Студопедия.Орг Главная | Случайная страница | Контакты | Мы поможем в написании вашей работы!  
 

Tria Prima 12 страница



7–12, Sinais virão pela fé;

13–19, Os adúlteros de coração negarão a fé e serão lançados no lago de fogo;

20, Os fiéis receberão uma herança na Terra transfigurada;

21, Um relato completo dos eventos ocorridos no Monte da Transfiguração ainda não foi revelado;

22–23, Os obedientes recebem os mistérios do reino;

24–31, Devem ser compradas heranças em Sião;

32–35, O Senhor decreta guerras e os iníquos destroem os iníquos;

36–48, Os santos devem reunir-se em Sião e dar dinheiro para construí-la;

49–54, Asseguram-se bênçãos aos fiéis na Segunda Vinda, na Ressurreição e durante o Milênio;

55–58, Este é um dia de advertência;

59–66, O nome do Senhor é tomado em vão por aqueles que o usam sem autoridade.

1 ESCUTAI, ó povo, e abri o coração e de longe ouvi; e escutai, vós que vos chamais povo do Senhor; e ouvi a palavra do Senhor e sua vontade a respeito de vós.

2 Sim, em verdade digo: Ouvi a palavra daquele cuja ira está acesa contra os iníquos e os rebeldes;

3 O qual toma a quem deseja tomar e preserva a vida daqueles que deseja preservar;

4 Que constrói conforme seu desejo e prazer; e destrói quando lhe apraz e pode lançar a alma ao inferno.

5 Eis que eu, o Senhor, faço ouvir minha voz e ela será obedecida.

6 Portanto em verdade eu digo: Que os iníquos prestem atenção e que os rebeldes temam e estremeçam; e que os incrédulos fechem os lábios, pois o dia da ira cairá sobre eles como um furacão; e toda carne saberá que eu sou Deus.

7 E o que busca sinais verá sinais, mas não para a salvação.

8 Em verdade vos digo: Há entre vós quem busque sinais e tem havido desde o princípio.

9 Mas eis que a fé não vem por sinais, mas sinais seguem os que crêem.

10 Sim, sinais vêm pela fé, não pela vontade do homem nem como lhes agrada, mas pela vontade de Deus.

11 Sim, sinais vêm pela fé, para produzir obras grandiosas, pois sem fé homem algum agrada a Deus; e Deus não se agrada daquele com quem está irado; portanto a esses não mostra qualquer sinal, a não ser com ira, para sua condenação.

12 Portanto eu, o Senhor, não me agrado daqueles de vós que têm procurado sinais e maravilhas para alcançar a fé e não em benefício dos homens para minha glória.

13 Contudo dou mandamentos e muitos se afastaram de meus mandamentos e não os guardaram.

14 Houve entre vós adúlteros e adúlteras; alguns deles se afastaram de vós e outros, que mais tarde serão revelados, permanecem convosco.

15 Que esses se acautelem e se arrependam depressa, para que o julgamento não recaia sobre eles como uma armadilha e sua loucura seja manifestada e suas obras, aos olhos do povo, os acompanhem.

16 E em verdade vos digo, como disse antes: Aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, ou se alguém em seu coração cometer adultério, não terá o Espírito, mas negará a fé e temerá.

17 Portanto eu, o Senhor, disse que o medroso e o incrédulo e todos os mentirosos e aqueles que amam e cometem a mentira, bem como o libertino e o feiticeiro, terão sua parte no lago que arde com fogo e enxofre, que é a segunda morte.

18 Em verdade eu digo que eles não terão parte na primeira ressurreição.

19 E agora eis que eu, o Senhor, vos digo que não sois justificados, porque estas coisas existem entre vós.

20 Contudo, o que permanecer na fé e fizer minha vontade, vencerá; e, quando vier o dia da transfiguração, receberá uma herança na Terra;

21 Quando a Terra for transfigurada, sim, de acordo com o modelo mostrado aos meus apóstolos sobre o monte; relato cuja plenitude ainda não recebestes.

22 E agora, em verdade vos digo que, como disse que vos tornaria conhecida minha vontade, eis que vo-la tornarei conhecida, não por meio de mandamento, pois há muitos que não se esforçam para guardar meus mandamentos.

23 Mas ao que guarda meus mandamentos darei os mistérios de meu reino; e será como uma fonte de água viva vertendo para a vida eterna.

24 E agora, eis que esta é a vontade do Senhor vosso Deus concernente a seus santos: Que se reúnam na terra de Sião, não às pressas, para que não haja confusão, a qual produz pestilência.

25 Eis a terra de Sião—eu, o Senhor, retenho-a em minhas próprias mãos;

26 Contudo eu, o Senhor, dou a César as coisas que são de César.

27 Portanto eu, o Senhor, desejo que compreis as terras para que tenhais vantagem no mundo, para que tenhais direitos sobre o mundo, para que eles não sejam levados a encolerizarem-se.

28 Porque Satanás incute-lhes no coração, contra vós, a ira e o derramamento de sangue.

29 Portanto a terra de Sião não será obtida a não ser por compra ou por sangue; caso contrário, não há herança para vós.

30 E se por compra, eis que sois bem-aventurados;

31 E se por sangue, como vos é proibido derramar sangue, eis que vossos inimigos estarão sobre vós e sereis flagelados de cidade em cidade e de sinagoga em sinagoga; e apenas poucos restarão para receber a herança.

32 Eu, o Senhor, estou irado com os iníquos; estou negando meu Espírito aos habitantes da Terra.

33 Em minha ira jurei e decretei guerras sobre a face da Terra; e o iníquo matará o iníquo e temor virá sobre todo homem;

34 E os santos também mal escaparão; contudo eu, o Senhor, estou com eles e, da presença de meu Pai, descerei no céu e consumirei os iníquos com fogo inextinguível.

35 E eis que isso não é já, mas dentro em pouco.

36 Portanto uma vez que eu, o Senhor, decretei todas estas coisas sobre a face da Terra, desejo que meus santos se reúnam na terra de Sião;

37 E que todo homem tome a retidão em suas mãos e cinja seus lombos com a fidelidade; e aos habitantes da Terra levante uma voz de advertência e declare, tanto por palavra como por fuga, que a desolação virá sobre os iníquos.

38 Portanto, que meus discípulos em Kirtland, que moram nesta fazenda, ponham em ordem seus interesses materiais.

39 Que meu servo Titus Billings, que dela é encarregado, disponha da terra a fim de estar preparado na próxima primavera, com os que nela habitam, para viajar para a terra de Sião, com exceção daqueles que reservarei para mim mesmo e que não irão até que eu ordene.

40 E que todo o dinheiro disponível, não me importa se pouco ou muito, seja mandado à terra de Sião, aos que designei para recebê-lo.

41 Eis que eu, o Senhor, darei a meu servo Joseph Smith Júnior poder para discernir pelo Espírito os que subirão à terra de Sião e os de meus discípulos que ficarão.

42 Que meu servo Newel K. Whitney mantenha sua loja, ou, em outras palavras, a loja, ainda por algum tempo.

43 Contudo, que dê todo o dinheiro que possa dar, para que seja mandado à terra de Sião.

44 Eis que estas coisas estão em suas mãos; que ele aja com sabedoria.

45 Em verdade eu digo: Que seja ele ordenado agente dos discípulos que ficarem e que seja ordenado com esse poder;

46 E que agora visite depressa as igrejas com meu servo Oliver Cowdery, expondo-lhes estas coisas. Eis que esta é a minha vontade—obter dinheiro como orientei.

47 Aquele que for fiel e perseverar, vencerá o mundo.

48 Aquele que enviar tesouros à terra de Sião receberá uma herança neste mundo e também uma recompensa no mundo vindouro; e suas obras segui-lo-ão.

49 Sim, e bem-aventurados os que morrerem no Senhor, daqui em diante, pois quando o Senhor vier e as coisas velhas passarem e todas as coisas se tornarem novas, eles se levantarão dentre os mortos e não mais morrerão; e na cidade santa receberão uma herança perante o Senhor.

50 E o que estiver vivo quando o Senhor vier e tiver guardado a fé, bem-aventurado será; contudo, é-lhe designado morrer na idade do homem.

51 Portanto as crianças irão crescer até se tornarem velhas; os velhos morrerão, mas não dormirão no pó; antes, serão transformados num piscar de olhos.

52 Portanto por esse motivo pregaram os apóstolos ao mundo a ressurreição dos mortos.

53 Estas são as coisas que deveis procurar; e, falando à maneira do Senhor, elas agora estão próximas e num tempo futuro, sim, no dia da vinda do Filho do Homem.

54 E até aquela hora haverá virgens néscias entre as prudentes; e naquela hora haverá uma separação total dos justos e dos iníquos; e naquele dia mandarei meus anjos para arrancar os iníquos e arremessá-los no fogo inextinguível.

55 E agora, eis que em verdade vos digo: Eu, o Senhor, não estou satisfeito com meu servo Sidney Rigdon; ele exaltou-se a si mesmo em seu coração e não recebeu conselho, mas ofendeu o Espírito;

56 Portanto o que escreveu não é aceitável ao Senhor e ele deverá fazê-lo de novo; e se o Senhor não o aceitar, eis que ele não mais permanecerá no cargo para o qual o designei.

57 E também em verdade vos digo: Aqueles que em seu coração e com humildade desejarem chamar os pecadores ao arrependimento, sejam ordenados com esse poder.

58 Pois este é um dia de advertência e não de muitas palavras. Pois eu, o Senhor, não serei escarnecido nos últimos dias.

59 Eis que eu sou de cima e meu poder jaz abaixo. Eu estou sobre tudo e em tudo e através de tudo e penetro todas as coisas; e vem o dia em que todas as coisas me serão sujeitas.

60 Eis que sou o Alfa e o Ômega, sim, Jesus Cristo.

61 Portanto, que todos os homens se acautelem de como tomam meu nome em seus lábios—

62 Pois eis que em verdade eu digo que muitos há que estão sob esta condenação, que usam o nome do Senhor e usam-no em vão, não tendo autoridade.

63 Portanto, que a igreja se arrependa de seus pecados e eu, o Senhor, possuí-los-ei; do contrário, serão cortados.

64 Lembrai-vos de que aquilo que vem de cima é sagrado e deve ser mencionado com cuidado e por indução do Espírito; e nisto não há condenação alguma e recebereis o Espírito por meio de oração; portanto sem isto permanece a condenação.

65 Que meus servos Joseph Smith Júnior e Sidney Rigdon procurem para si uma casa, como forem instruídos pelo Espírito por meio de oração.

66 Estas coisas devem ser vencidas pela paciência, para que recebam um peso eterno de glória mais excelente; de outra maneira, receberão uma condenação maior. Amém.

SEÇÃO 64

Revelação dada por intermédio de Joseph Smith, o Profeta, aos élderes da Igreja, em Kirtland, Estado de Ohio, em 11 de setembro de 1831 ( History of the Church 1:211–214). O Profeta preparava-se para mudar-se para Hiram, Ohio, a fim de retomar seu trabalho na tradução da Bíblia, que havia sido posto de lado enquanto ele se encontrava no Estado de Missouri. Um grupo de irmãos que recebera ordem de ir para Sião (Missouri) preparava-se zelosamente para partir em outubro. Nessa época muito atarefada, foi recebida esta revelação.

1–11, Ordena-se que os santos se perdoem uns aos outros, para que não permaneça neles o pecado maior;

12–22, Os que não se arrependerem serão levados perante a Igreja;

23–25, O que paga o dízimo não será queimado na vinda do Senhor;

26–32, Adverte-se aos santos que não tenham dívidas;

33–36, Os rebeldes serão expulsos de Sião;

37–40, A Igreja julgará as nações;

41–43, Sião florescerá.

1 EIS que assim vos diz o Senhor vosso Deus: Ó élderes da minha igreja, atendei e ouvi e recebei minha vontade concernente a vós.

2 Pois em verdade vos digo: Desejo que vençais o mundo; portanto terei compaixão de vós.

3 Há entre vós aqueles que pecaram; mas em verdade eu digo que, por esta vez, para minha glória e para a salvação das almas, perdoei-vos vossos pecados.

4 Serei misericordioso convosco, pois a vós dei o reino.

5 E as chaves dos mistérios do reino não serão tiradas de meu servo Joseph Smith Júnior pelos meios que designei, enquanto ele viver, caso obedeça a minhas ordenanças.

6 Há os que, sem razão, procuraram falhas nele;

7 Contudo, ele pecou; mas em verdade vos digo: Eu, o Senhor, perdôo os pecados daqueles que confessam seus pecados perante mim e pedem perdão, se não pecaram para morte.

8 Meus discípulos, nos dias antigos, procuraram pretextos uns contra os outros e em seu coração não se perdoaram; e por esse mal foram afligidos e severamente repreendidos.

9 Portanto digo-vos que vos deveis perdoar uns aos outros; pois aquele que não perdoa a seu irmão suas ofensas está em condenação diante do Senhor; pois nele permanece o pecado maior.

10 Eu, o Senhor, perdoarei a quem desejo perdoar, mas de vós é exigido que perdoeis a todos os homens.

11 E devíeis dizer em vosso coração: Que julgue Deus entre mim e ti e te recompense de acordo com teus feitos.

12 E aquele que não se arrepender de seus pecados e não os confessar, trareis perante a igreja e fareis com ele conforme vos dizem as escrituras, seja por mandamento ou por revelação.

13 E isso fareis para que Deus seja glorificado—não porque não os perdoais, não tendo compaixão, mas para que sejais justificados aos olhos da lei, para que não ofendais aquele que é vosso legislador.

14 Em verdade eu vos digo: Por esse motivo fareis estas coisas.

15 Eis que eu, o Senhor, estava zangado com aquele que foi meu servo, Ezra Booth, e também com meu servo Isaac Morley, porque não guardaram a lei nem o mandamento;

16 Em seu coração procuraram o mal e eu, o Senhor, retive meu Espírito. Condenaram como mau aquilo em que não havia mal; contudo perdoei meu servo Isaac Morley.

17 E também meu servo Edward Partridge—eis que ele pecou e Satanás procura destruir-lhe a alma; mas quando estas coisas se lhes tornarem conhecidas e eles se arrependerem do mal, serão perdoados.

18 E agora, em verdade eu digo que me é conveniente que meu servo Sidney Gilbert, dentro de algumas semanas, retorne a seus negócios e a sua função de agente na terra de Sião;

19 E aquilo que viu e ouviu seja dado a conhecer a meus discípulos, para que não pereçam. E por essa razão disse eu estas coisas.

20 E também vos digo que, para que meu servo Isaac Morley não seja tentado além do que lhe seja possível suportar e aconselhe erradamente, em vosso prejuízo, ordenei que sua fazenda fosse vendida.

21 Não desejo que meu servo Frederick G. Williams venda sua fazenda, porque eu, o Senhor, desejo manter na terra de Kirtland uma posição firme pelo espaço de cinco anos, nos quais não derrubarei os iníquos, a fim de, assim, poder salvar alguns.

22 E depois disso eu, o Senhor, não considerarei culpado qualquer que vá à terra de Sião com o coração aberto; pois eu, o Senhor, exijo o coração dos filhos dos homens.

23 Eis que o tempo presente se chama hoje até a vinda do Filho do Homem e, em verdade, é um dia de sacrifício e um dia para o dízimo de meu povo; pois aquele que paga o dízimo não será queimado na sua vinda.

24 Porque depois de hoje vem a queima—falando à maneira do Senhor—pois em verdade eu digo que amanhã todos os soberbos e os que praticam iniqüidade serão como o restolho; e queimá-los-ei, pois sou o Senhor dos Exércitos, e não pouparei quem permanecer em Babilônia.

25 Portanto, se credes em mim, trabalhareis enquanto é hoje.

26 E não é conveniente que meus servos Newel K. Whitney e Sidney Gilbert vendam sua loja e os bens que aqui possuem, porque isso não é prudente até que o restante da igreja que aqui se encontra suba para a terra de Sião.

27 Eis que minhas leis dizem, ou seja, proíbem contrair dívidas com vossos inimigos;

28 Mas eis que em tempo algum se diz que o Senhor não poderá tomar quando quiser e pagar como lhe aprouver.

29 Portanto, como sois agentes, estais a serviço do Senhor; e tudo o que fazeis de acordo com a vontade do Senhor é negócio do Senhor.

30 E ele escolheu-vos para suprirdes a seus santos nestes últimos dias, a fim de que obtenham uma herança na terra de Sião.

31 E eis que eu, o Senhor, vos declaro—e minhas palavras são certas e não falharão—que eles irão obtê-la.

32 Todas as coisas, porém, deverão realizar-se a seu tempo.

33 Portanto não vos canseis de fazer o bem, porque estais lançando o alicerce de uma grande obra. E de pequenas coisas provém aquilo que é grande.

34 Eis que o Senhor requer o coração e uma mente solícita; e os que são solícitos e obedientes comerão do bem da terra de Sião nestes últimos dias.

35 E os rebeldes serão cortados da terra de Sião e afastados e não herdarão a terra.

36 Pois em verdade eu digo que os rebeldes não são do sangue de Efraim; portanto serão extirpados.

37 Eis que eu, o Senhor, fiz minha igreja, nestes últimos dias, semelhante a um juiz sentado sobre um monte ou um lugar alto para julgar as nações.

38 Pois acontecerá que os habitantes de Sião julgarão todas as coisas pertinentes a Sião.

39 E por eles pôr-se-ão à prova os mentirosos e hipócritas e conhecer-se-ão os que não forem apóstolos e profetas.

40 E até o bispo, que é um juiz, e seus conselheiros, se não forem fiéis em suas mordomias, serão condenados; e outros serão postos em seu lugar.

41 Pois eis que vos digo que Sião florescerá e a glória do Senhor estará sobre ela;

42 E será um estandarte para o povo e a ela virão de todas as nações debaixo do céu.

43 E chegará o dia em que as nações da Terra estremecerão por causa dela e temerão por causa de seus homens terríveis. O Senhor disse-o. Amém.

SEÇÃO 65

Revelação dada por intermédio de Joseph Smith, o Profeta, em Hiram, Estado de Ohio, em outubro de 1831 ( History of the Church 1:218). O Profeta chama esta revelação de oração.

1–2, As chaves do reino de Deus são conferidas ao homem na Terra; a causa do evangelho triunfará;

3–6, No milênio, o reino do céu virá unir-se ao reino de Deus na Terra.

1 ESCUTAI e ouvi uma voz como a de alguém enviado do alto, que é forte e poderoso, cujas idas chegam aos confins da Terra, sim, cuja voz se dirige aos homens: Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas.

2 As chaves do reino de Deus foram confiadas ao homem na Terra e daí rolará o evangelho até os confins da Terra, como a pedra cortada da montanha, sem mãos, rolará até encher toda a Terra.

3 Sim, uma voz clamando: Preparai o caminho do Senhor, preparai a ceia do Cordeiro, aprontai-vos para o Esposo.

4 Orai ao Senhor, invocai seu santo nome, divulgai suas obras maravilhosas entre o povo.

5 Invocai o Senhor, para que seu reino siga pela Terra e seus habitantes recebam-no e estejam preparados para os dias que virão, nos quais o Filho do Homem descerá no céu, revestido do esplendor de sua glória, para encontrar o reino de Deus que está estabelecido na Terra.

6 Portanto, que o reino de Deus vá avante para que venha o reino dos céus, a fim de que tu, ó Deus, sejas glorificado no céu e na Terra; que teus inimigos sejam subjugados; pois tua é a honra, o poder e a glória para todo o sempre. Amém.

SEÇÃO 66

Revelação dada por intermédio de Joseph Smith, o Profeta, em Orange, Estado de Ohio, em 25 de outubro de 1831 ( History of the Church 1:219–221). Era o primeiro dia de uma importante conferência. Prefaciando esta revelação, o Profeta escreveu: "Por solicitação de William E. McLellin, inquiri o Senhor e recebi o que se segue" ( History of the Church 1:220).

1–4, O convênio eterno é a plenitude do evangelho;

5–8, Os élderes devem pregar, testificar e arrazoar com o povo;

9–13, O trabalho fiel no ministério garante a herança da vida eterna.

1 EIS que assim diz o Senhor a meu servo William E. McLellin: Bem-aventurado és, visto que te afastaste de tuas iniqüidades e recebeste minhas verdades, diz o Senhor teu Redentor, o Salvador do mundo, sim, de todos os que crêem em meu nome.

2 Em verdade eu te digo: Bem-aventurado és tu por receberes meu convênio eterno, sim, a plenitude do meu evangelho, enviado aos filhos dos homens para que tenham vida e tornem-se participantes das glórias que serão reveladas nos últimos dias, como foi escrito pelos profetas e apóstolos da antigüidade.

3 Em verdade eu te digo, meu servo William, que estás limpo, mas não de todo; arrepende-te, portanto, das coisas que não são agradáveis a minha vista, diz o Senhor, pois o Senhor irá mostrá-las a ti.

4 E agora, em verdade eu, o Senhor, mostrar-te-ei o que desejo em relação a ti, ou seja, qual é minha vontade em relação a ti.

5 Eis que em verdade eu te digo que é minha vontade que proclames o meu evangelho de terra em terra e de cidade em cidade, sim, nas regiões circunvizinhas onde ainda não tiver sido proclamado.

6 Não te detenhas muitos dias neste lugar; não subas ainda à terra de Sião; mas o que puderes enviar, envia; também, não penses em tua propriedade.

7 Vai às terras do leste, presta testemunho em todos os lugares, a todo o povo e em suas sinagogas, arrazoando com o povo.

8 Que meu servo Samuel H. Smith vá contigo; não o abandones e dá-lhe tuas instruções; e o que for fiel se tornará forte em todo lugar; e eu, o Senhor, irei convosco.

9 Impõe as mãos sobre os doentes e recuperar-se-ão. Não regresses até que eu, o Senhor, te ordene. Sê paciente na aflição. Pede e receberás; bate e ser-te-á aberto.

10 Procura não te embaraçar. Abandona toda iniqüidade. Não cometas adultério—tentação que te tem afligido.

11 Obedece a estas palavras, pois são verdadeiras e fiéis; e magnificarás teu ofício e impelirás muita gente a Sião com cânticos de eterna alegria sobre suas cabeças.

12 Persevera nestas coisas até o fim e terás uma coroa de vida eterna à direita de meu Pai, que é cheio de graça e verdade.

13 Em verdade, assim diz o Senhor teu Deus, teu Redentor, sim, Jesus Cristo. Amém.

SEÇÃO 67

Revelação dada por intermédio de Joseph Smith, o Profeta, em Hiram, Estado de Ohio, em novembro de 1831 ( History of the Church 1:224–225). Naquela ocasião realizava-se uma conferência especial e a publicação das revelações já recebidas do Senhor por meio do Profeta foi considerada e aprovada. (Ver cabeçalho da seção 1.) Decidiu-se que Oliver Cowdery e John Whitmer deveriam levar os manuscritos das revelações para Independence, onde W. W. Phelps as publicaria com o título de "Book of Commandments" (Livro de Mandamentos). Muitos dos irmãos prestaram testemunho solene de que as revelações então compiladas para publicação eram realmente verdadeiras, segundo testemunho do Espírito Santo que se derramara sobre eles. O Profeta registra que depois que a revelação conhecida como seção 1 fora recebida, haviam surgido alguns comentários negativos sobre a linguagem usada nas revelações. Seguiu-se esta revelação.

1–3, O Senhor ouve as orações de seus élderes e zela por eles;

4–9, Ele desafia a pessoa mais sábia a duplicar a menor de suas revelações;

10–14, Os élderes fiéis serão vivificados pelo Espírito e verão a face de Deus.

1 EIS aqui, escutai, ó élderes da minha igreja que vos reunistes, cujas orações ouvi e cujo coração conheço e cujos desejos subiram a mim.

2 Olhai! Meus olhos estão sobre vós e os céus e a Terra estão em minhas mãos; e as riquezas da eternidade são minhas e posso dá-las.

3 Esforçastes-vos para crer que receberíeis a bênção que vos fora oferecida; mas eis que em verdade vos digo que havia temores em vosso coração e, em verdade, esta é a razão por que não a recebestes.

4 E agora eu, o Senhor, vos dou um testemunho da veracidade desses mandamentos que estão diante de vós.

5 Vossos olhos têm estado sobre meu servo Joseph Smith Júnior, e sua linguagem e suas imperfeições vós conheceis e em vosso coração tendes procurado conhecimento para exprimir-vos em melhor linguagem do que ele; isto também sabeis.

6 Ora, no Livro de Mandamentos procurai o menor deles e escolhei o mais sábio dentre vós;

7 Ou, se houver entre vós alguém que produza um semelhante, então sereis justificados em dizer que não sabeis se são verdadeiros;

8 Mas se não conseguirdes produzir um semelhante, estareis sob condenação se não testificardes serem eles verdadeiros.





Дата публикования: 2014-11-18; Прочитано: 339 | Нарушение авторского права страницы | Мы поможем в написании вашей работы!



studopedia.org - Студопедия.Орг - 2014-2024 год. Студопедия не является автором материалов, которые размещены. Но предоставляет возможность бесплатного использования (0.03 с)...