Ñòóäîïåäèÿ.Îðã Ãëàâíàÿ | Ñëó÷àéíàÿ ñòðàíèöà | Êîíòàêòû | Ìû ïîìîæåì â íàïèñàíèè âàøåé ðàáîòû!  
 

Tria Prima 1 ñòðàíèöà



1 Doutrina e Convênios é uma coletânea de revelações divinas e declarações inspiradas, dadas para o estabelecimento e regulamentação do reino de Deus na Terra nos últimos dias. Embora a maioria das seções seja dirigida aos membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, as mensagens, advertências e exortações são para benefício de toda a humanidade e convidam todas as pessoas de todos os lugares para ouvirem a voz do Senhor Jesus Cristo, falando-lhes para o seu bem-estar terreno e sua salvação eterna.

2 A maior parte das revelações desta coletânea foi recebida por intermédio de Joseph Smith, Jr., o primeiro profeta e presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Outras foram dadas por meio de alguns de seus sucessores na Presidência. (Ver cabeçalhos das seções 135, 136 e 138, bem como Declarações Oficiais 1 e 2.)

3 O livro de Doutrina e Convênios é uma das obras-padrão da Igreja, ao lado da Bíblia Sagrada, do Livro de Mórmon e da Pérola de Grande Valor. Entretanto, Doutrina e Convênios é uma obra singular, por não ser a tradução de um documento antigo, mas ter origem moderna; foi dada por Deus por meio de profetas escolhidos para a restauração de sua sagrada obra e para o estabelecimento do reino de Deus na Terra nestes dias. Nas revelações, ouve-se a voz terna, porém firme, do Senhor Jesus Cristo falando de novo na dispensação da plenitude dos tempos; e a obra aqui iniciada é uma preparação para sua segunda vinda, em cumprimento das palavras de todos os santos profetas desde o princípio do mundo e de acordo com elas.

4 Joseph Smith Júnior nasceu em 23 de dezembro de 1805 em Sharon, Condado de Windsor, Estado de Vermont. Ainda criança, mudou-se com a família para Manchester, no oeste do Estado de Nova York. Foi quando morava perto de Manchester, na primavera de 1820, aos quatorze anos de idade, que recebeu sua primeira visão, ocasião em que foi visitado em pessoa por Deus, o Pai Eterno, e seu Filho Jesus Cristo. Foi-lhe dito nessa visão que a verdadeira Igreja de Jesus Cristo, que fora estabelecida na época do Novo Testamento e administrara a plenitude do evangelho, já não existia na Terra. Seguiram-se outras manifestações divinas em que recebeu instruções de muitos anjos; foi-lhe revelado que Deus tinha uma obra especial para ele realizar na Terra e que, por intermédio dele, a Igreja de Jesus Cristo seria restaurada na Terra.

5 Com o decorrer do tempo, Joseph Smith, com a ajuda divina, traduziu e publicou o Livro de Mórmon. Nesse meio tempo, ele e Oliver Cowdery foram ordenados ao Sacerdócio Aarônico por João Batista em maio de 1829 (ver D&C 13) e, pouco depois, foram também ordenados ao Sacerdócio de Melquisedeque pelos antigos apóstolos Pedro, Tiago e João. (Ver D&C 27:12.) Seguiram-se outras ordenações, nas quais Moisés, Elias o profeta, Elias e muitos profetas antigos conferiram-lhes as chaves do sacerdócio. (Ver D&C 110; 128:18, 21.) Essas ordenações foram, na realidade, uma restituição da autoridade divina ao homem na Terra. Em 6 de abril de 1830, sob orientação celestial, o Profeta Joseph Smith organizou a Igreja e, assim, a verdadeira Igreja de Jesus Cristo atua novamente como instituição entre os homens, com autoridade para ensinar o evangelho e administrar as ordenanças de salvação. (Ver Pérola de Grande Valor, Joseph Smith—História 1:1–75 e D&C 20.)

6 Estas revelações sagradas foram recebidas em resposta a orações, em momentos de necessidade, e resultaram de situações da vida de pessoas reais. O Profeta e seus companheiros buscavam orientação divina e estas revelações atestam que eles a recebiam. Nas revelações observam-se a restauração e o desenrolar do evangelho de Jesus Cristo, bem como o início da dispensação da plenitude dos tempos. Nas revelações aparecem também o deslocamento da Igreja em direção ao oeste, saindo dos estados de Nova York e Pensilvânia para os estados de Ohio, Missouri, Illinois e, finalmente, para a Grande Bacia do oeste dos Estados Unidos, bem como a grande luta dos santos na tentativa de edificar Sião na Terra nos tempos modernos.

7 Várias das primeiras seções tratam de assuntos relacionados à tradução e à publicação do Livro de Mórmon. (Ver seções 3, 5, 10, 17 e 19.) Algumas seções posteriores refletem o trabalho do Profeta Joseph Smith ao fazer uma tradução inspirada da Bíblia, durante a qual foram recebidas muitas das importantes seções doutrinárias. (Ver, por exemplo, as seções 37, 45, 73, 76, 77, 86, 91 e 132, todas diretamente relacionadas, de uma forma ou de outra, com a tradução da Bíblia.)

8 Nas revelações, as doutrinas do evangelho são apresentadas com explicações sobre assuntos fundamentais, como a natureza da Trindade, a origem do homem, a realidade da existência de Satanás, o propósito da mortalidade, a necessidade da obediência e do arrependimento, as obras do Santo Espírito, as ordenanças e cerimônias ligadas à salvação, o destino da Terra, as condições futuras do homem após a ressurreição e o julgamento, a eternidade do relacionamento matrimonial e a natureza eterna da família. Da mesma forma, é apresentado o desenvolvimento gradual da estrutura administrativa da Igreja, com o chamado de bispos, da Primeira Presidência, do Conselho dos Doze e dos Setenta, bem como com a criação de outros ofícios e quóruns presidentes. Finalmente, o testemunho prestado sobre Jesus Cristo—sua divindade, majestade, perfeição, seu amor e poder redentor—torna este livro muito valioso para a família humana e mais precioso que as riquezas de toda a Terra.

9 Diversas revelações foram publicadas em 1833 em Sião (Independence), Estado de Missouri, com o título de A Book of Commandments for the Government of the Church of Christ (Livro de Mandamentos para o Governo da Igreja de Cristo). Concernente a essa publicação, os élderes da Igreja prestaram solene testemunho de que o Senhor lhes testificara que as revelações eram verdadeiras. Como o Senhor continuou a se comunicar com seus servos, publicou-se dois anos mais tarde, em Kirtland, Estado de Ohio, uma compilação ampliada, com o título de Doctrine and Covenants of the Church of the Latter Day Saints (Doutrina e Convênios da Igreja dos Santos dos Últimos Dias). A essa publicação de 1835 foi anexado o seguinte testemunho escrito dos Doze Apóstolos:

TESTEMUNHO DOS

DOZE APÓSTOLOS QUANTO À VERACIDADE DO

LIVRO DE DOUTRINA E CONVÊNIOS

1 O Depoimento das Testemunhas quanto ao Livro dos Mandamentos do Senhor, mandamentos esses que Ele deu a Sua Igreja por intermédio de Joseph Smith, Jr., que foi designado pela voz da Igreja para tal propósito:

2 Nós, portanto, desejamos testemunhar a toda a humanidade, a toda criatura da face da Terra, que o Senhor testificou a nossa alma, por meio do Espírito Santo derramado sobre nós, que esses mandamentos foram dados por inspiração de Deus, que são úteis para todos os homens e realmente verdadeiros.

3 Prestamos este testemunho ao mundo com a ajuda do Senhor; e é por meio da graça de Deus, o Pai, e Seu Filho, Jesus Cristo, que nos é concedido o privilégio de prestar este testemunho ao mundo, em que muito nos rejubilamos, orando sempre ao Senhor para que os filhos dos homens se beneficiem dele.

4 Os nomes dos Doze eram:

Thomas B. Marsh

David W. Patten

Brigham Young

Heber C. Kimball

Orson Hyde

Wm. E. McLellin

Parley P. Pratt

Luke S. Johnson

William Smith

Orson Pratt

John F. Boynton

Lyman E. Johnson

5 Em edições posteriores de Doutrina e Convênios, foram acrescentadas outras revelações ou assuntos oficiais conforme recebidos e aceitos por assembléias ou conferências competentes da Igreja.

6 A partir da edição de 1835, foi também incluída uma série de sete lições teológicas intituladas Lectures on Faith (Dissertações sobre a Fé). Essas lições haviam sido preparadas para uso na Escola dos Profetas em Kirtland, Estado de Ohio, de 1834 a 1835. Embora de utilidade como doutrina e instruções, essas dissertações foram excluídas de Doutrina e Convênios a partir da edição de 1921 porque não foram dadas nem apresentadas como revelações a toda a Igreja.

8 É evidente que alguns erros foram perpetuados em edições passadas publicadas em inglês, especialmente nas partes históricas dos cabeçalhos das seções. Assim, esta edição contém correções de datas e nomes de lugares, além de algumas outras correções menores julgadas convenientes. Essas modificações foram feitas com o propósito de harmonizar o material com os documentos históricos. Outras características especiais desta edição incluem o aperfeiçoamento das referências remissivas, dos cabeçalhos e das sinopses das seções; tudo isso visando ajudar os leitores a entenderem a mensagem do Senhor, como apresentada em Doutrina e Convênios, e a rejubilarem-se com ela.

7 As introduções das seções de Doutrina e Convênios contêm referências a History of the Church (História da Igreja). History of the Church é um relato histórico, em sete volumes, de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, de 1820 a 1848. Como esses livros não foram traduzidos e existem apenas em inglês, as citações de History of the Church encontradas nos sumários das seções desta edição de Doutrina e Convênios referem-se aos volumes dessa história em inglês.

ORDEM CRONOLÓGICA DO CONTEÚDO

Data Local Seções

1 1823 Setembro Manchester, Nova York 2

2 1828 Julho Harmony, Pensilvânia 3

Verão Harmony, Pensilvânia 10

3 1829 Fevereiro Harmony, Pensilvânia 4

Março Harmony, Pensilvânia 5

Abril Harmony, Pensilvânia 6, 7, 8, 9

Maio Harmony, Pensilvânia 11, 12, 13

Junho Fayette, Nova York 14, 15, 16, 17, 18

4 1830 Março Manchester, Nova York 19

Abril Fayette, Nova York 20*, 21

Abril Manchester, Nova York 22, 23

Julho Harmony, Pensilvânia 24, 25, 26

Agosto Harmony, Pensilvânia 27

Setembro Fayette, Nova York 28, 29, 30, 31

Outubro Fayette, Nova York 32*, 33

Novembro Fayette, Nova York 34

Dezembro Fayette, Nova York 35, 36, 37

5 1831 Janeiro Fayette, Nova York 38, 39, 40

Fevereiro Kirtland, Ohio 41, 42, 43, 44

Março Kirtland, Ohio 45, 46, 47, 48, 49

Maio Kirtland, Ohio 50

Maio Thompson, Ohio 51

Junho Kirtland, Ohio 52, 53, 54, 55, 56

Julho Sião, Condado de Jackson, Missouri 57

Agosto Sião, Condado de Jackson, Missouri 58, 59, 60

Agosto Junto ao Rio Missouri, Missouri 61, 62

Agosto Kirtland, Ohio 63

Setembro Kirtland, Ohio 64

Outubro Hiram, Ohio 65

Outubro Orange, Ohio 66

Novembro Hiram, Ohio 1, 67, 68, 69, 133

Novembro Kirtland, Ohio 70

Dezembro Hiram, Ohio 71

Dezembro Kirtland, Ohio 72

6 1832 Janeiro Hiram, Ohio 73, 74

Janeiro Amherst, Ohio 75

Fevereiro Hiram, Ohio 76

Março Hiram, Ohio 77, 78, 79, 80, 81

Abril Condado de Jackson, Missouri 82, 83

Abril Independence, Missouri 83

Agosto Hiram, Ohio 99

Setembro Kirtland, Ohio 84

Novembro Kirtland, Ohio 85

Dezembro Kirtland, Ohio 86, 87*, 88

7 1833 Fevereiro Kirtland, Ohio 89

Março Kirtland, Ohio 90, 91, 92

Maio Kirtland, Ohio 93, 94

Junho Kirtland, Ohio 95, 96

Agosto Kirtland, Ohio 97, 98

Outubro Perrysburg, Nova York 100

Dezembro Kirtland, Ohio 101

8 1834 Fevereiro Kirtland, Ohio 102, 103

Abril Kirtland, Ohio 104*

Junho Rio Fishing, Missouri 105

Novembro Kirtland, Ohio 106

9 1835 Março Kirtland, Ohio 107

Agosto Kirtland, Ohio 134

Dezembro Kirtland, Ohio 108

10 1836 Janeiro Kirtland, Ohio 137

Março Kirtland, Ohio 109

Abril Kirtland, Ohio 110

Agosto Salém, Massachusetts 111

11 1837 Julho Kirtland, Ohio 112

12 1838 Março Far West, Missouri 113*

Abril Far West, Missouri 114, 115

Maio Spring Hill, Condado de Daviess, Missouri 116

Julho Far West, Missouri 117, 118, 119, 120

13 1839 Março Cadeia de Liberty, Condado de Clay, Missouri 121, 122, 123

14 1841 Janeiro Nauvoo, Illinois 124

Março Nauvoo, Illinois 125

Julho Nauvoo, Illinois 126

15 1842 Setembro Nauvoo, Illinois 127, 128

16 1843 Fevereiro Nauvoo, Illinois 129

Abril Ramus, Illinois 130

Maio Ramus, Illinois 131

Julho Nauvoo, Illinois 132

17 1844 Junho Nauvoo, Illinois 135

18 1847 Janeiro Winter Quarters (Acampamento de Inverno, agora Nebraska) 136

19 1890 Outubro Salt Lake City, Utah Declaração Oficial—1

20 1918 Outubro Salt Lake City, Utah 138

21 1978 Junho Salt Lake City, Utah Declaração Oficial—2

*No lugar indicado ou em suas proximidades.

DOUTRINA E CONVÊNIOS

Seção:

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

41 42 43 44 45 46 47 48 49 50

51 52 53 54 55 56 57 58 59 60

61 62 63 64 65 66 67 68 69 70

71 72 73 74 75 76 77 78 79 80

81 82 83 84 85 86 87 88 89 90

91 92 93 94 95 96 97 98 99 100

101 102 103 104 105 106 107 108 109 110

111 112 113 114 115 116 117 118 119 120

121 122 123 124 125 126 127 128 129 130

131 132 133 134 135 136 137 138

SEÇÃO 1

Revelação dada por intermédio de Joseph Smith, o Profeta, durante uma conferência especial de élderes da Igreja, realizada em Hiram, Estado de Ohio, em 1º de novembro de 1831 [ History of the Church (História da Igreja) 1:221–224]. Muitas revelações haviam sido recebidas do Senhor antes dessa data e sua compilação para serem publicadas em forma de livro foi um dos principais assuntos aprovados na conferência. Esta seção constitui o prefácio do Senhor às doutrinas, convênios e mandamentos dados nesta dispensação.

1–7, A voz de advertência dirige-se a todos os povos;

8–16, Apostasia e iniqüidade precedem a Segunda Vinda;

17–23, Joseph Smith chamado para restaurar na Terra as verdades e os poderes do Senhor;

24–33, O Livro de Mórmon é trazido à luz e a verdadeira Igreja é estabelecida;

34–36, A paz será tirada da Terra;

37–39, Examinai estes mandamentos.

1 ESCUTAI, ó povo da minha igreja, diz a voz daquele que habita no alto e cujos olhos estão sobre todos os homens; sim, em verdade vos digo: Escutai, ó povos distantes e vós, que estais nas ilhas do mar, escutai juntamente.

2 Pois em verdade a voz do Senhor dirige-se a todos os homens e ninguém há de escapar; e não haverá olho que não veja nem ouvido que não ouça nem coração que não seja penetrado.

3 E os rebeldes serão afligidos com muita tristeza, porque suas iniqüidades serão proclamadas em cima dos telhados e seus feitos secretos serão revelados.

4 E a voz de advertência irá a todos os povos pela boca de meus discípulos, que escolhi nestes últimos dias.

5 E eles irão e ninguém os deterá, porque eu, o Senhor, os mandei ir.

6 Eis que esta é a minha autoridade e a autoridade de meus servos e o meu prefácio ao livro de meus mandamentos, os quais lhes dei para que os publicassem para vós, ó habitantes da Terra.

7 Portanto temei e tremei, ó povos, porque o que eu, o Senhor, neles decretei, neles será cumprido.

8 E em verdade vos digo que àqueles que saírem para levar estas novas aos habitantes da Terra será dado poder para selar, tanto na Terra como nos céus, os incrédulos e rebeldes;

9 Sim, em verdade, selá-los para o dia em que a ira de Deus se derramar sem medida sobre os iníquos—

10 Para o dia em que o Senhor vier recompensar cada homem de acordo com suas obras e medir cada homem com a mesma medida com que ele houver medido seu próximo.

11 Portanto a voz do Senhor chega aos confins da Terra, para que ouçam os que quiserem ouvir:

12 Preparai-vos, preparai-vos para o que está para vir, porque o Senhor está perto;

13 E a ira do Senhor está acesa e sua espada está lavada nos céus e sobre os habitantes da Terra cairá.

14 E o braço do Senhor será revelado; e chegará o dia em que aqueles que não ouvirem a voz do Senhor nem a voz de seus servos nem atenderem às palavras dos profetas e apóstolos serão afastados do meio do povo;

15 Pois desviaram-se de minhas ordenanças e quebraram meu convênio eterno.

16 Não buscam o Senhor para estabelecer sua justiça, mas todo homem anda em seu próprio caminho e segundo a imagem de seu próprio deus, cuja imagem é à semelhança do mundo e cuja substância é a de um ídolo que envelhece e perecerá em Babilônia, sim, Babilônia, a grande, que cairá.

17 Portanto eu, o Senhor, conhecendo as calamidades que adviriam aos habitantes da Terra, chamei meu servo Joseph Smith Júnior e falei-lhe do céu e dei-lhe mandamentos;

18 E também a outros dei mandamentos de proclamar estas coisas ao mundo; e tudo isso para que se cumprisse o que foi escrito pelos profetas—

19 As coisas fracas do mundo virão e abaterão as poderosas e fortes, para que o homem não aconselhe seu próximo nem confie no braço de carne—

20 Que todo homem, porém, fale em nome de Deus, o Senhor, sim, o Salvador do mundo;

21 Para que a fé também aumente na Terra;

22 Para que o meu eterno convênio seja estabelecido;

23 Para que a plenitude do meu evangelho seja proclamada pelos fracos e pelos simples aos confins da Terra e perante reis e governantes.

24 Eis que eu sou Deus e disse-o; estes mandamentos são meus e foram dados a meus servos em sua fraqueza, conforme a sua maneira de falar, para que alcançassem entendimento.

25 E se errassem, isso fosse revelado;

26 E se buscassem sabedoria, fossem instruídos;

27 E se pecassem, fossem repreendidos, para que se arrependessem;

28 E se fossem humildes, fossem fortalecidos e abençoados do alto e recebessem conhecimento de tempos em tempos.

29 Sim, e para que meu servo Joseph Smith Júnior depois de haver recebido o registro dos nefitas, tivesse poder para traduzir, pela misericórdia de Deus, pelo poder de Deus, o Livro de Mórmon.

30 E também para que aqueles a quem foram dados estes mandamentos tivessem poder para estabelecer o alicerce desta igreja e tirá-la da obscuridade e das trevas, a única igreja verdadeira e viva na face de toda a Terra, com a qual eu, o Senhor, me deleito, falando à igreja coletiva e não individualmente—

31 Pois eu, o Senhor, não posso encarar o pecado com o mínimo grau de tolerância;

32 Entretanto, aquele que se arrepender e cumprir os mandamentos do Senhor será perdoado;

33 E aquele que não se arrepender, dele será tirada até a luz que recebeu, pois meu Espírito não contenderá sempre com o homem, diz o Senhor dos Exércitos.

34 E também em verdade vos digo, ó habitantes da Terra: Eu, o Senhor, estou disposto a tornar conhecidas estas coisas a toda carne;

35 Porque não faço acepção de pessoas e desejo que todos os homens saibam que o dia rapidamente se aproxima; ainda não é chegada a hora, mas está perto, em que a paz será tirada da Terra e o diabo terá poder sobre seu próprio domínio.

36 E também o Senhor terá poder sobre seus santos e reinará em seu meio e descerá para julgar Iduméia, ou seja, o mundo.

37 Examinai estes mandamentos, porque são verdadeiros e fiéis; e as profecias e as promessas neles contidas serão todas cumpridas.

38 O que eu, o Senhor, disse está dito e não me desculpo; e ainda que passem os céus e a Terra, minha palavra não passará, mas será toda cumprida, seja pela minha própria voz ou pela voz de meus servos, é o mesmo.

39 Pois eis que o Senhor é Deus e o Espírito testifica; e o testemunho é verdadeiro e a verdade permanece para todo o sempre. Amém.

SEÇÃO 2

Extrato das palavras do anjo Morôni a Joseph Smith, o Profeta, quando este se achava na casa de seu pai em Manchester, Estado de Nova York, na noite de 21 de setembro de 1823 ( History of the Church 1:12). Morôni foi o último de uma longa série de historiadores que escreveram o registro hoje conhecido no mundo como o Livro de Mórmon. (Comparar com Malaquias 4:5–6; também seções 27:9; 110:13–16 e 128:18.)

1, Elias, o profeta, revelará o sacerdócio;

2–3, Plantam-se as promessas dos pais no coração dos filhos.

1 EIS que vos revelarei o Sacerdócio pela mão de Elias, o profeta, antes da vinda do grande e terrível dia do Senhor.

2 E ele plantará no coração dos filhos as promessas feitas aos pais e o coração dos filhos voltar-se-á para seus pais.

3 Se assim não fosse, toda a Terra seria completamente destruída na sua vinda.

SEÇÃO 3

Revelação dada a Joseph Smith, o Profeta, em Harmony, Estado da Pensilvânia, em julho de 1828, referente à perda de 116 páginas do manuscrito traduzido da primeira parte do Livro de Mórmon, chamada Livro de Leí. O Profeta havia permitido, com relutância, que essas páginas passassem de sua custódia à de Martin Harris, que servira por pouco tempo como escrevente na tradução do Livro de Mórmon. A revelação foi dada por meio do Urim e Tumim. ( History of the Church 1:21–23) (Ver seção 10.)

1–4, O caminho do Senhor é um círculo eterno;

5–15, Joseph Smith precisa arrepender-se ou perderá o dom de traduzir;

16–20, O Livro de Mórmon é trazido à luz para salvar a semente de Leí.

1 AS obras e os desígnios e os propósitos de Deus não podem ser frustrados nem podem se dissipar.

2 Porque Deus não anda por veredas tortuosas nem se volta para a direita ou para a esquerda nem se desvia daquilo que disse; portanto suas veredas são retas e seu caminho é um círculo eterno.

3 Lembra-te, lembra-te de que não é a obra de Deus que se frustra, mas a obra dos homens;

4 Pois embora um homem tenha muitas revelações e tenha poder para realizar muitas obras grandiosas, contudo, se ele se vangloriar da própria força e ignorar os conselhos de Deus e seguir os ditames da própria vontade e de seus desejos carnais, cairá e trará sobre si a vingança de um Deus justo.

5 Eis que essas coisas te foram confiadas, mas quão rigorosos foram os mandamentos que recebeste; e lembra-te também das promessas que te foram feitas, caso não os transgredisses.

6 E eis que mui freqüentemente transgrediste os mandamentos e as leis de Deus e seguiste as persuasões dos homens!

7 Pois eis que não devias ter temido mais aos homens do que a Deus. Embora os homens ignorem os conselhos de Deus e desprezem suas palavras—

8 Ainda assim, tu deverias ter sido fiel e ele teria estendido o braço, amparando-te contra todos os dardos flamejantes do adversário; e teria permanecido contigo em todos os momentos de angústia.

9 Eis que tu és Joseph e foste escolhido para fazer a obra do Senhor, mas por causa de transgressão, se não ficares atento, cairás.

10 Lembra-te, porém, de que Deus é misericordioso; portanto arrepende-te do que fizeste contrário ao mandamento que te dei e és ainda escolhido; e és chamado à obra outra vez;

11 A não ser que faças isso, serás abandonado e tornar-te-ás como os outros homens e não mais terás o dom.

12 E quando entregaste aquilo que Deus te deu visão e poder para traduzir, entregaste o que era sagrado nas mãos de um homem iníquo,

13 Que ignorou os conselhos de Deus e quebrou as mais sagradas promessas feitas perante Deus; e confiou no próprio discernimento e vangloriou-se da própria sabedoria.

14 E essa é a razão pela qual perdeste os teus privilégios por certo tempo—

15 Porque permitiste que o conselho de teu orientador fosse pisado desde o princípio.

16 Apesar disso, minha obra avançará, pois como o conhecimento sobre um Salvador veio ao mundo pelo testemunho dos judeus, da mesma forma o conhecimento sobre um Salvador chegará ao meu povo—

17 E aos nefitas e aos jacobitas e aos josefitas e aos zoramitas, pelo testemunho de seus antepassados—

18 E esse testemunho chegará ao conhecimento dos lamanitas e dos lemuelitas e dos ismaelitas, que degeneraram na incredulidade devido à iniqüidade de seus antepassados, a quem o Senhor permitiu que destruíssem seus irmãos, os nefitas, por causa de suas iniqüidades e abominações.

19 E para este fim específico as placas que contêm esses registros foram preservadas—para que se cumprissem as promessas do Senhor a seu povo;

20 E para que os lamanitas tivessem conhecimento de seus antepassados e conhecessem as promessas do Senhor e cressem no evangelho e confiassem nos méritos de Jesus Cristo e fossem glorificados pela fé em seu nome; e para que, pelo seu arrependimento, fossem salvos. Amém.

SEÇÃO 4

Revelação dada por intermédio de Joseph Smith, o Profeta, a seu pai, Joseph Smith Sênior, em Harmony, Estado da Pensilvânia, em fevereiro de 1829 ( History of the Church 1:28).





Äàòà ïóáëèêîâàíèÿ: 2014-11-18; Ïðî÷èòàíî: 150 | Íàðóøåíèå àâòîðñêîãî ïðàâà ñòðàíèöû | Ìû ïîìîæåì â íàïèñàíèè âàøåé ðàáîòû!



studopedia.org - Ñòóäîïåäèÿ.Îðã - 2014-2024 ãîä. Ñòóäîïåäèÿ íå ÿâëÿåòñÿ àâòîðîì ìàòåðèàëîâ, êîòîðûå ðàçìåùåíû. Íî ïðåäîñòàâëÿåò âîçìîæíîñòü áåñïëàòíîãî èñïîëüçîâàíèÿ (0.038 ñ)...