Студопедия.Орг Главная | Случайная страница | Контакты | Мы поможем в написании вашей работы!  
 

Tria Prima 11 страница



9 Sim, uma ceia da casa do Senhor, bem preparada, para a qual todas as nações serão convidadas.

10 Primeiro o rico e o instruído, o sábio e o nobre;

11 E depois vem o dia do meu poder; então o pobre, o coxo e o cego e o surdo virão às bodas do Cordeiro e participarão da ceia do Senhor, preparada para o grande dia que virá.

12 Eis que eu, o Senhor, o disse.

13 E para que o testemunho saia de Sião, sim, da boca da cidade da herança de Deus—

14 Sim, por essa razão mandei-vos aqui e escolhi meu servo Edward Partridge e designei-lhe sua missão nesta terra.

15 Mas se ele não se arrepender de seus pecados, que são incredulidade e cegueira de coração, que se acautele para não cair.

16 Eis que lhe é dada sua missão e não será dada outra vez.

17 E quem tem essa missão é designado para ser juiz em Israel, como nos tempos antigos, para dividir as terras da herança de Deus entre seus filhos;

18 E para julgar seu povo pelo testemunho dos justos e com a assistência de seus conselheiros, de acordo com as leis do reino, que são dadas pelos profetas de Deus.

19 Pois em verdade vos digo: Minha lei será observada nesta terra.

20 Que ninguém se julgue governante; mas que governe Deus o que julga, de acordo com sua própria vontade ou, em outras palavras, o que aconselha ou se assenta na cadeira de juiz.

21 Que ninguém quebre as leis do país, porque o que guarda as leis de Deus não tem necessidade de quebrar as leis do país.

22 Portanto sujeitai-vos aos poderes existentes até que reine aquele cujo direito é reinar; e subjugue todos os inimigos sob seus pés.

23 Eis que as leis que recebestes de minha mão são as leis da igreja e, como tal, considerá-las-eis. Eis que aqui há sabedoria.

24 E agora, como falei a respeito de meu servo Edward Partridge, esta terra é a terra de sua residência e dos que ele nomeou como seus conselheiros; e também a terra da residência daquele a quem designei para cuidar de meu armazém;

25 Portanto, que tragam suas famílias para esta terra, como decidirem entre eles e mim.

26 Pois eis que não é conveniente que em todas as coisas eu mande; pois o que é compelido em todas as coisas é servo indolente e não sábio; portanto não recebe recompensa.

27 Em verdade eu digo: Os homens devem ocupar-se zelosamente numa boa causa e fazer muitas coisas de sua livre e espontânea vontade e realizar muita retidão.

28 Pois neles está o poder e nisso são seus próprios árbitros. E se os homens fizerem o bem, de modo algum perderão sua recompensa.

29 Mas o que nada faz até que seja mandado e recebe um mandamento com o coração duvidoso e guarda-o com indolência, é condenado.

30 Quem sou eu que fiz o homem, diz o Senhor, para considerar inocente o que não obedece aos meus mandamentos?

31 Quem sou eu, diz o Senhor, para prometer e não cumprir?

32 Eu mando, e os homens não obedecem; revogo, e eles não recebem a bênção.

33 Depois dizem em seu coração: Esta não é a obra do Senhor, porque suas promessas não se cumprem. Mas ai deles, porque sua recompensa os espreita de baixo e não de cima.

34 E agora eu vos dou mais instruções com respeito a esta terra.

35 Considero conveniente que meu servo Martin Harris dê o exemplo à igreja, entregando seu dinheiro ao bispo da igreja.

36 E também esta é uma lei para todo homem que vier para esta terra a fim de receber uma herança; e ele fará com seu dinheiro o que a lei determinar.

37 E é prudente também que se comprem terras em Independence para o armazém e também para a tipografia.

38 E outras instruções com respeito ao meu servo Martin Harris ser-lhe-ão dadas pelo Espírito, para que ele receba sua herança como lhe aprouver;

39 E que se arrependa de seus pecados, pois procura o louvor do mundo.

40 E também que meu servo William W. Phelps ocupe o cargo para o qual o designei e receba sua herança na terra;

41 E também ele precisa arrepender-se porque eu, o Senhor, não estou satisfeito com ele, pois procura sobressair-se e não é suficientemente humilde perante mim.

42 Eis que aquele que se arrependeu de seus pecados é perdoado e eu, o Senhor, deles não mais me lembro.

43 Desta maneira sabereis se um homem se arrepende de seus pecados—eis que ele os confessará e abandonará.

44 E agora, em verdade falo a respeito dos demais élderes de minha igreja; não chegará, por muitos anos, a hora de receberem sua herança nesta terra, a não ser que o desejem pela oração da fé e segundo o que lhes for designado pelo Senhor.

45 Pois eis que dos confins da Terra reunirão os povos.

46 Portanto congregai-vos; e os que não forem designados para permanecer nesta terra, que preguem o evangelho nas regiões circunvizinhas; e depois disso, que regressem a seus lares.

47 Que preguem pelo caminho e prestem testemunho da verdade em todos os lugares, chamando ao arrependimento os ricos, os nobres e os plebeus e os pobres.

48 E que edifiquem igrejas, se os habitantes da Terra se arrependerem.

49 E que pela voz da igreja seja nomeado um agente para a igreja de Ohio, a fim de receber dinheiro para a compra de terras em Sião.

50 E dou ao meu servo, Sidney Rigdon, o mandamento de fazer por escrito uma descrição da terra de Sião e uma exposição da vontade de Deus, como lhe for manifestada pelo Espírito;

51 E uma epístola e uma subscrição, para serem apresentadas a todas as igrejas com o fim de obter dinheiro para ser entregue nas mãos do bispo ou do agente, como lhe parecer melhor ou como determinar, com o propósito de comprar terras para herança dos filhos de Deus.

52 Pois eis que em verdade vos digo que o Senhor deseja que os discípulos e os filhos dos homens abram o coração para comprar toda esta região o mais depressa possível.

53 Eis que aqui há sabedoria. Que façam isto; do contrário não receberão qualquer herança, a não ser por derramamento de sangue.

54 E também, quando se obtiverem terras, que se envie trabalhadores de toda classe a esta terra, a fim de trabalharem para os santos de Deus.

55 Que todas essas coisas sejam feitas em ordem; e que os privilégios das terras sejam anunciados de tempos em tempos pelo bispo ou pelo agente da igreja.

56 E que o trabalho da reunião não seja feito às pressas nem fugindo, mas seja feito conforme aconselharem os élderes da igreja nas conferências, de acordo com o conhecimento que eles receberem de tempos em tempos.

57 E que meu servo Sidney Rigdon consagre e dedique ao Senhor esta terra e o local para o templo.

58 E que se convoque uma conferência; e que depois os meus servos Sidney Rigdon e Joseph Smith Júnior regressem; e também Oliver Cowdery com eles, para concluírem o restante da obra que lhes designei em sua própria terra; e o restante, como for determinado pelas conferências.

59 E que nenhum homem regresse desta terra sem testificar pelo caminho aquilo que sabe e em que seguramente acredita.

60 E que seja tirado de Ziba Peterson o que lhe foi conferido; e que ele permaneça como membro da igreja e trabalhe com as próprias mãos, juntamente com os irmãos, até que seja suficientemente castigado por todos os seus pecados, pois ele não os confessa e pensa escondê-los.

61 Que os demais élderes desta igreja, que estão vindo para esta terra, alguns dos quais são extremamente abençoados, também realizem uma conferência nesta terra.

62 E que meu servo Edward Partridge dirija a conferência que será realizada por eles.

63 E que também regressem pregando o evangelho pelo caminho, testificando quanto às coisas que lhes forem reveladas.

64 Pois, em verdade, o som deverá partir deste lugar para todo o mundo e para os confins da Terra—o evangelho deverá ser pregado a toda criatura; e sinais seguirão os que crerem.

65 E eis que o Filho do Homem vem. Amém.

SEÇÃO 59

Revelação dada por intermédio de Joseph Smith, o Profeta, em Sião, Condado de Jackson, Estado de Missouri, em 7 de agosto de 1831 ( History of the Church 1:196–201). Precedendo o registro desta revelação, o Profeta descreve a terra de Sião, onde o povo se achava então reunido. Consagrou-se a terra conforme o Senhor ordenara e dedicou-se o local para o futuro templo. O Senhor aplica estes mandamentos especialmente aos santos de Sião.

1–4, Os santos fiéis de Sião serão abençoados;

5–8, Devem amar e servir ao Senhor e guardar seus mandamentos;

9–19, Santificando o dia do Senhor, os santos serão abençoados material e espiritualmente;

20–24, Promete-se aos justos paz nesse mundo e vida eterna no mundo vindouro.

1 EIS que, diz o Senhor, bem-aventurados são os que subiram a esta terra com os olhos fitos na minha glória, de acordo com meus mandamentos.

2 Porque os que viverem herdarão a Terra e os que morrerem descansarão de todos os seus labores e suas obras segui-los-ão; e nas mansões de meu Pai, que lhes preparei, receberão uma coroa.

3 Sim, bem-aventurados aqueles cujos pés estão sobre a terra de Sião, que obedeceram a meu evangelho; pois receberão como recompensa as coisas boas da terra e ela produzirá com sua força.

4 E também serão coroados com bênçãos do alto, sim, e com mandamentos, não poucos, e com revelações em seu tempo—aqueles que são fiéis e diligentes perante mim.

5 Portanto dou-lhes um mandamento que diz assim: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de todo o teu poder, mente e força; e em nome de Jesus Cristo servi-lo-ás.

6 Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não furtarás nem cometerás adultério nem matarás nem farás coisa alguma semelhante.

7 Agradecerás ao Senhor teu Deus em todas as coisas.

8 Oferecerás um sacrifício ao Senhor teu Deus em retidão, sim, um coração quebrantado e um espírito contrito.

9 E para que mais plenamente te conserves limpo das manchas do mundo, irás à casa de oração e oferecerás teus sacramentos no meu dia santificado;

10 Porque em verdade este é um dia designado para descansares de teus labores e prestares tua devoção ao Altíssimo;

11 Contudo teus votos serão oferecidos em retidão todos os dias e em todos os momentos;

12 Lembra-te, porém, de que no dia do Senhor oferecerás tuas oblações e teus sacramentos ao Altíssimo, confessando teus pecados a teus irmãos e perante o Senhor.

13 E nesse dia não farás qualquer outra coisa; seja teu alimento preparado com singeleza de coração para que teu jejum seja perfeito, ou, em outras palavras, para que tua alegria seja completa.

14 Em verdade, isto é jejum e oração, ou, em outras palavras, regozijo e oração.

15 E se fizerdes estas coisas com ação de graças, com o coração e o semblante alegres, sem muito riso porque isso é pecado, mas com o coração feliz e o semblante alegre—

16 Em verdade eu digo que, se isso fizerdes, a plenitude da Terra será vossa, as feras do campo e as aves do céu e aquilo que sobe nas árvores e anda na terra;

17 Sim, e as ervas e as coisas boas que provêm da terra, sejam para alimento ou para vestuário ou para casas ou para estábulos ou para pomares ou para hortas ou para vinhas;

18 Sim, todas as coisas que provêm da terra, em sua estação, são feitas para o benefício e uso do homem, tanto para agradar aos olhos como para alegrar o coração;

19 Sim, para servir de alimento e para vestuário, para o paladar e o olfato, para fortalecer o corpo e avivar a alma.

20 E agrada a Deus ter dado ao homem todas essas coisas; pois para este fim foram feitas, para serem usadas com discernimento, não com excesso nem por extorsão.

21 E em nada ofende o homem a Deus ou contra ninguém está acesa sua ira, a não ser contra os que não confessam sua mão em todas as coisas e não obedecem a seus mandamentos.

22 Eis que isto está de acordo com a lei e os profetas; portanto não me importuneis mais a respeito deste assunto.

23 Aprendei que aquele que pratica as obras da retidão receberá sua recompensa, sim, paz neste mundo e vida eterna no mundo vindouro.

24 Eu, o Senhor, disse-o e o Espírito testifica. Amém.

SEÇÃO 60

Revelação dada por intermédio de Joseph Smith, o Profeta, no Condado de Jackson, Estado de Missouri, em 8 de agosto de 1831 ( History of the Church 1:201–202). Nessa ocasião, os élderes designados para regressar ao leste desejavam saber como deviam proceder e por que caminho e meio deveriam viajar.

1–9, Os élderes devem pregar o evangelho nas congregações dos iníquos;

10–14, Não devem desperdiçar seu tempo nem enterrar seus talentos;

15–17, Podem lavar os pés como testemunho contra os que rejeitarem o evangelho.

1 EIS que assim diz o Senhor aos élderes de sua igreja, que deverão regressar rapidamente à terra de onde vieram: Eis que me agrada terdes vindo até aqui;

2 Com alguns, porém, não estou satisfeito, porque não abrem a boca; mas escondem o talento que lhes dei, por causa do temor aos homens. Ai desses, porque contra eles está acesa a minha ira.

3 E acontecerá que, se não forem mais fiéis a mim, deles será tirado até aquilo que têm.

4 Porque eu, o Senhor, governo em cima nos céus e entre os exércitos da Terra; e no dia em que eu reunir minhas jóias, todos os homens saberão o que é que revela o poder de Deus.

5 Mas em verdade falar-vos-ei a respeito de vossa viagem à terra de onde viestes. Que seja feita ou comprada uma embarcação, como vos parecer melhor, a mim não importa, e viajai rapidamente para o lugar chamado St. Louis.

6 E que, de lá, meus servos Sidney Rigdon, Joseph Smith Júnior e Oliver Cowdery viajem para Cincinnati;

7 E que nesse lugar levantem a voz e proclamem minha palavra em alta voz, sem ira nem dúvida, levantando mãos santas sobre eles. Porque posso tornar-vos santos e vossos pecados vos são perdoados.

8 E que os demais partam de St. Louis, de dois em dois, e preguem a palavra, sem pressa, entre as congregações dos iníquos, até regressarem às igrejas de onde vieram.

9 E tudo isso para o bem das igrejas; com este intento enviei-os.

10 E que meu servo Edward Partridge destine uma parte do dinheiro que lhe dei a meus élderes que têm ordem de regressar;

11 E aquele que puder, que o restitua por meio do agente; e o que não puder, dele não se exigirá.

12 E agora falo dos outros que hão de vir para esta terra.

13 Eis que eles foram enviados para pregar meu evangelho entre as congregações dos iníquos; portanto dou-lhes o seguinte mandamento: Não desperdiçarás teu tempo nem enterrarás teu talento, de modo que não seja conhecido.

14 E depois que tiveres vindo à terra de Sião e proclamado minha palavra, regressarás rapidamente, proclamando minha palavra entre as congregações dos iníquos, sem pressa, sem ira nem contendas.

15 E sacode o pó de teus pés contra os que não te receberem, não em sua presença, para não provocá-los, mas em segredo; e lava teus pés, como testemunho contra eles no dia do juízo.

16 Eis que isto vos é suficiente e é a vontade daquele que vos enviou.

17 E pela boca de meu servo Joseph Smith Júnior saber-se-á a respeito de Sidney Rigdon e Oliver Cowdery. Quanto ao restante, mais tarde. Assim seja. Amém.

SEÇÃO 61

Revelação dada por intermédio de Joseph Smith, o Profeta, à margem do rio Missouri, em McIlwaine's Bend (Curva de McIlwaine), em 12 de agosto de 1831 ( History of the Church 1:202–205). Em sua viagem de volta a Kirtland, o Profeta e dez élderes tinham descido o rio Missouri em canoas. No terceiro dia de viagem, enfrentaram muitos perigos. O Élder William W. Phelps, em uma visão à luz do dia, viu o destruidor movendo-se com poder sobre a superfície das águas.

1–12, O Senhor decretou muitas destruições sobre as águas;

13–22, João amaldiçoou as águas e o destruidor move-se pela sua superfície;

23–29, Alguns têm poder para comandar as águas;

30–35, Os élderes devem viajar de dois em dois para pregar o evangelho;

36–39, Devem preparar-se para a vinda do Filho do Homem.

1 VEDE e escutai a voz daquele que tem todo o poder, que é de eternidade em eternidade, sim, o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim.

2 Eis que em verdade assim vos diz o Senhor, ó élderes de minha igreja, que estais reunidos neste lugar e cujos pecados vos são agora perdoados, pois eu, o Senhor, perdôo pecados e sou misericordioso para com aqueles que confessam seus pecados com o coração humilde;

3 Mas em verdade vos digo que não é necessário que todo este grupo de meus élderes se mova rapidamente sobre as águas, enquanto os habitantes, em ambos os lados, perecem na incredulidade.

4 Contudo permiti-o, para que pudésseis testificar; eis que há muitos perigos sobre as águas e mais especialmente daqui para a frente;

5 Porque eu, o Senhor, em minha ira decretei muitas destruições sobre as águas; sim, e especialmente sobre estas águas.

6 Contudo, toda carne está em minha mão; e o que dentre vós for fiel não perecerá por meio das águas.

7 Portanto é conveniente que meu servo Sidney Gilbert e meu servo William W. Phelps se apressem na sua incumbência e missão.

8 Contudo eu não podia permitir que partísseis até que tivésseis sido repreendidos por todos os vossos pecados, a fim de que fôsseis um, para que não perecêsseis em iniqüidade;

9 Mas agora, em verdade eu digo: É minha vontade que partais. Portanto, que meus servos Sidney Gilbert e William W. Phelps tomem seus antigos companheiros e viajem rapidamente, para que cumpram sua missão; e pela fé vencerão;

10 E se forem fiéis, serão preservados; e eu, o Senhor, estarei com eles.

11 E que os demais levem as roupas de que necessitarem.

12 Que meu servo Sidney Gilbert leve consigo o que não for indispensável, conforme determinardes.

13 E agora eis que, para vosso bem, vos dei um mandamento concernente a estas coisas; e eu, o Senhor, arrazoarei convosco como com os homens na antigüidade.

14 Eis que eu, o Senhor, no princípio abençoei as águas; nos últimos dias, porém, pela boca de meu servo João, amaldiçoei as águas.

15 Portanto dias virão em que carne alguma estará segura sobre as águas.

16 E dias virão em que se dirá que ninguém poderá subir à terra de Sião sobre as águas, a não ser o que for reto de coração.

17 E como eu, o Senhor, no princípio amaldiçoei a terra, assim nos últimos dias abençoei-a, em seu tempo, para uso de meus santos, a fim de que partilhem de sua gordura.

18 E agora vos dou um mandamento—e o que digo a um digo a todos—de que antecipadamente aviseis vossos irmãos a respeito destas águas, a fim de que, ao viajarem sobre elas, não falhe a sua fé e sejam apanhados em armadilhas;

19 Eu, o Senhor, decretei e o destruidor move-se sobre sua superfície; e não revogo o decreto.

20 Eu, o Senhor, estava irado convosco ontem, mas hoje minha ira desviou-se.

21 Portanto, que aqueles de quem falei viajem apressadamente; novamente vos digo: Que viajem apressadamente.

22 E depois de pouco tempo não me importa como viajem, se por água, se por terra, desde que cumpram sua missão; que se faça de acordo com o que lhes for revelado, segundo seu parecer daqui em diante.

23 E agora, concernente a meus servos Sidney Rigdon, Joseph Smith Júnior e Oliver Cowdery: Que não venham mais sobre as águas, a não ser que seja pelo canal, quando viajarem para suas casas; ou, em outras palavras, não deverão viajar sobre as águas, a não ser pelo canal.

24 Eis que eu, o Senhor, determinei a meus santos a maneira de viajar; e eis que esta é a maneira: que após saírem do canal viajem por terra, sendo que lhes foi ordenado que subam para a terra de Sião;

25 E farão como os filhos de Israel, armando suas tendas pelo caminho.

26 E eis que dareis este mandamento a todos os vossos irmãos.

27 Contudo, àquele a quem é dado poder para comandar as águas, a ele é dado, pelo Espírito, conhecer todos os seus caminhos;

28 Portanto que faça como o Espírito do Deus vivo lhe ordenar, seja na terra ou sobre as águas, conforme eu desejar daqui em diante.

29 E a vós é dado o curso para os santos, ou seja, o caminho pelo qual os santos do acampamento do Senhor deverão viajar.

30 E também em verdade vos digo: Meus servos Sidney Rigdon, Joseph Smith Júnior e Oliver Cowdery não deverão abrir a boca nas congregações dos iníquos, até que cheguem a Cincinnati;

31 E nesse lugar elevarão sua voz a Deus contra esse povo, sim, àquele cuja ira está acesa contra suas iniqüidades, um povo que está quase amadurecido para a destruição.

32 E de lá seguirão rumo às congregações de seus irmãos, porque suas obras são agora mais necessárias entre eles do que nas congregações dos iníquos.

33 E agora, concernente aos demais, que viajem e declarem a palavra entre as congregações dos iníquos, como lhes é manifestada;

34 E se assim fizerem, purificarão suas vestes e ficarão imaculados perante mim.

35 E que viajem juntos, ou de dois em dois, como lhes parecer melhor, mas o meu servo Reynolds Cahoon e o meu servo Samuel H. Smith, com quem me comprazo, não devem ser separados até que voltem para casa; e isto para um sábio propósito meu.

36 E agora, em verdade vos digo e o que digo a um digo a todos: Tende bom ânimo, filhinhos; pois estou no vosso meio e não vos desamparei;

37 E sendo que vos humilhastes perante mim, as bênçãos do reino são vossas.

38 Cingi vossos lombos e vigiai e sede sóbrios, esperando a vinda do Filho do Homem, pois ele virá numa hora em que não pensais.

39 Orai sempre para não entrardes em tentação, para que suporteis o dia de sua vinda, seja na vida ou na morte. Assim seja. Amém.

SEÇÃO 62

Revelação dada por intermédio de Joseph Smith, o Profeta, à margem do rio Missouri, em Chariton, Estado do Missouri, em 13 de agosto de 1831 ( History of the Church 1:205–206). Nesse dia, o Profeta e seu grupo, que viajavam de Independence para Kirtland, encontraram vários élderes que estavam a caminho da terra de Sião e, após alegres saudações, o Profeta recebeu esta revelação.

1–3, Os testemunhos são registrados nos céus;

4–9, Os élderes devem viajar e pregar de acordo com seu discernimento e conforme orientação do Espírito.

1 EIS que, escutai, ó élderes de minha igreja, diz o Senhor vosso Deus, sim, Jesus Cristo, vosso advogado, que conhece as fraquezas dos homens e sabe como socorrer os que são tentados.

2 E em verdade meus olhos estão sobre os que ainda não subiram à terra de Sião; portanto vossa missão ainda não está completa.

3 Não obstante, bem-aventurados sois, porque o testemunho que prestastes está registrado no céu para ser visto pelos anjos; e eles se regozijam por vós e vossos pecados vos são perdoados.

4 E agora continuai vossa viagem. Reuni-vos na terra de Sião; realizai uma reunião e rejubilai-vos juntos e oferecei um sacramento ao Altíssimo.

5 E então podereis regressar para testificar, sim, todos juntos ou de dois em dois, como vos parecer melhor, a mim não importa; somente sede fiéis e anunciai alegres novas aos habitantes da Terra ou entre as congregações dos iníquos.

6 Eis que eu, o Senhor, vos reuni para que se cumprisse a promessa de que aqueles de vós que fossem fiéis seriam preservados e juntos se regozijariam na terra de Missouri. Eu, o Senhor, prometo aos fiéis e não posso mentir.

7 Eu, o Senhor, estou de acordo, se qualquer de vós desejar viajar a cavalo ou em mulas ou em carroças, que receba essa bênção, se a receber da mão do Senhor com um coração grato em todas as coisas.

8 Essas coisas vos são dadas para que as façais com discernimento e conforme as orientações do Espírito.

9 Eis que vosso é o reino. E eis que eu estou sempre com os fiéis. Assim seja. Amém.

SEÇÃO 63

Revelação dada por intermédio de Joseph Smith, o Profeta, em Kirtland, Estado de Ohio, em fins de agosto de 1831 ( History of the Church 1:206–211). O Profeta, Sidney Rigdon e Oliver Cowdery haviam chegado a Kirtland em 27 de agosto, após sua visita ao Estado de Missouri. Prefaciando esta revelação, o Profeta escreveu: "Nesses dias iniciais da Igreja havia um grande desejo de obter-se a palavra do Senhor sobre todos os assuntos que, de alguma forma, diziam respeito a nossa salvação; e como a terra de Sião era então a mais importante questão material em vista, pedi mais informações ao Senhor sobre a reunião dos santos, a compra da terra e outros assuntos" ( History of the Church 1:207).

1–6, Um dia de ira virá sobre os iníquos;





Дата публикования: 2014-11-18; Прочитано: 198 | Нарушение авторского права страницы | Мы поможем в написании вашей работы!



studopedia.org - Студопедия.Орг - 2014-2024 год. Студопедия не является автором материалов, которые размещены. Но предоставляет возможность бесплатного использования (0.03 с)...