito Santo faz saber a alguns as diferenças de administração, conforme for agradável ao mesmo Senhor, segundo desejar o Senhor, que molda suas misericórdias às condições dos filhos dos homens.

16 E também a alguns é dado perceber, pelo Espírito Santo, se as diversidades de operações são de Deus, para que as manifestações do Espírito sejam dadas a todo homem para seu proveito.

17 E também em verdade vos digo: A alguns é dada, pelo Espírito de Deus, a palavra de sabedoria.

18 A outros é dada a palavra de conhecimento, para que todos possam ser ensinados a serem sábios e a terem conhecimento.

19 E também a alguns é dado ter fé para serem curados;

20 E a outros é dado ter fé para curar.

21 E também a alguns é dada a operação de milagres;

22 E a outros é dado profetizar;

23 E a outros, o discernimento de espíritos.

24 E também a alguns é dado falar em línguas;

25 E a outros é dada a interpretação de línguas.

26 E todos estes dons vêm de Deus, para benefício dos filhos de Deus.

27 E ao bispo da igreja e àqueles designados e ordenados por Deus para zelarem pela igreja e para serem élderes da igreja, será dado discernir todos esses dons, para que ninguém haja entre vós que, sem ser de Deus, professe tê-los.

28 E acontecerá que aquele que pedir em Espírito receberá em Espírito;

29 Para que a alguns seja dado possuir todos esses dons, para que haja uma cabeça, a fim de que todo membro se beneficie com isso.

30 Aquele que pede em Espírito pede de acordo com a vontade de Deus; portanto é feito como pede.

31 E também vos digo: Todas as coisas devem ser feitas em nome de Cristo, tudo aquilo que fizerdes no Espírito;

32 E no Espírito deveis render graças a Deus por todas as bênçãos com que sois abençoados.

33 E deveis praticar a virtude e a santidade perante mim continuamente. Assim seja. Amém.

SEÇÃO 47

Revelação dada por intermédio de Joseph Smith, o Profeta, em Kirtland, Estado de Ohio, em 8 de março de 1831 ( History of the Church 1:166). Antes dessa data, Oliver Cowdery havia sido o historiador e registrador da Igreja. John Whitmer não procurara ser designado como historiador, mas, convidado a servir nessa posição, disse que obedeceria à vontade do Senhor a respeito do assunto. Ele já havia servido como secretário do Profeta fazendo o registro de muitas revelações recebidas na região de Fayette, Estado de Nova York.

1–4, John Whitmer é designado para registrar a história da Igreja e ser o escrevente do Profeta.

1 EIS que me é conveniente que meu servo John escreva e conserve uma história regular e assista-te, meu servo Joseph, na transcrição de todas as coisas que te serão dadas, até que ele seja chamado para outros deveres.

2 Ademais, em verdade eu te digo que ele também poderá elevar sua voz nas reuniões, sempre que for conveniente.

3 E também te digo que ele será encarregado de continuamente fazer o registro e escrever a história da igreja; pois Oliver Cowdery designei para outro ofício.

4 Portanto, se for fiel, ser-lhe-á dado pelo Consolador escrever estas coisas. Assim seja. Amém.

SEÇÃO 48

Revelação dada por intermédio de Joseph Smith, o Profeta, em Kirtland, Estado de Ohio, em março de 1831 ( History of the Church 1:166–167). O Profeta havia inquirido o Senhor com respeito à maneira de proceder quanto à aquisição de terras para o estabelecimento dos santos. Este era um assunto importante, em vista da migração de membros da Igreja vindos do leste dos Estados Unidos, em obediência à ordem do Senhor de que se deveriam reunir em Ohio. (Ver seções 37:1–3; 45:64.)

1–3, Os santos de Ohio devem repartir suas terras com os irmãos;

4–6, Os santos devem comprar terras, construir uma cidade e seguir os conselhos dos oficiais que os presidem.

1 É NECESSÁRIO que, por enquanto, permaneçais em vossas moradias, como convenha a vossa condição.

2 E se possuirdes terras, repartireis com os irmãos do leste;

3 E se não possuirdes terras, que eles comprem, por enquanto, nas regiões circunvizinhas, como lhes parecer bem, pois é necessário que por agora tenham lugares para morar.

4 É necessário que economizeis todo o dinheiro que puderdes e que obtenhais em retidão tudo o que puderdes, para que, no devido tempo, tenhais condições de comprar terras para uma herança, sim, para a cidade.

5 O local não será ainda revelado; mas depois que vossos irmãos vierem do leste, deverão ser designados alguns homens e a eles será dado saber o local, ou seja, ser-lhes-á revelado.

6 E eles serão designados para comprar as terras e iniciar a construção do alicerce da cidade; e então começareis a reunir-vos com vossa família, cada homem de acordo com sua família, de acordo com suas condições e conforme lhe for designado pela presidência e pelo bispo da igreja, segundo as leis e mandamentos que recebestes e que recebereis daqui em diante. Assim seja. Amém.

SEÇÃO 49

Revelação dada por intermédio de Joseph Smith, o Profeta, a Sidney Rigdon, Parley P. Pratt e Leman Copley, em Kirtland, Estado de Ohio, em março de 1831 ( History of the Church 1:167–169). (Algumas fontes históricas dão a data desta revelação como maio de 1831.) Leman Copley havia abraçado o evangelho, mas ainda se apegava a alguns ensinamentos dos Shakers (Sociedade Unida dos Crentes na Segunda Aparição de Cristo), organização à qual pertencera anteriormente. Algumas das crenças dos Shakers eram que a segunda vinda de Cristo já ocorrera e que ele havia aparecido na forma de uma mulher, Ann Lee; o batismo com água não era considerado essencial; era especificamente proibido comer carne de porco e muitos não comiam qualquer tipo de carne; e o celibato era considerado superior ao casamento. Ao prefaciar esta revelação, o Profeta escreveu: "A fim de ter um entendimento mais perfeito do assunto, inquiri o Senhor e recebi o seguinte" ( History of the Church 1:167). A revelação refutou alguns dos conceitos básicos do grupo Shaker. Os irmãos acima mencionados levaram uma cópia da revelação à comunidade Shaker (perto de Cleveland, Ohio) e leram-na para eles em sua totalidade, mas foi rejeitada.

1–7, O dia e a hora da vinda de Cristo permanecerão incógnitos até que ele venha;

8–14, Os homens devem arrepender-se, crer no evangelho e obedecer às ordenanças para obter salvação;

15–16, O casamento é decretado por Deus;

17–21, É aprovado que se coma carne;

22–28, Sião prosperará e os lamanitas florescerão como a rosa, antes da Segunda Vinda.

1 ESCUTAI minha palavra, meus servos Sidney e Parley e Leman; pois eis que em verdade vos digo que vos dou o mandamento de irdes pregar aos Shakers o meu evangelho que recebestes, da forma como o recebestes.

2 Eis que vos digo que eles desejam conhecer a verdade em parte, mas não toda, pois não são retos diante de mim e precisam arrepender-se.

3 Portanto, meus servos Sidney e Parley, envio-vos a pregar-lhes o evangelho.

4 E meu servo Leman será ordenado para esse trabalho a fim de arrazoar com eles, não conforme o que recebeu deles, mas conforme o que lhe será ensinado por vós, meus servos; e, fazendo isso, abençoá-lo-ei; caso contrário, ele não prosperará.

5 Assim diz o Senhor; pois eu sou Deus e enviei meu Filho Unigênito ao mundo para a redenção do mundo; e decretei que aquele que o recebesse seria salvo e aquele que não o recebesse seria condenado—

6 E fizeram ao Filho do Homem o que quiseram; e na mão direita de sua glória tomou ele o seu poder; e agora reina nos céus e reinará até que desça à Terra, para pôr debaixo de seus pés todos os inimigos, tempo esse que está próximo—

7 Eu, o Senhor Deus, disse-o; mas a hora e o dia nenhum homem sabe, nem os anjos nos céus; nem o saberão até que ele venha.

8 Portanto eu desejo que todos os homens se arrependam, porque todos estão debaixo do pecado, exceto aqueles que reservei para mim, homens santos dos quais não sabeis.

9 Digo-vos, pois, que vos enviei o meu convênio eterno, aquele que existiu desde o princípio.

10 E aquilo que prometi, eu cumpri; e as nações da Terra a isso se curvarão; e se não o fizerem por si mesmas, serão abatidas, porque aquele que agora a si mesmo se exalta, será humilhado pela força.

11 Portanto dou-vos mandamento de vos dirigirdes a esse povo e dizer, como meu apóstolo da antigüidade, cujo nome era Pedro:

12 Crede no nome do Senhor Jesus, que esteve na Terra e que virá, o princípio e o fim;

13 Arrependei-vos e sede batizados em nome de Jesus Cristo, para a remissão de pecados, de acordo com o santo mandamento;

14 E todo o que isto fizer receberá o dom do Espírito Santo, pela imposição das mãos dos élderes da igreja.

15 E também, em verdade vos digo que aquele que proíbe o casamento não é aprovado por Deus, porque o casamento foi instituído por Deus para o homem.

16 Portanto é legítimo que ele tenha uma esposa e os dois serão uma só carne; e tudo isto para que a Terra cumpra o fim de sua criação;

17 E para que se encha com a medida do homem, de acordo com sua criação antes que o mundo fosse feito.

18 E todo o que manda que se abstenha de carne, que o homem dela não faça uso, não é autorizado por Deus;

19 Porque eis que as bestas do campo e as aves do ar e aquilo que provém da terra foram estabelecidos para uso do homem, para alimento e para vestuário e a fim de que ele tenha em abundância.

20 Mas não foi determinado que possuísse um homem mais do que o outro; portanto o mundo se acha em pecado.

21 E ai do homem que derrama sangue ou desperdiça carne sem necessidade.

22 E também, em verdade vos digo que o Filho do Homem não virá na forma de uma mulher nem na de um homem viajando pela terra.

23 Portanto não vos deixeis enganar, mas continuai firmes, à espera de que os céus sejam sacudidos e a Terra trema e cambaleie como um homem embriagado; e os vales sejam elevados e as montanhas sejam rebaixadas e os lugares acidentados sejam aplainados—e tudo isso quando o anjo soar sua trombeta.

24 Mas antes que venha o grande dia do Senhor, Jacó prosperará no deserto e os lamanitas florescerão como a rosa.

25 Sião florescerá nos outeiros e nas montanhas regozijar-se-á; e será reunida no lugar que designei.

26 Eis que vos digo: Ide, como vos mandei; arrependei-vos de todos os vossos pecados; pedi e recebereis; batei e ser-vos-á aberto.

27 Eis que eu irei adiante de vós e serei vossa retaguarda; e estarei no meio de vós e não sereis confundidos.

28 Eis que eu sou Jesus Cristo e depressa venho. Assim seja. Amém.

SEÇÃO 50

Revelação dada por intermédio de Joseph Smith, o Profeta, em Kirtland, Estado de Ohio, em maio de 1831 ( History of the Church 1:170–173). O Profeta afirma que alguns dos élderes não entendiam as manifestações de diferentes espíritos espalhados pela Terra e que esta revelação foi dada em resposta a sua indagação especial sobre o assunto. Os chamados fenômenos espirituais não eram raros entre os membros, alguns dos quais afirmavam estar recebendo visões e revelações.

1–5, Muitos espíritos falsos estão espalhados pela Terra;

6–9, Ai dos hipócritas e dos que são expulsos da Igreja;

10–14, Os élderes devem pregar o evangelho pelo Espírito;

15–22, Tanto os pregadores quanto os ouvintes precisam ser iluminados pelo Espírito;

23–25, Aquilo que não edifica não é de Deus;

26–28, Os fiéis são possuidores de todas as coisas;

29–36, As preces dos purificados são respondidas;

37–46, Cristo é o Bom Pastor e a Pedra de Israel.

1 ESCUTAI, ó élderes da minha igreja, e dai ouvidos à voz do Deus vivo; e atentai para as palavras de sabedoria que vos serão dadas, segundo o que haveis perguntado e concordado com relação à igreja e aos espíritos que estão espalhados pela Terra.

2 Eis que em verdade vos digo que há muitos espíritos que são espíritos falsos, os quais saíram pela Terra enganando o mundo.

3 E Satanás também vos procurou enganar a fim de derrotar-vos.

4 Eis que eu, o Senhor, vos tenho observado e tenho visto abominações na igreja que professa o meu nome.

5 Mas bem-aventurados os que são fiéis e perseveram, seja na vida ou na morte, porque herdarão a vida eterna.

6 Mas ai daqueles que são enganadores e hipócritas, porque assim diz o Senhor: Levá-los-ei a julgamento.

7 Eis que em verdade vos digo que há entre vós hipócritas que enganaram alguns, o que deu poder ao adversário; mas eis que esses serão resgatados;

8 Mas os hipócritas serão detectados e serão afastados, seja na vida ou na morte, como eu desejar; e ai dos que são cortados da minha igreja, porque os mesmos foram vencidos pelo mundo.

9 Portanto, que todo homem fique atento para que não faça o que não for verdadeiro e reto perante mim.

10 E agora vinde, diz o Senhor, pelo Espírito, aos élderes de sua igreja; e juntos arrazoemos para que compreendais;

11 Arrazoemos assim como um homem arrazoa com outro, face a face.

12 Ora, quando um homem arrazoa, é compreendido pelo homem, porque arrazoa como um homem; assim também eu, o Senhor, arrazoarei convosco para que compreendais.

13 Portanto eu, o Senhor, faço-vos esta pergunta: Para quê fostes ordenados?

14 Para pregar meu evangelho pelo Espírito, sim, o Consolador que foi enviado para ensinar a verdade.

15 E então recebestes espíritos que não pudestes compreender e os recebestes como se fossem de Deus; e nisto estais justificados?

16 Eis que vós mesmos respondereis a esta pergunta; não obstante, serei misericordioso para convosco; aquele dentre vós que for fraco, no futuro será tornado forte.

17 Em verdade vos digo: Aquele que é ordenado por mim e enviado para pregar a palavra da verdade pelo Consolador, no Espírito da verdade, prega-a pelo Espírito da verdade ou de alguma outra forma?

18 E se for de alguma outra forma, não é de Deus.

19 E também, aquele que recebe a palavra da verdade, recebe-a pelo Espírito da verdade ou de alguma outra forma?

20 Se for de alguma outra forma, não é de Deus.

21 Então como é que não podeis compreender e saber que aquele que recebe a palavra pelo Espírito da verdade recebe-a como é pregada pelo Espírito da verdade?

22 Portanto aquele que prega e aquele que recebe se compreendem um ao outro e ambos são edificados e juntos se regozijam.

23 E aquilo que não edifica não é de Deus e é trevas.

24 Aquilo que é de Deus é luz; e aquele que recebe luz e persevera em Deus recebe mais luz; e essa luz se torna mais e mais brilhante, até o dia perfeito.

25 E também em verdade vos digo e digo para que conheçais a verdade, para que afugenteis as trevas do meio de vós;

26 Aquele que é ordenado por Deus e enviado, esse é designado para ser o maior, não obstante ser o menor e o servo de todos.

27 Portanto ele é possuidor de todas as coisas; porque todas as coisas lhe são sujeitas, tanto na Terra como no céu, a vida e a luz, o Espírito e o poder, enviados pela vontade do Pai, por meio de Jesus Cristo, seu Filho.

28 Mas nenhum homem é possuidor de todas as coisas, a menos que seja purificado e lavado de todo pecado.

29 E se fordes purificados e lavados de todo pecado, pedireis ao Pai o que quer que desejardes, em nome de Jesus, e será feito.

30 Mas sabei isto: Ser-vos-á indicado o que devereis pedir; e ao serdes designados como cabeça, os espíritos ser-vos-ão sujeitos.

31 Portanto acontecerá que, se virdes manifestado um espírito que não podeis compreender e não conhecerdes esse espírito, perguntareis ao Pai em nome de Jesus; e se ele não vos der a conhecer, então sabereis que não é de Deus.

32 E ser-vos-á dado poder sobre esse espírito; e proclamareis contra esse espírito, em alta voz, que ele não é de Deus—

33 Não com acusações injuriosas, para que não sejais vencidos, nem com jactância ou regozijo, para que não sejais por ele apanhados.

34 Aquele que recebe de Deus, reconheça que é de Deus; e que se regozije por Deus considerá-lo digno de receber.

35 E dando ouvidos e fazendo essas coisas que recebestes e que mais adiante recebereis—e o reino vos é dado pelo Pai, assim como o poder para vencer todas as coisas que não são por ele ordenadas—

36 E eis que em verdade vos digo: Bem-aventurados sois vós que estais agora ouvindo estas minhas palavras da boca de meu servo, porque vossos pecados vos são perdoados.

37 Que meu servo Joseph Wakefield, em quem me comprazo, e meu servo Parley P. Pratt visitem as igrejas e fortaleçam-nas com palavras de exortação;

38 E também meu servo John Corrill ou todos os meus servos que forem ordenados a esse ofício; e que trabalhem na vinha e que nenhum homem os impeça de fazer aquilo que lhes designei—

39 Portanto nisto meu servo Edward Partridge não é justificado; contudo, que se arrependa e será perdoado.

40 Eis que vós sois criancinhas e não podeis suportar todas as coisas agora; é preciso que cresçais em graça e no conhecimento da verdade.

41 Não temais, filhinhos, porque sois meus e eu venci o mundo; e fazeis parte daqueles que meu Pai me deu;

42 E nenhum dos que meu Pai me deu se perderá.

43 E o Pai e eu somos um. Eu estou no Pai e o Pai em mim; e sendo que me recebestes, estais em mim e eu em vós.

44 Portanto estou em vosso meio e sou o bom pastor e a pedra de Israel. Aquele que edificar sobre esta rocha jamais cairá.

45 E vem o dia em que ouvireis minha voz e me vereis e sabereis que eu sou.

46 Vigiai, portanto, para que estejais prontos. Assim seja. Amém.

SEÇÃO 51

Revelação dada por intermédio de Joseph Smith, o Profeta, em Thompson, Estado de Ohio, em maio de 1831 ( History of the Church 1:173–174). Nessa época, os santos que estavam emigrando dos estados do leste começaram a chegar a Ohio e tornou-se necessário tomar providências definidas para seu estabelecimento. Como isto cabia particularmente ao ofício do bispo, o Bispo Edward Partridge solicitou instruções sobre o assunto e o Profeta inquiriu o Senhor.

1–8, Edward Partridge é designado para regulamentar as mordomias e propriedades;

9–12, Os santos devem agir com honestidade e receber partes iguais;

13–15, Devem ter um armazém do bispo e organizar as propriedades de acordo com a lei do Senhor;

16–20, Ohio deve ser um lugar provisório de reunião.

1 ESCUTAI-ME, diz o Senhor vosso Deus, e falarei a meu servo Edward Partridge e dar-lhe-ei instruções; porque é necessário que receba instruções sobre como organizar este povo.

2 Porque é necessário que sejam organizados de acordo com minhas leis; caso contrário, serão cortados.

3 Portanto, que meu servo Edward Partridge e aqueles que ele escolheu, com os quais me comprazo, designem a este povo suas porções, igualmente a cada homem, de acordo com sua família e de acordo com suas condições e suas carências e necessidades.

4 E que meu servo Edward Partridge, quando designar a um homem sua porção, dê-lhe um documento que lhe assegure sua porção, para que a conserve, sim, este direito e esta herança na igreja, até que transgrida e não seja considerado digno de pertencer a ela, pela voz da igreja, de acordo com as leis e convênios da igreja.

5 E se transgredir e não for considerado digno de pertencer à igreja, não terá poder para reclamar a porção que consagrou ao bispo para os pobres e necessitados da igreja; portanto ele não conservará a dádiva, mas terá direito somente à porção que tenha recebido por documento.

6 E assim todas as coisas serão asseguradas, de acordo com as leis do país.

7 E aquilo que pertencer a este povo seja a ele designado.

8 E quanto ao dinheiro deixado para este povo: Que se designe um agente para este povo a fim de, com o dinheiro, prover alimento e vestuário, segundo as necessidades deste povo.





Дата публикования: 2014-11-18; Прочитано: 138 | Нарушение авторского права страницы | Мы поможем в написании вашей работы!



studopedia.org - Студопедия.Орг - 2014-2024 год. Студопедия не является автором материалов, которые размещены. Но предоставляет возможность бесплатного использования (0.031 с)...