Студопедия.Орг Главная | Случайная страница | Контакты | Мы поможем в написании вашей работы!  
 

Tria Prima 5 страница



1–3, Joseph Smith é chamado para ser vidente, tradutor, profeta, apóstolo e élder;

4–8, Sua palavra guiará a causa de Sião;

9–12, Os santos acreditarão nas palavras dele, quando falar por meio do Consolador.

1 EIS que um registro será escrito entre vós; e nele serás chamado vidente, tradutor, profeta, apóstolo de Jesus Cristo, élder da igreja pela vontade de Deus, o Pai, e pela graça de vosso Senhor Jesus Cristo,

2 Sendo inspirado pelo Espírito Santo a lançar o alicerce dela e edificá-la para a santíssima fé.

3 Igreja essa organizada e estabelecida no ano de mil oitocentos e trinta de vosso Senhor, no quarto mês e no sexto dia do mês que é chamado abril.

4 Portanto vós, ou seja, a igreja, dareis ouvidos a todas as palavras e mandamentos que ele vos transmitir à medida que ele os receber, andando em toda santidade diante de mim;

5 Pois suas palavras recebereis como de minha própria boca, com toda paciência e fé.

6 Porque, assim fazendo, as portas do inferno não prevalecerão contra vós; sim, e o Senhor Deus afastará de vós os poderes das trevas e fará tremerem os céus para o vosso bem e para a glória de seu nome.

7 Pois assim diz o Senhor Deus: Inspirei-o a promover a causa de Sião com grande poder voltado para o bem; e conheço sua diligência e ouvi suas orações.

8 Sim, vi seu pranto por Sião e farei com que já não se lamente por ela; pois chegados são os dias de seu regozijo pela remissão de seus pecados e pelas manifestações de minhas bênçãos sobre suas obras.

9 Pois eis que abençoarei todos os que trabalharem em minha vinha com uma grandiosa bênção e eles acreditarão nas palavras dele, que lhe são dadas por meu intermédio, pelo Consolador, o qual manifesta que Jesus foi crucificado por homens pecadores, pelos pecados do mundo, sim, para a remissão de pecados do coração contrito.

10 Portanto é-me conveniente que ele seja ordenado por ti, Oliver Cowdery, meu apóstolo;

11 Sendo esta uma ordenança para ti, que és um élder sob a mão dele, sendo ele o primeiro para ti, para que sejas um élder desta igreja de Cristo, que leva meu nome—

12 E o primeiro pregador desta igreja, para a igreja e perante o mundo, sim, e perante os gentios; sim, isto diz o Senhor Deus, também aos judeus. Amém.

SEÇÃO 22

Revelação dada por intermédio de Joseph Smith, o Profeta, em Manchester, Estado de Nova York, em abril de 1830 ( History of the Church 1:79–80). Esta revelação foi dada à Igreja por causa de alguns que já haviam sido batizados e desejavam unir-se à Igreja sem novo batismo.

1, O batismo é um novo e eterno convênio;

2–4, Requer-se o batismo feito com autoridade.

1 EIS que vos digo que todos os convênios antigos fiz eu com que neste fossem invalidados; e este é um convênio novo e eterno, que era desde o princípio.

2 Portanto, embora seja um homem batizado cem vezes, de nada lhe aproveita, pois não podeis entrar pela porta estreita por meio da lei de Moisés nem por vossas obras mortas.

3 Pois foi por causa de vossas obras mortas que fiz com que este último convênio e esta igreja me fossem edificados, como nos dias antigos.

4 Portanto entrai pela porta, como ordenei, e não procureis aconselhar a vosso Deus. Amém.

SEÇÃO 23

Revelação dada por intermédio de Joseph Smith, o Profeta, em Manchester, Estado de Nova York, em abril de 1830, a Oliver Cowdery, Hyrum Smith, Samuel H. Smith, Joseph Smith Sênior e Joseph Knight Sênior. ( History of the Church 1:80). Como resultado do desejo sincero, das cinco pessoas mencionadas, de saber quais os seus respectivos deveres, o Profeta consultou o Senhor e recebeu esta revelação.

1–7, Estes primeiros discípulos são chamados para pregar, exortar e fortalecer a Igreja.

1 EIS que te digo algumas palavras, Oliver. Eis que abençoado és e não estás sob condenação alguma. Acautela-te, porém, contra o orgulho, para que não caias em tentação.

2 Dá a conhecer teu chamado à igreja e também ao mundo; e teu coração será aberto para pregar a verdade de agora em diante e para sempre. Amém.

3 Eis que te digo algumas palavras, Hyrum; pois também não estás sob condenação alguma e teu coração está aberto e tua língua desatada; e teu chamado é para exortar e fortalecer a igreja continuamente. Portanto teu dever será para com a igreja eternamente; e isto por causa de tua família. Amém.

4 Eis que te digo algumas palavras, Samuel; pois também não estás sob condenação alguma e teu chamado é para exortar e fortalecer a igreja; e ainda não foste chamado para pregar ao mundo. Amém.

5 Eis que te digo algumas palavras, Joseph; pois também não estás sob condenação alguma e teu chamado também é para exortar e fortalecer a igreja; e este será teu dever de agora em diante e para sempre. Amém.

6 Eis que te declaro, Joseph Knight, por estas palavras, que deves tomar tua cruz e, ao tomá-la, deves orar vocalmente perante o mundo, assim como em segredo e no seio de tua família e entre teus amigos e em todos os locais.

7 E eis que é teu dever unir-te à igreja verdadeira e fazer com que tuas palavras sejam continuamente de exortação, para que recebas a recompensa do trabalhador. Amém.

SEÇÃO 24

Revelação dada a Joseph Smith, o Profeta, e Oliver Cowdery, em Harmony, Estado da Pensilvânia, em julho de 1830 ( History of the Church 1:101–103). Embora menos de quatro meses houvessem decorrido desde a organização da Igreja, a perseguição tornara-se intensa e os líderes tiveram que buscar segurança, escondendo-se parte do tempo. As três revelações seguintes foram dadas nesta ocasião a fim de fortalecê-los, encorajá-los e instruí-los.

1–9, Joseph Smith é chamado para traduzir, pregar e explicar as escrituras;

10–12, Oliver Cowdery é chamado para pregar o evangelho;

13–19, Revelada a lei relativa a milagres, maldições, sacudir o pó dos pés e não levar bolsa nem alforje.

1 EIS que foste chamado e escolhido para escrever o Livro de Mórmon e para meu ministério; e livrei-te de tuas aflições e aconselhei-te, pelo que tens sido livrado de todos os teus inimigos e dos poderes de Satanás e das trevas!

2 Contudo não tens desculpa para tuas transgressões; portanto vai e não peques mais.

3 Magnifica teu ofício; e após haveres semeado teus campos e os teres protegido, vai depressa à igreja que está em Colesville, Fayette e Manchester e eles sustentar-te-ão; e abençoá-los-ei tanto espiritual como materialmente;

4 Mas, caso não te recebam, enviarei sobre eles maldição em vez de bênção.

5 E continuarás a invocar a Deus em meu nome e a escrever as coisas que te serão dadas pelo Consolador e a explicar todas as escrituras à igreja.

6 E no momento preciso ser-te-á dado o que hás de dizer e escrever; e eles deverão ouvir; caso contrário, enviar-lhes-ei maldição em vez de bênção.

7 Pois tu servirás exclusivamente a Sião; e nisto terás força.

8 Sê paciente nas aflições, pois terás muitas; suporta-as, contudo, pois eis que estou contigo até o fim dos teus dias.

9 E nas obras terrenas não terás força, porque teu chamado não é esse. Dedica-te a teu chamado e terás com o que magnificar teu ofício e explicar todas as escrituras e continuar impondo as mãos e confirmando as igrejas.

10 E teu irmão Oliver continuará levando meu nome diante do mundo e da igreja. E não deverá supor que possa falar em demasia sobre a minha causa; e eis que estou com ele até o fim.

11 Em mim terá glória e não em si mesmo, seja em fraqueza ou em força, em cativeiro ou liberdade.

12 E em todos os tempos e em todos os locais abrirá a boca e anunciará meu evangelho como com a voz de uma trombeta, tanto de dia como à noite. E dar-lhe-ei uma força que não é conhecida entre os homens.

13 Não soliciteis milagres a não ser que eu vos ordene, exceto para expulsar demônios, curar os enfermos e contra serpentes venenosas e contra venenos mortíferos;

14 E estas coisas não fareis, a não ser que vos sejam pedidas por aqueles que as desejarem, a fim de que se cumpram as escrituras; pois agireis de acordo com o que está escrito.

15 E onde quer que entrardes e não vos receberem em meu nome, deixareis maldição em vez de bênção, sacudindo o pó de vossos pés, em testemunho contra eles e limpando os pés pelo caminho.

16 E acontecerá que a quem vos deitar as mãos com violência, ordenareis que seja afligido em meu nome; e eis que, de acordo com vossas palavras, eu o ferirei em meu próprio e devido tempo.

17 E quem contra ti comparecer perante a lei, pela lei será amaldiçoado.

18 E não levarás bolsa nem alforje nem bordões nem duas túnicas, porque a igreja te dará, no momento exato, a comida e o vestuário e os sapatos e o dinheiro e o alforje de que necessitares.

19 Pois tu és chamado para podar vigorosamente a minha vinha, sim, pela última vez; sim, e também todos aqueles a quem ordenaste; e eles seguirão estas normas. Amém.

SEÇÃO 25

Revelação dada por intermédio de Joseph Smith, o Profeta, em Harmony, Estado da Pensilvânia, em julho de 1830 ( History of the Church 1:103–104). (Ver o cabeçalho da seção 24.) Esta revelação transmite a vontade do Senhor a Emma Smith, mulher do profeta.

1–6, Emma Smith, uma mulher eleita, é chamada para ajudar e consolar o marido;

7–11, Ela também é chamada para escrever, explicar as escrituras e selecionar hinos;

12–14, O canto dos justos é uma prece ao Senhor;

15–16, Os princípios de obediência contidos nesta revelação aplicam-se a todos.

1 ESCUTA a voz do Senhor teu Deus, enquanto me dirijo a ti, Emma Smith, minha filha; pois em verdade eu te digo: Todos os que recebem meu evangelho são filhos e filhas em meu reino.

2 Dou-te uma revelação com respeito a minha vontade; e se fores fiel e andares nos caminhos da virtude perante mim, preservar-te-ei a vida e receberás uma herança em Sião.

3 Eis que teus pecados te são perdoados e és uma mulher eleita, a quem chamei.

4 Não murmures por causa das coisas que não viste, porque foram ocultas a ti e ao mundo, o que considero sábio para um tempo futuro.

5 O dever de teu chamado será confortar meu servo Joseph Smith Júnior, teu marido, em suas aflições, com palavras consoladoras, com espírito de mansidão.

6 E quando ele viajar, irás com ele; e servir-lhe-ás de escrevente enquanto não houver quem o faça, para que eu possa enviar o meu servo Oliver Cowdery aonde eu desejar.

7 E serás ordenada sob suas mãos para explicar as escrituras e exortar a igreja, conforme te for revelado pelo meu Espírito.

8 Pois ele imporá as mãos sobre ti e receberás o Espírito Santo e teu tempo será dedicado a escrever e a aprender muito.

9 E não precisas temer, porque teu marido te apoiará na igreja; pois seu chamado é para benefício deles, a fim de que lhes sejam reveladas todas as coisas que eu desejar, de acordo com sua fé.

10 E em verdade eu te digo que deverás deixar as coisas deste mundo e buscar as coisas de um melhor.

11 E também te será concedido fazer uma seleção de hinos sacros para serem usados em minha igreja conforme te for dado, o que me é agradável.

12 Porque minha alma se deleita com o canto do coração; sim, o canto dos justos é uma prece a mim e será respondido com uma bênção sobre sua cabeça.

13 Portanto rejubila-te e alegra-te e apega-te aos convênios que fizeste.

14 Continua em espírito de mansidão, acautelando-te contra o orgulho. Que tua alma se deleite em teu marido e na glória que sobre ele virá.

15 Guarda meus mandamentos continuamente e receberás uma coroa de retidão. E, a não ser que faças isso, onde estou não poderás vir.

16 E em verdade, em verdade eu te digo que esta é minha voz para todos. Amém.

SEÇÃO 26

Revelação dada a Joseph Smith, o Profeta, a Oliver Cowdery e a John Whitmer, em Harmony, Estado da Pensilvânia, em julho de 1830 ( History of the Church 1:104). (Ver cabeçalho da seção 24.)

1, Eles são instruídos a estudar as escrituras e a pregar;

2, Confirmada a lei do comum acordo.

1 EIS que vos digo que devereis dedicar vosso tempo ao estudo das escrituras e à pregação e à confirmação da igreja em Colesville; e à realização de vossos labores na terra, como é requerido, até depois de irdes ao oeste a fim de realizar a próxima conferência; então vos será dado saber o que fareis.

2 E todas as coisas serão feitas de comum acordo na igreja, por meio de muita oração e fé, pois todas as coisas recebereis pela fé. Amém.

SEÇÃO 27

Revelação dada a Joseph Smith, o Profeta, em Harmony, Estado da Pensilvânia, em agosto de 1830 ( History of the Church 1:106–108). Em preparação para um serviço religioso em que o sacramento do pão e do vinho seria administrado, Joseph saiu à procura de vinho. Encontrou um mensageiro celeste e recebeu esta revelação, parte da qual foi escrita na ocasião; o restante foi escrito no mês de setembro seguinte. Agora se usa água em vez de vinho nos serviços sacramentais da Igreja.

1–4, Indicados os emblemas a serem usados na distribuição do sacramento;

5–14, Cristo e seus servos de todas as dispensações participarão do sacramento;

15–18, Revesti-vos de toda a armadura de Deus.

1 OUVI a voz de Jesus Cristo, vosso Senhor, vosso Deus e vosso Redentor, cuja palavra é viva e poderosa.

2 Pois eis que vos digo que não importa o que se come ou o que se bebe ao participar do sacramento, se o fizerdes com os olhos fitos na minha glória—lembrando perante o Pai o meu corpo, que foi sacrificado por vós, e o meu sangue, que foi derramado para a remissão de vossos pecados.

3 Portanto um mandamento vos dou, que não compreis vinho nem bebida forte de vossos inimigos;

4 Portanto nenhum tomareis, a não ser que seja novo, feito por vós, sim, neste reino de meu Pai que será edificado na Terra.

5 Eis que nisto há sabedoria; portanto não vos maravilheis, porque virá a hora em que, na Terra, beberei do fruto da vide convosco e com Morôni, a quem enviei para vos revelar o Livro de Mórmon, que contém a plenitude do meu evangelho eterno, e a quem confiei as chaves do registro da vara de Efraim;

6 E também com Elias, a quem confiei as chaves para restaurar todas as coisas mencionadas pela boca de todos os santos profetas, desde o princípio do mundo, concernentes aos últimos dias;

7 E também João, o filho de Zacarias, Zacarias esse que ele (Elias) visitou, dando-lhe a promessa de um filho que se chamaria João e que seria cheio do espírito de Elias;

8 E esse João enviei a vós, meus servos Joseph Smith Júnior e Oliver Cowdery, para ordenar-vos ao primeiro sacerdócio que recebestes, a fim de que fôsseis chamados e ordenados como foi Aarão;

9 E também Elias, o profeta, a quem confiei as chaves do poder de conversão do coração dos pais aos filhos e do coração dos filhos aos pais, para que toda a Terra não fosse ferida com maldição;

10 E também com José e Jacó e Isaque e Abraão, vossos pais, por meio de quem as promessas permanecem;

11 E também com Miguel, ou seja, Adão, o pai de todos, o príncipe de todos, o ancião de dias;

12 E também com Pedro e Tiago e João, que vos enviei, por intermédio de quem vos ordenei e confirmei para serdes apóstolos e testemunhas especiais de meu nome e para portardes as chaves de vosso ministério e das mesmas coisas que a eles revelei;

13 A quem confiei as chaves de meu reino e uma dispensação do evangelho para os últimos tempos; e para a plenitude dos tempos, quando reunirei em uma todas as coisas, tanto as que estão no céu como as que estão na Terra;

14 E também com todos os que, do mundo, o Pai me deu.

15 Portanto alegrai-vos e rejubilai-vos e cingi os lombos e tomai sobre vós toda a minha armadura, para que possais resistir no dia mau, havendo feito tudo, a fim de subsistirdes.

16 Estai, pois, firmes, tendo cingidos os lombos com a verdade, tendo vestida a couraça da retidão e calçados os pés com a preparação do evangelho da paz, o qual, para vos confiar, enviei meus anjos;

17 Tomando o escudo da fé com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados dos iníquos;

18 E tomai o capacete da salvação e a espada de meu Espírito, que derramarei sobre vós, e minha palavra, que vos revelo; e concordai acerca de todas as coisas que me pedirdes; e sede fiéis até que eu venha e sereis arrebatados, para que onde eu estiver estejais vós também. Amém.

SEÇÃO 28

Revelação dada por intermédio de Joseph Smith, o Profeta, a Oliver Cowdery, em Fayette, Estado de Nova York, em setembro de 1830 ( History of the Church 1:109–111). Hiram Page, um membro da Igreja, possuía uma certa pedra e afirmava estar recebendo revelações por meio dela a respeito da edificação de Sião e da ordem da Igreja. Vários membros haviam sido enganados por essas alegações e até Oliver Cowdery fora erroneamente influenciado por elas. Pouco antes da data marcada para uma conferência, o Profeta inquiriu fervorosamente o Senhor sobre o assunto e recebeu esta revelação.

1–7, Joseph Smith possui as chaves dos mistérios e somente ele recebe revelações para a Igreja;

8–10, Oliver Cowdery deverá pregar aos lamanitas;

11–16, Satanás engana Hiram Page e dá-lhe revelações falsas.

1 EIS que te digo, Oliver, que te será concedido ser ouvido pela igreja em todas as coisas que lhes ensinares por meio do Consolador, a respeito das revelações e dos mandamentos que dei.

2 Mas eis que em verdade, em verdade eu te digo: Ninguém será designado para receber mandamentos e revelações nesta igreja, a não ser meu servo Joseph Smith Júnior porque ele as recebe como Moisés.

3 E tu serás obediente às coisas que eu lhe der, tal como Aarão, para declarar fielmente à igreja, com poder e autoridade, os mandamentos e as revelações.

4 E se em toda e qualquer ocasião fores levado pelo Consolador a falar ou a ensinar, por meio de mandamento à igreja, poderás fazê-lo.

5 Não deverás, porém, escrever por meio de mandamento, mas segundo a sabedoria;

6 E não darás ordens àquele que está acima de ti e à frente da igreja;

7 Pois dei a ele as chaves dos mistérios e as revelações que estão seladas, até que lhes designe outro em seu lugar.

8 E agora, eis que eu te digo que irás aos lamanitas para pregar-lhes meu evangelho; e se aceitarem os teus ensinamentos, estabelecerás entre eles a minha igreja; e receberás revelações, mas não as escreverás como mandamentos.

9 E agora, eis que te digo que não foi revelado e nenhum homem sabe onde será construída a cidade de Sião, mas será revelado mais tarde. Eis que te digo que será nas fronteiras, próximo aos lamanitas.

10 Não deverás deixar este local até depois da conferência; e meu servo Joseph será designado, pela voz da conferência, para presidi-la; e o que ele te disser, falarás.

11 E também, deverás procurar teu irmão Hiram Page, em particular, e dizer-lhe que as coisas que ele escreveu por meio daquela pedra não procedem de mim; e que Satanás o iludiu;

12 Pois eis que essas coisas não lhe foram designadas e a ninguém desta igreja será designada qualquer coisa contrária aos convênios da igreja.

13 Pois todas as coisas na igreja devem ser feitas em ordem e de comum acordo e pela oração da fé.

14 E ajudarás a resolver todas essas coisas, de acordo com os convênios da igreja, antes de iniciares tua viagem entre os lamanitas.

15 E desde o momento em que partires até regressares, ser-te-á indicado o que fazer.

16 E deverás abrir a boca em todas as ocasiões, declarando meu evangelho em tom de regozijo. Amém.

SEÇÃO 29

Revelação dada por intermédio de Joseph Smith, o Profeta, na presença de seis élderes, em Fayette, Estado de Nova York, em setembro de 1830 ( History of the Church 1:111–115). Esta revelação foi recebida alguns dias antes da conferência iniciada em 27 de setembro de 1830.

1–8, Cristo reúne seus eleitos;

9–11, Sua vinda inaugura o Milênio;

12–13, Os Doze julgarão toda a Israel;

14–21, Sinais, pragas e desolações precederão a Segunda Vinda;

22–28, A última ressurreição e o julgamento final seguir-se-ão ao Milênio;

29–35, Todas as coisas são espirituais para o Senhor;

36–39, O diabo e suas hostes foram expulsos do céu para tentar o homem;

40–45, A queda e a expiação trazem a salvação;

46–50, As criancinhas são redimidas por meio da expiação.

1 DAI ouvidos à voz de Jesus Cristo, vosso Redentor, o Grande Eu Sou, cujo braço de misericórdia expiou vossos pecados;

2 Que ajuntará seu povo, assim como a galinha ajunta sob as asas seus pintinhos, sim, tantos quantos atenderem a minha voz e se humilharem perante mim e invocarem-me em fervorosa oração.

3 Eis que em verdade, em verdade vos digo que neste momento vossos pecados vos são perdoados e por isso recebeis estas coisas; mas lembrai-vos de não mais pecar para que não vos sobrevenham perigos.

4 Em verdade vos digo que sois escolhidos dentre os do mundo para declarardes meu evangelho com som de regozijo, com a voz como de uma trombeta.

5 Rejubilai-vos e alegrai-vos, porque estou no meio de vós e sou vosso advogado junto ao Pai; e é de seu agrado dar-vos o reino.

6 E, como está escrito: Tudo o que pedirdes com fé, estando unidos em oração, de acordo com minhas ordens, recebereis.

7 E vós sois chamados para efetuardes a reunião de meus eleitos; pois meus eleitos ouvem minha voz e não endurecem o coração.

8 Portanto o Pai decretou que serão reunidos em um mesmo local na face desta terra, a fim de preparar-lhes o coração e para que estejam prontos em todas as coisas para o dia em que tribulações e desolações forem enviadas sobre os iníquos.

9 Porque a hora está próxima e logo vem o dia em que a Terra estará madura; e todos os soberbos e os que praticam iniqüidade serão como o restolho; e queimá-los-ei, diz o Senhor dos Exércitos, para que não haja iniqüidade sobre a Terra;

10 Porque a hora está próxima e aquilo que foi dito por meus apóstolos deve ser cumprido; pois como disseram, assim há de acontecer;

11 Pois revelar-me-ei do céu com poder e grande glória, com todas as suas hostes, e em justiça habitarei com os homens na Terra por mil anos; e os iníquos não permanecerão.

12 E também em verdade, em verdade vos digo que foi proclamado em firme decreto, pela vontade do Pai, que meus apóstolos, os Doze que estiveram comigo em meu ministério em Jerusalém, postar-se-ão a minha direita, no dia de minha vinda em um pilar de fogo, estando trajados com mantos de retidão, com coroas na cabeça, em glória como eu estou, para julgar toda a casa de Israel, sim, todos os que me amaram e guardaram meus mandamentos; e ninguém mais.

13 Pois uma trombeta soará longa e estrondosamente, sim, como no Monte Sinai; e toda a Terra estremecerá e eles surgirão—sim, os mortos que morreram em mim, para receber a coroa de retidão e serem vestidos, assim como eu, a fim de estarem comigo, para que sejamos um.

14 Mas eis que vos digo que, antes que venha esse grande dia, o sol escurecerá e a lua tornar-se-á em sangue e as estrelas cairão do céu e haverá maiores sinais acima no céu e embaixo na Terra.

15 E haverá choro e gemidos entre as hostes dos homens;

16 E será enviada uma grande chuva de pedras para destruir as colheitas da Terra.

17 E acontecerá, por causa da iniqüidade do mundo, que eu me vingarei dos ímpios, pois não se arrependerão; porque o cálice de minha indignação está repleto e eis que meu sangue não os purificará se eles não me ouvirem.

18 Portanto eu, o Senhor Deus, mandarei moscas sobre a face da Terra, as quais se apoderarão de seus habitantes, comer-lhes-ão a carne e farão com que neles se criem bicheiras;

19 E a língua deles será refreada para que não falem contra mim; e sua carne desprender-se-á dos ossos e seus olhos cairão das órbitas;





Дата публикования: 2014-11-18; Прочитано: 146 | Нарушение авторского права страницы | Мы поможем в написании вашей работы!



studopedia.org - Студопедия.Орг - 2014-2024 год. Студопедия не является автором материалов, которые размещены. Но предоставляет возможность бесплатного использования (0.03 с)...