Студопедия.Орг Главная | Случайная страница | Контакты | Мы поможем в написании вашей работы!  
 

Tria Prima 16 страница



49 E o mundo todo se acha em pecado e geme sob as trevas e sob o jugo do pecado.

50 E por isto podereis saber que estão sob o jugo do pecado, porque eles não vêm a mim.

51 Porque aquele que não vem a mim está sob o jugo do pecado.

52 E quem não recebe a minha voz não conhece a minha voz e não é meu.

53 E por isto podeis discernir os justos dos iníquos e saber que, neste momento, o mundo todo geme sob o pecado e as trevas.

54 E em tempos passados, vossa mente escureceu-se por causa da descrença e porque tratastes com leviandade as coisas que recebestes—

55 Vaidade e descrença essas que levaram toda a igreja à condenação.

56 E essa condenação encontra-se sobre os filhos de Sião, sim, sobre todos.

57 E eles permanecerão sob essa dessa condenação até que se arrependam e se lembrem do novo convênio, sim, o Livro de Mórmon e os mandamentos anteriores que lhes dei, não somente por palavras, mas agindo de acordo com o que escrevi—

58 Para que produzam frutos dignos do reino de seu Pai; caso contrário, há um flagelo e julgamento a derramar-se sobre os filhos de Sião.

59 Pois contaminarão a minha terra santa os filhos do reino? Em verdade vos digo que não.

60 Em verdade, em verdade vos digo, vós que agora ouvis minhas palavras, que são a minha voz: Bem-aventurados sereis se receberdes estas coisas;

61 Porque vos perdoarei vossos pecados com este mandamento: Que permaneçais firmes em vossa mente, com solenidade e espírito de oração, prestando ao mundo todo testemunho das coisas que vos são comunicadas.

62 Portanto ide por todo o mundo; e ao lugar que não puderdes ir, enviareis, para que o testemunho parta de vós para todo o mundo e a toda criatura.

63 E como disse a meus apóstolos, assim vos digo, porque sois meus apóstolos, sumos sacerdotes de Deus; sois aqueles que o Pai me deu; sois meus amigos;

64 Portanto, como disse a meus apóstolos, também vos digo que toda alma que acreditar em vossas palavras e for batizada pela água para remissão de pecados receberá o Espírito Santo.

65 E estes sinais seguirão os que crerem:

66 Em meu nome realizarão muitas obras maravilhosas;

67 Em meu nome expulsarão demônios;

68 Em meu nome curarão os enfermos;

69 Em meu nome abrirão os olhos dos cegos e os ouvidos dos surdos;

70 E a língua dos mudos falará;

71 E se algum homem lhes administrar veneno, não lhes fará mal;

72 E o veneno de uma serpente não terá poder para lhes fazer mal.

73 Dou-lhes, porém, o mandamento de que não se vangloriem destas coisas nem falem delas diante do mundo; pois estas coisas vos são dadas para vosso proveito e salvação.

74 Em verdade, em verdade vos digo: Aqueles que não acreditarem em vossas palavras e não forem batizados na água em meu nome para remissão de seus pecados, para que recebam o Espírito Santo, serão condenados e não entrarão no reino de meu Pai, onde meu Pai e eu estamos.

75 E esta revelação e mandamento que vos dou entra em vigor neste exato momento para todo o mundo; e o evangelho é para todos os que não o tenham recebido.

76 Mas em verdade eu digo a todos aqueles a quem o reino foi dado: Sois vós que deveis pregar a eles para que se arrependam de suas obras malévolas anteriores; pois devem ser repreendidos por causa de seu coração mau e incrédulo, assim como vossos irmãos de Sião, por terem se rebelado contra vós quando vos enviei.

77 E também vos digo, meus amigos, pois de agora em diante vos chamarei de amigos: É conveniente que eu vos dê este mandamento, a fim de que vos torneis como os meus amigos dos dias em que estava com eles, viajando para pregar o evangelho com o meu poder;

78 Pois não lhes permiti terem bolsa ou alforje nem duas túnicas.

79 Eis que vos envio para provar o mundo; e o trabalhador é digno de seu salário.

80 E não se cansará nem se turvará a mente do homem que sair a pregar este evangelho do reino, nem seu corpo, membros e juntas; nem um fio de seus cabelos cairá sem que se perceba. E não sofrerão fome nem sede.

81 Portanto não vos preocupeis com o amanhã, com o que haveis de comer nem com o que haveis de beber nem com o que haveis de vestir.

82 Olhai para os lírios do campo, como eles crescem: Não trabalham nem fiam; e os reinos do mundo, em toda a sua glória, não se vestem como qualquer deles.

83 Pois vosso Pai, que está no céu, sabe que necessitais de todas essas coisas.

84 Portanto deixai que o amanhã se preocupe com suas próprias coisas.

85 Nem de antemão vos preocupeis com o que haveis de dizer; mas entesourai sempre em vossa mente as palavras de vida e na hora precisa vos será dada a porção que será concedida a cada homem.

86 Portanto, que nenhum homem entre vós leve, de agora em diante, bolsa ou alforje, ao partir para proclamar este evangelho do reino, pois este mandamento é para todos os fiéis que na igreja são chamados por Deus para o ministério.

87 Eis que eu vos envio para repreender o mundo por todas as suas más ações e para instruir quanto a um julgamento futuro.

88 E quem vos receber, lá estarei também, pois irei adiante de vós. Estarei a vossa direita e a vossa esquerda e meu Espírito estará em vosso coração e meus anjos ao vosso redor para vos suster.

89 Quem vos recebe, a mim me recebe; e ele vos alimentará e vos vestirá e vos dará dinheiro.

90 E aquele que vos alimentar ou vos vestir ou vos der dinheiro, de modo algum perderá sua recompensa.

91 Aquele que não fizer essas coisas não é meu discípulo; dessa forma conhecereis meus discípulos.

92 Afastai-vos daquele que não vos receber e, a sós, lavai vossos pés com água, sim, com água pura, seja no calor ou no frio, e isso testificai a vosso Pai que está nos céus; e não volteis para junto daquele homem.

93 E em qualquer povoado ou cidade que entrardes, fazei o mesmo.

94 Contudo, procurai diligentemente e não esmoreçais; e ai da casa ou do povoado ou cidade que vos rejeitar ou rejeitar vossas palavras ou vosso testemunho quanto a mim.

95 Ai, torno a dizer, da casa ou povoado ou cidade que vos rejeitar ou rejeitar vossas palavras ou vosso testemunho de mim;

96 Pois eu, o Todo-Poderoso, deitei as mãos sobre as nações para flagelá-las por suas iniqüidades.

97 E surgirão pragas e não serão tiradas da Terra até que eu tenha completado minha obra, que se abreviará em justiça—

98 Até que todos os que restarem me conheçam, sim, do menor até ao maior; e encham-se do conhecimento do Senhor e vejam olho a olho e ergam suas vozes e juntos cantem este novo cântico, dizendo:

99 O Senhor trouxe Sião outra vez;

O Senhor redimiu seu povo, Israel,

De acordo com a eleição da graça

Que se realizou pela fé

E convênio de seus pais.

100 O Senhor redimiu seu povo;

E Satanás está preso e o tempo já não existe.

O Senhor reuniu todas as coisas em uma.

O Senhor trouxe Sião do alto.

O Senhor ergueu Sião de baixo.

101 A Terra concebeu e deu à luz sua força;

E a verdade está estabelecida em suas entranhas;

E os céus sorriram sobre ela;

E ela está vestida com a glória de seu Deus;

Porque ele está no meio de seu povo.

102 Glória e honra e força e poder

Sejam dados a nosso Deus; porque ele é cheio de misericórdia,

Justiça, graça e verdade e paz

Para todo o sempre. Amém.

103 E também, em verdade, em verdade vos digo: É conveniente que todos os homens que saírem para proclamar meu evangelho eterno, se tiverem família e receberem dinheiro como presente, enviem-no a sua família ou usem-no em benefício dela, como o Senhor os instruir, pois isto me parece bom.

104 E que todos os que receberem dinheiro e não tiverem família, enviem-no ao bispo de Sião ou ao bispo de Ohio, a fim de que seja consagrado para trazer à luz as revelações e para imprimi-las com a finalidade de estabelecer Sião.

105 E se algum homem vos der um casaco ou um traje, tomai o velho e dai-o aos pobres e segui vosso caminho, rejubilando-vos.

106 E se houver algum homem entre vós de Espírito forte, que tome consigo aquele que for fraco, para que seja edificado em toda mansidão a fim de também se tornar forte.

107 Portanto levai convosco os que são ordenados ao sacerdócio menor e enviai-os adiante de vós para marcar compromissos e preparar o caminho e cumprir os compromissos que não puderdes cumprir.

108 Eis que foi assim que meus apóstolos, na antigüidade, edificaram-me a minha igreja.

109 Portanto, que todo homem ocupe seu próprio cargo e trabalhe em seu próprio chamado; e que a cabeça não diga aos pés não ter deles necessidade; porque, sem os pés, como se sustentaria o corpo?

110 Também o corpo tem necessidade de todos os membros, para que todos sejam juntos edificados, a fim de que o sistema se mantenha perfeito.

111 E eis que os sumos sacerdotes devem viajar, assim como os élderes e também os sacerdotes menores; mas os diáconos e os mestres devem ser designados para zelar pela igreja, para serem ministros locais da igreja.

112 E o bispo, Newel K. Whitney, também deve viajar pelas redondezas e por entre todas as igrejas, buscando os pobres a fim de atender a suas necessidades, tornando humildes os ricos e os orgulhosos.

113 Deve também empregar um agente que se encarregue e cuide de seus negócios seculares, conforme sua orientação.

114 Contudo, que o bispo vá à cidade de Nova York e também à cidade de Albany e à cidade de Boston; e advirta o povo dessas cidades com o som do evangelho, em voz alta, da desolação e completa destruição que os aguardam, se rejeitarem estas coisas.

115 Pois se rejeitarem estas coisas, a hora de seu julgamento estará próxima e sua casa se lhes fará deserta.

116 Que ele confie em mim e não será confundido; e nenhum fio de cabelo de sua cabeça cairá sem que se perceba.

117 E em verdade eu digo a vós, o restante de meus servos: Saí, como vos permitirem as circunstâncias, em vossos diversos chamados, indo às grandes e notáveis cidades e povoados, repreendendo o mundo em retidão por todos os seus feitos injustos e ímpios, explicando de modo claro e compreensível a ruína da abominação dos últimos dias.

118 Pois convosco, diz o Senhor Todo-Poderoso, esmiuçarei seus reinos; não somente farei estremecer a Terra, mas também os céus estrelados tremerão.

119 Pois eu, o Senhor, estendi minha mão para exercer os poderes do céu; não podeis vê-lo agora, mas em pouco o vereis e sabereis que eu sou e que virei e reinarei com meu povo.

120 Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. Amém.

SEÇÃO 85

Revelação dada por intermédio de Joseph Smith, o Profeta, em Kirtland, Estado de Ohio, em 27 de novembro de 1832 ( History of the Church 1:298–299). Esta seção é um trecho de uma carta do Profeta a W. W. Phelps, que estava morando em Independence, Estado de Missouri. Foi dada como resposta a perguntas sobre os santos que se haviam mudado para Sião, mas que não haviam recebido sua herança de acordo com a ordem estabelecida na Igreja.

1–5, Devem-se receber as heranças em Sião por meio de consagração;

6–12, Alguém poderoso e forte dará aos santos sua herança em Sião.

1 É DEVER do secretário do Senhor, a quem ele designou, conservar uma história e um registro geral da igreja de todas as coisas que ocorrem em Sião; e de todos os que consagram propriedades e legalmente recebem heranças do bispo;

2 E também seu modo de vida, sua fé e obras; assim como dos apóstatas que apostatarem depois de haver recebido suas heranças.

3 É contrário à vontade e ao mandamento de Deus que os que não recebem sua herança por consagração, de acordo com sua lei, dada por ele para cobrar os dízimos de seu povo a fim de prepará-los para o dia da vingança e queima, tenham seus nomes registrados com o povo de Deus.

4 Não se conservará sua genealogia nem se encontrará nos registros ou na história da igreja.

5 Seus nomes não serão encontrados, nem os nomes dos pais nem os nomes dos filhos escritos no livro da lei de Deus, diz o Senhor dos Exércitos.

6 Assim diz a voz mansa e delicada, que sussurra através de todas as coisas e penetra todas as coisas e muitas vezes faz com que meus ossos estremeçam enquanto se manifesta, dizendo:

7 E acontecerá que eu, o Senhor Deus, enviarei alguém poderoso e forte, tendo na mão o cetro do poder, revestido de luz como um manto, cuja boca proferirá palavras, palavras eternas, ao passo que suas entranhas serão uma fonte de verdade, para pôr em ordem a casa de Deus e repartir por sorte as heranças dos santos, cujos nomes estejam registrados no livro da lei de Deus com os nomes de seus pais e de seus filhos;

8 Enquanto o homem que foi chamado por Deus e designado, que estende a mão para firmar a arca de Deus, cairá pela flecha da morte como uma árvore que é atingida pela flecha vívida do relâmpago.

9 E todos aqueles que não se acharem inscritos no livro de recordações não terão herança alguma naquele dia, mas serão feitos em pedaços e sua porção lhes será designada entre incrédulos, onde há choro e ranger de dentes.

10 Estas coisas não as digo de mim mesmo; portanto, como fala o Senhor, assim ele cumprirá.

11 E aqueles que são do sacerdócio maior, cujos nomes não estão escritos no livro da lei, ou que apostataram, ou que foram eliminados da igreja, assim como o sacerdócio menor ou os membros, naquele dia não encontrarão uma herança entre os santos do Altíssimo;

12 Portanto a eles será feito como aos filhos do sacerdote, como registrado no capítulo dois, versículos sessenta e um e sessenta e dois de Esdras.

SEÇÃO 86

Revelação dada por intermédio de Joseph Smith, o Profeta, em Kirtland, Estado de Ohio, em 6 de dezembro de 1832 ( History of the Church 1:300). Esta revelação foi recebida enquanto o Profeta revisava o manuscrito da tradução da Bíblia.

1–7, O Senhor explica o significado da parábola do trigo e do joio;

8–11, Ele explica a bênção do sacerdócio para os que são herdeiros legais segundo a carne.

1 EM verdade, assim diz o Senhor a vós, meus servos, em relação à parábola do trigo e do joio:

2 Eis que em verdade vos digo que o campo era o mundo; e os apóstolos eram os semeadores das sementes;

3 E depois de terem adormecido, a grande perseguidora da igreja, a apóstata, a prostituta, sim, Babilônia, que faz com que todas as nações bebam de seu cálice, em cujos corações o inimigo, sim, Satanás, assenta-se para reinar—eis que ele semeia o joio; portanto o joio sufoca o trigo e impele a igreja para o deserto.

4 Mas eis que nos últimos dias, sim, agora, enquanto o Senhor está começando a trazer à luz a palavra e a haste está brotando e está ainda tenra—

5 Eis que em verdade vos digo: Os anjos estão clamando ao Senhor dia e noite, pois estão prontos e esperando para ser enviados a ceifar os campos;

6 Diz-lhes, porém, o Senhor: Não arranqueis o joio enquanto a folha estiver ainda tenra (pois em verdade vossa fé é fraca), para que não destruais também o trigo.

7 Portanto deixai que o trigo e o joio cresçam juntos até que a colheita esteja completamente amadurecida; então colhereis primeiramente o trigo dentre o joio e, depois da colheita do trigo, eis que o joio será amarrado em feixes e o campo estará pronto para ser queimado.

8 Portanto assim diz o Senhor a vós, com quem o sacerdócio continuou através da linhagem de vossos pais—

9 Porque sois herdeiros legais segundo a carne e fostes escondidos do mundo com Cristo, em Deus—

10 Portanto vossa vida e o sacerdócio permaneceram; e é necessário que permaneçam por meio de vós e de vossa linhagem, até a restauração de todas as coisas proferidas pela boca de todos os santos profetas desde o princípio do mundo.

11 Portanto bem-aventurados sois se continuais em minha bondade, uma luz para os gentios; e por meio deste sacerdócio, um salvador para meu povo, Israel. O Senhor disse-o. Amém.

SEÇÃO 87

Revelação e profecia sobre guerra, dada por intermédio de Joseph Smith, o Profeta, em 25 de dezembro de 1832 ( History of the Church 1:301–302). Esta seção foi recebida em uma época em que os irmãos estavam refletindo e arrazoando sobre a escravidão africana no continente americano e a escravidão dos filhos dos homens em todo o mundo.

1–4, Prevista a guerra entre os estados do norte e os estados do sul;

5–8, Grandes calamidades sobrevirão a todos os habitantes da Terra.

1 EM verdade, assim diz o Senhor em relação às guerras que logo ocorrerão, a começar pela rebelião da Carolina do Sul que, por fim, terminará com a morte e sofrimento de muitas almas;

2 E chegará o tempo em que a guerra se derramará sobre todas as nações, começando desse lugar.

3 Pois eis que os estados do sul se dividirão contra os estados do norte e os estados do sul recorrerão a outras nações, mesmo à nação da Grã-Bretanha, como é chamada, e eles também recorrerão a outras nações a fim de se defenderem contra outras nações; e então a guerra se derramará sobre todas as nações.

4 E acontecerá, depois de muitos dias, que escravos se levantarão contra seus senhores, os quais serão organizados e treinados para a guerra.

5 E acontecerá também que os remanescentes dos que ficarem na terra se organizarão e se tornarão muito zangados; e afligirão os gentios com dolorosa aflição.

6 E assim, pela espada e por derramamento de sangue, os habitantes da Terra lamentar-se-ão; e com fome e pragas e terremotos e também com o trovão do céu e o violento e vívido relâmpago, os habitantes da Terra sentirão a ira, a indignação e a mão castigadora de um Deus Todo-Poderoso, até que a destruição decretada ponha um fim total a todas as nações;

7 Para que o clamor dos santos e do sangue dos santos cesse de subir da Terra aos ouvidos do Senhor de Sabaote, pedindo que sejam vingados de seus inimigos.

8 Portanto permanecei em lugares santos e não sejais movidos até que venha o dia do Senhor; pois eis que depressa vem, diz o Senhor. Amém.

SEÇÃO 88

Revelação dada por intermédio de Joseph Smith, o Profeta, em Kirtland, Estado de Ohio, em 27 de dezembro de 1832 ( History of the Church 1:302–312). Chamada pelo Profeta de " 'folha de oliveira' (...) tirada da Árvore do Paraíso, a mensagem de paz do Senhor para nós" ( History of the Church 1:316). Parece, pelos registros históricos, que partes desta revelação foram recebidas em 27 e 28 de dezembro de 1832 e 3 de janeiro de 1833.

1–5, Os santos fiéis recebem aquele Consolador, que é a promessa de vida eterna;

6–13, Todas as coisas são controladas e governadas pela Luz de Cristo;

14–16, A Ressurreição vem por meio da Redenção;

17–31, A obediência à lei celestial, terrestre ou telestial prepara os homens para os reinos e glórias respectivos;

32–35, Os que desejarem permanecer no pecado continuarão imundos;

36–41, Todos os reinos são governados por lei;

42–45, Deus deu uma lei para todas as coisas;

46–50, O homem compreenderá até o próprio Deus;

51–61, A parábola do homem que enviou seus servos para o campo e depois os visitou, um por um;

62–73, Aproximai-vos do Senhor e ver-lhe-eis a face;

74–80, Santificai-vos e ensinai-vos uns aos outros as doutrinas do reino;

81–85, Todo homem que tiver sido advertido deverá advertir seu próximo;

86–94, Sinais, convulsão dos elementos e anjos preparam o caminho para a vinda do Senhor;

95–102, Trombetas de anjos chamam os mortos na sua ordem;

103–116, Trombetas de anjos proclamam a restauração do evangelho, a queda de Babilônia e a batalha do grande Deus;

117–126, Buscai conhecimento, estabelecei uma casa de Deus (um templo) e revesti-vos do vínculo da caridade;

127–141, É estabelecida a ordem da Escola dos Profetas, inclusive a ordenança de lava-pés.

1 EM verdade assim vos diz o Senhor, a vós que vos reunistes para saber sua vontade quanto a vós:

2 Eis que isto é agradável a vosso Senhor e os anjos regozijam-se por vossa causa; as esmolas de vossas orações subiram aos ouvidos do Senhor de Sabaote e estão registradas no livro de nomes dos santificados, sim, os do mundo celestial.

3 Portanto, agora vos envio outro Consolador, sim, a vós, meus amigos, para que habite em vosso coração, sim, o Santo Espírito da promessa; esse outro Consolador é o mesmo que prometi a meus discípulos, como registrado no testemunho de João.

4 Esse Consolador é a promessa de vida eterna que vos faço, sim, a glória do reino celestial;

5 Cuja glória é a da igreja do Primogênito, sim, de Deus, o mais santo de todos, por intermédio de Jesus Cristo, seu Filho—

6 Aquele que subiu ao alto, como também desceu abaixo de todas as coisas, no sentido de que compreendeu todas as coisas, para que fosse em tudo e através de todas as coisas, a luz da verdade;

7 Verdade essa que brilha. Essa é a luz de Cristo. Como também ele está no sol e é a luz do sol e o poder pelo qual foi feito.

8 Como também ele está na lua e é a luz da lua e o poder pelo qual foi feita;

9 Como também a luz das estrelas e o poder pelo qual foram feitas;

10 E também a Terra e seu poder, sim, a Terra sobre a qual estais.

11 E a luz que brilha, que vos ilumina, vem por meio daquele que ilumina vossos olhos; e é a mesma luz que vivifica vosso entendimento;

12 Luz essa que procede da presença de Deus para encher a imensidade do espaço—

13 A luz que está em todas as coisas, que dá vida a todas as coisas, que é a lei pela qual todas as coisas são governadas, sim, o poder de Deus, que se assenta em seu trono, que está no seio da eternidade, que está no meio de todas as coisas.

14 Ora, em verdade vos digo que por meio da redenção que foi feita por vós realiza-se a ressurreição dos mortos.

15 E o espírito e o corpo são a alma do homem.

16 E a ressurreição dos mortos é a redenção da alma.

17 E a redenção da alma realiza-se por meio daquele que vivifica todas as coisas, em cujo seio está decretado que os pobres e os mansos da Terra a herdarão.

18 Portanto é necessário que seja santificada de toda a injustiça, a fim de ser preparada para a glória celestial;

19 Pois após ter cumprido o propósito de sua criação, será coroada com glória, sim, com a presença de Deus, o Pai;

20 Para que os corpos que forem do reino celestial possuam-na para todo o sempre; porque com este intento foi feita e criada e com este intento são eles santificados.

21 E os que não forem santificados por meio da lei que vos dei, sim, a lei de Cristo, herdarão outro reino, sim, um reino terrestre ou um reino telestial.

22 Porque aquele que não consegue viver a lei de um reino celestial não consegue suportar uma glória celestial.

23 E aquele que não consegue viver a lei de um reino terrestre não consegue suportar uma glória terrestre.

24 E aquele que não consegue viver a lei de um reino telestial não consegue suportar uma glória telestial; portanto não é digno de um reino de glória. Portanto deve permanecer num reino que não seja um reino de glória.

25 E também, em verdade vos digo que a Terra vive a lei de um reino celestial, porque cumpre o propósito de sua criação e não transgride a lei—

26 Portanto será santificada; sim, embora vá morrer, tornará a ser vivificada e suportará o poder pelo qual será vivificada; e os justos herdá-la-ão.

27 Pois, apesar de morrerem, também tornarão a levantar-se, um corpo espiritual.

28 Aqueles que forem de um espírito celestial receberão o mesmo corpo que era um corpo natural; sim, recebereis vosso corpo e vossa glória será a glória pela qual vosso corpo é vivificado.

29 Vós, que fordes vivificados por uma porção da glória celestial, recebereis sua plenitude.

30 E aqueles que forem vivificados por uma porção da glória terrestre receberão sua plenitude.

31 E também aqueles que forem vivificados por uma porção da glória telestial receberão sua plenitude.

32 E os que restarem também serão vivificados; contudo, regressarão a seu próprio lugar para usufruir aquilo que estiverem dispostos a receber, porque não estavam dispostos a usufruir aquilo que poderiam ter recebido.

33 Pois de que vale a um homem ser-lhe conferida uma dádiva e não a receber? Eis que ele não se regozija no que lhe foi dado nem se regozija naquele que faz a doação.





Дата публикования: 2014-11-18; Прочитано: 206 | Нарушение авторского права страницы | Мы поможем в написании вашей работы!



studopedia.org - Студопедия.Орг - 2014-2024 год. Студопедия не является автором материалов, которые размещены. Но предоставляет возможность бесплатного использования (0.033 с)...