Студопедия.Орг Главная | Случайная страница | Контакты | Мы поможем в написании вашей работы!  
 

Tria Prima 8 страница



55 E se receberes mais do que o necessário para teu sustento, entregá-lo-ás a meu armazém, para que todas as coisas sejam feitas de acordo com o que eu disse.

56 Pedirás e minhas escrituras serão dadas como determinei e serão preservadas em segurança;

57 E convém que guardes silêncio a respeito delas e não as ensines até que as tenhas recebido em sua totalidade.

58 E dou-te o mandamento de que, então, as ensines a todos os homens; pois elas serão ensinadas a todas as nações, tribos, línguas e povos.

59 Tomarás as coisas que recebeste, que te foram dadas em minhas escrituras como lei, para que sejam a lei que governará minha igreja;

60 E o que assim fizer será salvo; e o que não o fizer será condenado, caso continue.

61 Se pedires, receberás revelação sobre revelação, conhecimento sobre conhecimento, para que conheças os mistérios e as coisas pacíficas—aquilo que traz alegria, que traz vida eterna.

62 Pedirás e ser-te-á revelado, em meu próprio e devido tempo, onde a Nova Jerusalém será construída.

63 E eis que acontecerá que meus servos serão enviados ao leste e ao oeste, ao norte e ao sul.

64 E mesmo agora, os que forem para o leste ensinem aqueles que se converterem a fugir para o oeste; e isto em conseqüência do que sucederá na Terra e de combinações secretas.

65 Eis que observarás todas estas coisas e grande será tua recompensa; porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino, mas ao mundo não é dado conhecê-los.

66 Observareis as leis que tendes recebido e sereis fiéis.

67 E no futuro recebereis convênios da igreja, os quais serão suficientes para vos estabelecerdes, tanto aqui como na Nova Jerusalém.

68 Portanto aquele que tem falta de sabedoria peça-a a mim; e dar-lhe-ei liberalmente e não o lançarei em rosto.

69 Alegrai-vos e regozijai-vos, porque a vós foi dado o reino; ou, em outras palavras, as chaves da igreja. Assim seja. Amém.

70 Os sacerdotes e os mestres terão suas mordomias, assim como os membros.

71 E as famílias dos élderes ou dos sumos sacerdotes designados para ajudar o bispo, como conselheiros em todas as coisas, receberão seu sustento da propriedade consagrada ao bispo para benefício dos pobres e para outros propósitos, como mencionado antes;

72 Ou receberão uma justa remuneração por todos os seus serviços, seja uma mordomia ou outra coisa—conforme o que os conselheiros e o bispo considerem melhor ou decidam.

73 E o bispo também receberá seu sustento ou uma justa remuneração por todos os seus serviços na igreja.

74 Eis que em verdade vos digo que quaisquer pessoas entre vós que tenham repudiado o cônjuge por causa de fornicação, ou, em outras palavras, se com toda a humildade testificarem diante de vós ser este o caso, não as expulsareis de vosso meio;

75 Mas se descobrirdes que uma pessoa abandonou o cônjuge por causa de adultério e é ela mesma a culpada e seu cônjuge vive, essa pessoa será expulsa de vosso meio.

76 E também vos digo que devereis ser diligentes e cuidadosos em vossas investigações, para que não recebais tais pessoas entre vós, se forem casadas;

77 E se não forem casadas, deverão arrepender-se de todos os pecados; caso contrário, não as recebereis.

78 E também, toda pessoa que pertencer a esta igreja de Cristo esforçar-se-á para guardar todos os mandamentos e convênios da igreja.

79 E acontecerá que, se qualquer dentre vós matar, será entregue para ser julgado de acordo com as leis do país; pois lembrai-vos de que ele não terá perdão; e o caso será provado de acordo com as leis do país.

80 E se qualquer pessoa, homem ou mulher, cometer adultério, será julgada diante de dois ou mais élderes da igreja; e toda palavra contra ele ou ela será confirmada por duas testemunhas da igreja e não do inimigo; mas se houver mais de duas testemunhas, será melhor.

81 Não obstante, a pessoa será condenada pela boca de duas testemunhas; e os élderes apresentarão o caso diante da igreja e a igreja levantará a mão contra ela, para que seja julgada de acordo com a lei de Deus.

82 E se for possível, é necessário que o bispo esteja presente também.

83 E assim fareis em todos os casos que vos forem apresentados.

84 E se um homem ou uma mulher roubar, será entregue à lei do país.

85 E se ele ou ela furtar, será entregue à lei do país.

86 E se ele ou ela mentir, será entregue à lei do país.

87 E se ele ou ela cometer qualquer iniqüidade, será entregue à lei, sim, à lei de Deus.

88 E se teu irmão ou tua irmã te ofender, aparta-te com ele ou ela a sós; e se ele ou ela confessar, reconciliar-vos-eis.

89 Mas se ele ou ela não confessar, ele ou ela será por ti entregue à igreja, não aos membros, mas aos élderes. E isso será feito numa reunião e não perante o mundo.

90 E se teu irmão ou tua irmã ofender a muitos, ele ou ela será repreendido diante de muitos.

91 E se alguém ofender publicamente, será repreendido publicamente, para que se envergonhe. E se não confessar, será entregue à lei de Deus.

92 Se alguém ofender em segredo, será repreendido em segredo, para que tenha oportunidade de confessar em segredo a quem quer que tenha ofendido e a Deus, para que a igreja não fale com reprovação a seu respeito.

93 E assim agireis em todas as coisas.

SEÇÃO 43

Revelação dada por intermédio de Joseph Smith, o Profeta, em Kirtland, Estado de Ohio, em fevereiro de 1831 ( History of the Church 1:154–156). Alguns membros da Igreja estavam, nessa época, sendo perturbados por alguns que falsamente afirmavam ser reveladores. O Profeta inquiriu o Senhor e recebeu esta comunicação dirigida aos élderes da Igreja. A primeira parte trata de assuntos ligados ao governo da Igreja; a última parte contém uma advertência que os élderes devem transmitir às nações da Terra.

1–7, Revelações e mandamentos são dados somente por meio da pessoa designada;

8–14, Os santos são santificados agindo com toda santidade perante o Senhor;

15–22, Os élderes são enviados para clamar arrependimento e preparar os homens para o grande dia do Senhor;

23–28, O Senhor chama os homens por sua própria voz e por meio das forças da natureza;

29–35, Virá o Milênio e o tempo em que Satanás será amarrado.

1 ESCUTAI, ó élderes de minha igreja, e dai ouvidos às palavras que vos direi.

2 Pois eis que em verdade, em verdade vos digo que recebestes um mandamento como lei para minha igreja, por meio daquele que designei para receber mandamentos e revelações de minha mão.

3 E isto sabereis com certeza—que não há qualquer outro designado para receber mandamentos e revelações para vós, até que ele seja levado, se ele permanecer em mim.

4 Mas em verdade, em verdade vos digo que nenhum outro será designado para receber esse dom, a menos que seja por meio dele; pois, se esse dom for dele tirado, ele não terá poder, a não ser para designar outro em seu lugar.

5 E isto vos será por lei: Não recebereis os ensinamentos de qualquer pessoa que os apresente a vós como revelações ou como mandamentos.

6 E isto vos dou para que não sejais enganados, para que saibais que não vêm de mim.

7 Pois em verdade vos digo que aquele que for ordenado por mim entrará pela porta e deverá ser ordenado como eu antes vos disse, para ensinar as revelações que recebestes e que recebereis por meio daquele que designei.

8 E agora, eis que vos dou o mandamento de que, quando estiverdes congregados, deveis instruir-vos e edificar-vos uns aos outros, para que saibais como agir e como dirigir minha igreja, como proceder com respeito aos pontos de minha lei e dos mandamentos que dei.

9 E assim vos tornareis instruídos na lei de minha igreja; e sereis santificados por meio daquilo que recebestes e fareis convênio de que agireis em toda a santidade diante de mim—

10 Para que, se assim fizerdes, glória seja acrescentada ao reino que recebestes. Se assim não fizerdes, até o que recebestes vos será tirado.

11 Purgai a iniqüidade que existe entre vós; santificai-vos perante mim;

12 E, se desejais as glórias do reino, designai meu servo Joseph Smith Júnior, e sustentai-o perante mim pela oração da fé.

13 E também vos digo que, se desejais os mistérios do reino, fornecei-lhe alimento, roupas e tudo o mais de que ele necessitar para fazer o trabalho que lhe ordenei;

14 E se assim não fizerdes, ele permanecerá com aqueles que o receberam, a fim de que para mim mesmo eu reserve um povo puro diante de mim.

15 E também eu digo: Escutai, ó élderes de minha igreja, a quem designei: Não sois enviados para serdes ensinados, mas para ensinardes aos filhos dos homens as coisas que pus em vossas mãos pelo poder de meu Espírito;

16 Sereis ensinados do alto. Santificai-vos e sereis investidos de poder, para que ensineis como falei.

17 Escutai, pois eis que o grande dia do Senhor está perto.

18 Pois aproxima-se o dia em que dos céus o Senhor fará ressoar sua voz; os céus estremecerão e a Terra tremerá; e a trombeta de Deus soará longa e fortemente e dirá às nações adormecidas: Vós, santos, levantai-vos e vivei; vós, pecadores, permanecei e dormi até que eu volte a chamar-vos.

19 Portanto cingi vossos lombos para que não sejais achados entre os iníquos.

20 Elevai a voz sem cessar. Chamai as nações ao arrependimento, tanto velhos como jovens, tanto servos como livres, dizendo: Preparai-vos para o grande dia do Senhor;

21 Pois se eu, que sou homem, elevo minha voz e vos convido ao arrependimento e vós me detestais, o que direis quando vier o dia em que os trovões ecoarem sua voz desde os confins da Terra, falando aos ouvidos de todos os que vivem, dizendo: Arrependei-vos e preparai-vos para o grande dia do Senhor?

22 Sim, e quando os relâmpagos resplandecerem desde o oriente até o ocidente e manifestarem sua voz a todos os que vivem e fizerem zumbir os ouvidos de todos os que ouvem, dizendo estas palavras: Arrependei-vos, porque é chegado o grande dia do Senhor?

23 E também, dos céus o Senhor fará ressoar sua voz, dizendo: Escutai, ó nações da Terra, e ouvi as palavras do Deus que vos criou.

24 Ó vós, nações da Terra, quantas vezes eu quis ajuntar-vos como a galinha ajunta seus pintos debaixo das asas, mas vós não o quisestes!

25 Quantas vezes vos chamei pela boca de meus servos e pelo ministério de anjos e por minha própria voz; e pela voz de trovões e pela voz de relâmpagos e pela voz da tempestade; e pela voz dos terremotos e grandes chuvas de pedra; e pela voz da fome e pestilências de toda espécie; e pelo grande som de uma trombeta e pela voz do julgamento e pela voz da misericórdia, todo o dia; e pela voz da glória e honra e das riquezas da vida eterna quis salvar-vos com salvação eterna, mas vós não o quisestes!

26 Eis que chegado é o dia em que está cheio o cálice da ira de minha indignação.

27 Eis que em verdade vos digo que estas são as palavras do Senhor vosso Deus.

28 Portanto trabalhai, trabalhai na minha vinha pela última vez—pela última vez chamai os habitantes da Terra.

29 Pois em meu próprio e devido tempo virei à Terra com julgamento e o meu povo será redimido e reinará comigo na Terra.

30 Pois o grande Milênio, do qual falei pela boca de meus servos, virá.

31 Pois Satanás será amarrado e, quando for libertado, reinará apenas por pouco tempo e então virá o fim da Terra.

32 E aquele que viver em retidão será transformado num piscar de olhos e a Terra passará como se fosse por fogo.

33 E os iníquos irão para o fogo inextinguível, e seu fim, homem algum na Terra sabe nem nunca saberá, até que compareçam perante mim em julgamento.

34 Escutai estas palavras. Eis que eu sou Jesus Cristo, o Salvador do mundo. Entesourai estas coisas em vosso coração; e que as verdades solenes da eternidade repousem em vossa mente.

35 Sede sóbrios. Guardai todos os meus mandamentos. Assim seja. Amém.

SEÇÃO 44

Revelação dada a Joseph Smith, o Profeta, e a Sidney Rigdon, em Kirtland, Estado de Ohio, em fins de fevereiro de 1831 ( History of the Church 1:157). Cumprindo os requisitos aqui estabelecidos, a Igreja marcou uma conferência para o princípio do mês de junho.

1–3, Os élderes devem reunir-se em conferência;

4–6, Devem organizar-se de acordo com as leis do país e cuidar dos pobres.

1 EIS que assim diz o Senhor a vós, meus servos: É-me conveniente que os élderes de minha igreja sejam convocados, do leste e do oeste, do norte e do sul, por carta ou algum outro meio.

2 E acontecerá que, se forem fiéis e exercerem fé em mim, derramarei meu Espírito sobre eles no dia em que se congregarem.

3 E acontecerá que irão às regiões circunvizinhas e pregarão arrependimento ao povo.

4 E muitos serão convertidos, de maneira que obtereis poder para vos organizar conforme as leis do homem;

5 Para que vossos inimigos não tenham poder sobre vós e sejais preservados em todas as coisas; a fim de que guardeis minhas leis e se quebrem todos os vínculos com os quais o inimigo procura destruir meu povo.

6 Eis que vos digo que deveis visitar os pobres e os necessitados e ministrar-lhes auxílio, para que sejam amparados até que todas as coisas possam ser feitas de acordo com a lei que de mim recebestes. Amém.

SEÇÃO 45

Revelação dada por intermédio de Joseph Smith, o Profeta, à Igreja, em Kirtland, Estado de Ohio, em 7 de março de 1831 ( History of the Church 1:158–163). Prefaciando o registro desta revelação, o Profeta declara que "neste período da Igreja (...) muitos relatos falsos (...) e histórias tolas foram publicados (...) e circularam, (...) para impedir que as pessoas investigassem a obra ou abraçassem a fé. (...) Mas para alegria dos santos, (...) recebi o seguinte" ( History of the Church 1:158).

1–5, Cristo é nosso advogado junto ao Pai;

6–10, O evangelho é um mensageiro para preparar o caminho diante do Senhor;

11–15, Enoque e seus irmãos foram recebidos pelo Senhor;

16–23, Cristo revelou os sinais de sua vinda como dados no Monte das Oliveiras;

24–38, O evangelho será restaurado, cumprir-se-ão os tempos dos gentios e uma enfermidade desoladora cobrirá a terra;

39–47, Sinais, maravilhas e a Ressurreição acompanharão a Segunda Vinda;

48–53, Cristo aparecerá sobre o Monte das Oliveiras e os judeus verão as feridas em suas mãos e pés;

54–59, O Senhor reinará durante o Milênio;

60–62, O Profeta recebe instrução para iniciar a tradução do Novo Testamento por meio da qual importantes informações tornar-se-iam conhecidas;

63–75, É ordenado que os santos se reúnam e construam a Nova Jerusalém, para onde acorrerão pessoas de todas as nações.

1 ESCUTAI, ó povo de minha igreja, a quem foi dado o reino; escutai e dai ouvidos àquele que estabeleceu os fundamentos da Terra, que fez os céus e todas as suas hostes, e por quem foram feitas todas as coisas que vivem e se movem e têm seu ser.

2 E também digo: Escutai minha voz, para que a morte não vos surpreenda; na hora que menos esperais o verão terá passado, a colheita estará terminada e vossa alma não estará salva.

3 Ouvi aquele que é o advogado junto ao Pai, que está pleiteando vossa causa perante ele—

4 Dizendo: Pai, contempla os sofrimentos e a morte daquele que não cometeu pecado, em quem te rejubilaste; contempla o sangue de teu Filho, que foi derramado, o sangue daquele que deste para que fosses glorificado;

5 Portanto, Pai, poupa estes meus irmãos que crêem em meu nome, para que venham a mim e tenham vida eterna.

6 Escutai, ó povo da minha igreja, e vós, élderes, juntos escutai e ouvi minha voz durante o tempo que se chama hoje; e não endureçais o coração;

7 Pois em verdade vos digo que eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, a luz e a vida do mundo—uma luz que resplandece nas trevas e as trevas não a compreendem.

8 Eu vim aos meus e os meus não me receberam; mas a todos os que me receberam dei poder para realizar muitos milagres e para se tornarem os filhos de Deus; e aos que creram em meu nome, dei poder para alcançarem a vida eterna.

9 E assim também mandei ao mundo meu eterno convênio, para ser uma luz para o mundo, para ser um modelo para meu povo e para que os gentios o procurem; e para ser um mensageiro diante de minha face e preparar o caminho diante de mim.

10 Portanto entrai nele; e com aquele que vier eu arrazoarei, como fiz com os homens em dias passados; e mostrar-vos-ei meu forte argumento.

11 Portanto juntos escutai e deixai-me mostrar-vos minha sabedoria—a sabedoria daquele que dizeis ser o Deus de Enoque e de seus irmãos,

12 Que foram apartados da Terra e recebidos em mim—uma cidade reservada até que venha o dia da retidão—dia procurado por todos os homens santos e não encontrado devido a iniqüidades e abominações;

13 E eles confessaram ser estranhos e peregrinos na Terra;

14 Mas receberam a promessa de que o encontrariam e o veriam na carne.

15 Portanto escutai e arrazoarei convosco; e falar-vos-ei e profetizarei como fiz com os homens em dias passados.

16 E mostrá-lo-ei claramente, como a meus discípulos o mostrei quando estive diante deles na carne e falei-lhes, dizendo: Como me tendes perguntado sobre os sinais da minha vinda, no dia em que, nas nuvens dos céus, eu vier em minha glória para cumprir as promessas que fiz a vossos pais,

17 Pois uma vez que tendes considerado como aprisionamento o longo tempo em que vosso espírito esteve ausente de vosso corpo, mostrar-vos-ei como virá o dia da redenção e também a restauração de Israel disperso.

18 E agora vedes este templo situado em Jerusalém, que chamais casa de Deus; e vossos inimigos dizem que essa casa jamais cairá.

19 Mas em verdade vos digo que desolação virá sobre esta geração como um ladrão na noite; e este povo será destruído e dispersado por entre todas as nações.

20 E este templo que agora vedes será derribado, de modo que não ficará pedra sobre pedra.

21 E acontecerá que esta geração de judeus não passará sem que se cumpram todas as desolações de que vos falei em relação a eles.

22 Dizeis saber que o fim do mundo virá; dizeis também saber que os céus e a Terra passarão;

23 E com isto dizeis a verdade, porque assim é; mas estas coisas de que vos falei não passarão até que tudo se cumpra.

24 E isto vos disse concernente a Jerusalém; e quando vier aquele dia, um remanescente será disperso entre todas as nações;

25 Mas serão reunidos outra vez; contudo permanecerão até que os tempos dos gentios se cumpram.

26 E naqueles dias se ouvirá de guerras e rumores de guerras e toda a Terra estará em comoção e o coração dos homens falhará; e dirão que Cristo retarda sua vinda até o fim da Terra.

27 E o amor dos homens esfriará e a iniqüidade será abundante.

28 E quando os tempos dos gentios chegarem, uma luz resplandecerá entre aqueles que se assentam em trevas; e será a plenitude do meu evangelho;

29 Mas eles não a recebem, porque não percebem a luz e desviam de mim o coração por causa dos preceitos dos homens.

30 E nessa geração se cumprirá o tempo dos gentios.

31 E haverá homens nessa geração que não passarão até que vejam uma praga terrível; pois uma doença desoladora cobrirá a terra.

32 Mas os meus discípulos permanecerão em lugares santos e não serão movidos; mas, entre os iníquos, homens levantarão a voz e amaldiçoarão a Deus e morrerão.

33 E haverá terremotos também em diversos lugares e muitas desolações; e ainda assim os homens endurecerão o coração contra mim e levantarão a espada uns contra os outros e matar-se-ão uns aos outros.

34 E quando eu, o Senhor, disse estas palavras aos meus discípulos, eles se perturbaram.

35 E disse-lhes: Não vos perturbeis, porque, quando todas estas coisas acontecerem, sabereis que as promessas que vos foram feitas serão cumpridas.

36 E quando começar a raiar a luz, será para eles como uma parábola que vos mostrarei—

37 Olhais e vedes as figueiras e com vossos olhos as contemplais; e quando começam a brotar e suas folhas estão ainda tenras, dizeis que o verão está próximo;

38 Assim também será no dia em que eles virem todas estas coisas; aí saberão que a hora está próxima.

39 E acontecerá que aquele que me teme estará esperando que venha o grande dia do Senhor, sim, os sinais da vinda do Filho do Homem.

40 E verão sinais e maravilhas, pois serão mostrados em cima nos céus e embaixo na Terra.

41 E verão sangue e fogo e vapores de fumaça.

42 E antes que venha o dia do Senhor, o sol se escurecerá, a lua tornar-se-á em sangue e as estrelas cairão do céu.

43 E o remanescente será reunido neste local;

44 E aí me procurarão e eis que virei; e ver-me-ão nas nuvens do céu, revestido de poder e grande glória, com todos os santos anjos; e quem não me procurar será rejeitado.

45 Mas antes que desça o braço do Senhor, um anjo soará sua trombeta e os santos que dormiram ressurgirão para encontrar-me nas nuvens.

46 Portanto, se dormistes em paz, bem-aventurados sois; porque como agora me vedes e sabeis que eu sou, assim também vireis a mim e vossa alma viverá e vossa redenção será aperfeiçoada; e os santos ressurgirão dos quatro cantos da Terra.

47 Então o braço do Senhor descerá sobre as nações.

48 E então o Senhor assentará o pé sobre este monte e ele será fendido pelo meio; e a Terra tremerá e vacilará de um lado para outro e os céus também estremecerão.

49 E o Senhor fará soar sua voz e todos os confins da Terra ouvi-la-ão; e as nações da Terra prantearão e os que riram verão sua insensatez.

50 E calamidade cobrirá o desdenhador e o escarnecedor será consumido; e os que tiverem procurado a iniqüidade serão cortados e lançados no fogo.

51 E então os judeus irão olhar para mim e dizer: Que feridas são essas em tuas mãos e em teus pés?

52 Aí saberão que eu sou o Senhor, pois dir-lhes-ei: Estas são as feridas com que fui ferido na casa de meus amigos. Eu sou aquele que foi levantado. Eu sou Jesus, que foi crucificado. Eu sou o Filho de Deus.

53 E aí eles prantearão por causa de suas iniqüidades; e lamentar-se-ão por terem perseguido seu rei.

54 E então as nações pagãs serão redimidas e os que não conheceram lei alguma tomarão parte na primeira ressurreição; e ser-lhes-á tolerável.

55 E Satanás será amarrado, para que não tenha lugar no coração dos filhos dos homens.

56 E nesse dia, quando eu vier em minha glória, cumprir-se-á a parábola de que falei, concernente às dez virgens.

57 Pois aqueles que são prudentes e tiverem recebido a verdade e tomado o Santo Espírito por seu guia e não tiverem sido enganados—em verdade vos digo que não serão cortados e lançados no fogo, mas suportarão o dia.

58 E a Terra ser-lhes-á dada por herança e multiplicar-se-ão e tornar-se-ão fortes; e seus filhos crescerão sem pecado para a salvação.

59 Porque o Senhor estará em seu meio e sua glória estará sobre eles; e ele será seu rei e seu legislador.

60 E agora, eis que vos digo que nada mais vos será dado saber concernente a este capítulo, até que o Novo Testamento seja traduzido; e nele todas estas coisas serão dadas a conhecer;

61 Portanto agora vos permito traduzi-lo, para que estejais preparados para as coisas que hão de vir.

62 Pois em verdade vos digo que grandes coisas vos esperam;

63 Ouvis falar de guerras em terras estrangeiras; mas eis que vos digo que estão próximas, sim, a vossas portas; e daqui a não muitos anos ouvireis falar de guerras em vossas próprias terras.

64 Portanto eu, o Senhor, disse: Saí das terras do leste, reuni-vos, ó élderes de minha igreja; ide para as regiões do oeste, chamai os habitantes ao arrependimento e, à medida que eles se arrependerem, estabelecei igrejas para mim.

65 E com um só coração e com um só pensamento, ajuntai vossas riquezas para comprar uma herança que mais tarde vos será designada.

66 E ela será chamada a Nova Jerusalém, uma terra de paz, uma cidade de refúgio, um lugar seguro para os santos do Deus Altíssimo;

67 E a glória do Senhor ali estará e o terror do Senhor também ali estará, tanto que os iníquos não virão a ela; e será chamada Sião.

68 E acontecerá entre os iníquos que todo homem que não tomar sua espada contra seu próximo terá que fugir para Sião, por segurança.





Дата публикования: 2014-11-18; Прочитано: 162 | Нарушение авторского права страницы | Мы поможем в написании вашей работы!



studopedia.org - Студопедия.Орг - 2014-2024 год. Студопедия не является автором материалов, которые размещены. Но предоставляет возможность бесплатного использования (0.043 с)...