Студопедия.Орг Главная | Случайная страница | Контакты | Мы поможем в написании вашей работы!  
 

Tria Prima 21 страница



9 Se fordes expulsos por transgressão, não podereis escapar às bofetadas de Satanás até o dia da redenção.

10 E agora vos dou poder, a partir deste exato momento, caso qualquer homem dentre vós, que pertença à ordem, seja considerado transgressor e não se arrependa do mal, para entregá-lo às bofetadas de Satanás; e ele não terá poder para vos causar mal.

11 Isto é minha sabedoria; portanto dou-vos o mandamento de que vos organizeis e designeis a todo homem sua mordomia;

12 Para que todo homem me preste contas da mordomia que lhe for designada.

13 Porque é conveniente que eu, o Senhor, faça cada homem responsável como mordomo de bênçãos terrenas que fiz e preparei para minhas criaturas.

14 Eu, o Senhor, estendi os céus e formei a Terra, obra de minhas mãos; e todas as coisas que neles há são minhas.

15 E é meu propósito suprir a meus santos, pois todas as coisas são minhas.

16 Mas é necessário que seja feito a meu modo; e eis que este é o modo que eu, o Senhor, decretei para suprir meus santos, para que os pobres sejam aumentados naquilo que os ricos são diminuídos.

17 Pois a Terra está repleta e há bastante e de sobra; sim, preparei todas as coisas e permiti que os filhos dos homens fossem seus próprios árbitros.

18 Portanto, se algum homem tomar da abundância que fiz e não repartir sua porção com os pobres e os necessitados, de acordo com a lei de meu evangelho, ele, com os iníquos, erguerá seus olhos no inferno, estando em tormento.

19 E agora, em verdade vos digo, com respeito às propriedades da ordem:

20 Que a meu servo Sidney Rigdon sejam designados o lugar em que agora reside e o terreno do curtume como sua mordomia, para seu sustento enquanto estiver trabalhando na minha vinha, de acordo com minha vontade, quando eu lhe ordenar.

21 E que todas as coisas sejam feitas de acordo com o conselho da ordem e pelo consentimento ou voto unânime da ordem radicada na terra de Kirtland.

22 E esta mordomia e bênção, eu, o Senhor, confiro a meu servo Sidney Rigdon como bênção para ele e para sua semente depois dele.

23 E multiplicarei suas bênçãos se for humilde perante mim.

24 E também, que a meu servo Martin Harris e a sua semente depois dele seja designado, como sua mordomia, o terreno que meu servo John Johnson obteve em troca de sua herança anterior;

25 E, se ele for fiel, multiplicarei suas bênçãos e as de sua semente depois dele.

26 E que meu servo Martin Harris dedique seu dinheiro à proclamação de minhas palavras, de acordo com o que meu servo Joseph Smith Júnior instruir.

27 E também, que meu servo Frederick G. Williams receba o lugar em que agora reside.

28 E que meu servo Oliver Cowdery receba o terreno vizinho à casa designada para ser a tipografia, que é o lote número um; e também o terreno em que reside seu pai.

29 E que meus servos Frederick G. Williams e Oliver Cowdery recebam a tipografia e todas as coisas pertencentes a ela.

30 E esta é a mordomia que lhes será designada.

31 E, se forem fiéis, eis que os abençoarei e multiplicarei suas bênçãos.

32 E este é o princípio da mordomia que lhes designei—para eles e para sua semente depois deles.

33 E, se forem fiéis, multiplicarei suas bênçãos e as de sua semente depois deles, sim, uma multiplicidade de bênçãos.

34 E também que meu servo John Johnson receba a casa em que reside e a herança—tudo, exceto a terra reservada para a construção de minhas casas, que pertence a essa herança, e os terrenos designados para meu servo Oliver Cowdery.

35 E, se for fiel, multiplicarei suas bênçãos.

36 E é minha vontade que ele venda os terrenos demarcados para a edificação da cidade de meus santos, conforme lhe for dado saber pela voz do Espírito e segundo o conselho da ordem e pelo voto da ordem.

37 E este é o princípio da mordomia que lhe designei, como bênção para ele e sua semente depois dele.

38 E, se for fiel, derramarei sobre ele uma multiplicidade de bênçãos.

39 E também que a meu servo Newel K. Whitney sejam designadas as casas e o terreno onde agora reside e o terreno e o edifício em que se encontra o estabelecimento mercantil, assim como o lote da esquina ao sul do estabelecimento mercantil e também o terreno onde está situada a fábrica de potassa.

40 E tudo isto designei como a mordomia de meu servo Newel K. Whitney, como uma bênção para ele e sua semente depois dele, em benefício do estabelecimento mercantil da minha ordem, que estabeleci para ser minha estaca na terra de Kirtland.

41 Sim, em verdade esta é a mordomia que designei para meu servo N. K. Whitney, sim, todo este estabelecimento mercantil, para ele e seu agente e sua semente depois dele.

42 E, se for fiel na obediência aos mandamentos que lhe dei, multiplicarei suas bênçãos e as de sua semente depois dele, sim, uma multiplicidade de bênçãos.

43 E também, que seja designado a meu servo Joseph Smith Júnior o terreno que foi demarcado para a construção de minha casa, o qual mede quarenta varas de comprimento por doze de largura, assim como a herança onde agora reside seu pai;

44 E este é o princípio da mordomia que lhe designei, como bênção para ele e para seu pai.

45 Pois eis que reservei uma herança para o sustento de seu pai; portanto ele será contado com a casa de meu servo Joseph Smith Júnior.

46 E multiplicarei as bênçãos da casa de meu servo Joseph Smith Júnior, se for fiel, sim, uma multiplicidade de bênçãos.

47 E agora vos dou um mandamento concernente a Sião, para que já não estejais ligados como ordem unida a vossos irmãos de Sião, a não ser deste modo:

48 Depois de estardes organizados, sereis chamados de Ordem Unida da Estaca de Sião, da cidade de Kirtland. E vossos irmãos, depois de se organizarem, serão chamados de Ordem Unida da Cidade de Sião.

49 E organizar-se-ão em seus próprios nomes e em nome da ordem; e cuidarão de seus negócios em nome da ordem e em seus próprios nomes;

50 E fareis vossos negócios em nome da ordem e em vosso próprio nome.

51 E isto mandei que se fizesse para vossa salvação e também para a salvação deles, em conseqüência de sua expulsão e do que está para vir.

52 Havendo-se quebrado os convênios por transgressão, cobiça e palavras enganosas—

53 Portanto a ordem unida com vossos irmãos está dissolvida, de modo que não estareis ligados a eles, a partir deste momento, a não ser do modo que determinei, por meio de empréstimos, conforme decisão dessa ordem em conselho, segundo permitirem vossas condições e o voto do conselho indicar.

54 E também vos dou um mandamento concernente às mordomias que vos designei.

55 Eis que todas estas propriedades são minhas; do contrário vossa fé é vã e sois considerados hipócritas; e os convênios que fizestes comigo estão quebrados;

56 E se as propriedades são minhas, então sois mordomos; caso contrário, não sois mordomos.

57 Mas em verdade vos digo: Designei-vos para serdes mordomos da minha casa, sim, verdadeiramente mordomos.

58 E por esta razão mandei que vos organizásseis, sim, para imprimirdes minhas palavras, a plenitude de minhas escrituras, as revelações que vos dei e que daqui em diante vos darei de tempos em tempos—

59 Com o propósito de edificar minha igreja e reino na Terra e de preparar meu povo para a época, que está próxima, em que habitarei com eles.

60 E preparareis para vós um lugar para a tesouraria e consagrá-lo-eis ao meu nome.

61 E designareis um dentre vós para manter a tesouraria e ele será ordenado para esta bênção.

62 E haverá um selo sobre a tesouraria e todas as coisas sagradas serão depositadas na tesouraria; e homem algum dentre vós a reivindicará, nem mesmo em parte, porque pertencerá a todos vós de comum acordo.

63 E a partir deste momento vo-la dou; e agora, procurai fazer uso da mordomia que vos designei, excluindo-se as coisas sagradas, com o propósito de imprimir estas coisas sagradas como eu disse.

64 E manter-se-á a receita proveniente das coisas sagradas na tesouraria e pôr-se-á um selo sobre ela; e por ninguém será usada nem retirada da tesouraria nem se soltará o selo que lhe será colocado, a não ser pelo voto da ordem ou por mandamento.

65 E assim conservareis a receita das coisas sagradas na tesouraria, para propósitos sacrossantos.

66 E esta será chamada de tesouraria sagrada do Senhor; e manter-se-á um selo sobre ela, para que seja santa e consagrada ao Senhor.

67 E também será preparada uma outra tesouraria e um tesoureiro será designado como encarregado dela; e sobre ela pôr-se-á um selo;

68 E todos os dinheiros que receberdes em vossa mordomia, provenientes dos melhoramentos que fizerdes nas propriedades que vos designei, sejam casas, terras, animais, ou qualquer outra coisa, com exceção dos escritos santos e sagrados que para mim reservei com propósitos sacrossantos, serão depositados na tesouraria logo que os receberdes, sejam cem ou cinqüenta ou vinte ou dez ou cinco.

69 Ou, em outras palavras, se qualquer homem dentre vós obtiver cinco dólares, que os deposite na tesouraria; ou, se obtiver dez ou vinte ou cinqüenta ou cem, que faça o mesmo;

70 E que ninguém dentre vós diga que lhe pertencem, porque não serão considerados seus, nem mesmo em parte.

71 E parte alguma deles será usada nem retirada da tesouraria, a não ser pelo voto e comum acordo da ordem.

72 E este será o voto e o comum acordo da ordem: Quando qualquer homem dentre vós disser ao tesoureiro: Preciso disto para ajudar-me em minha mordomia—

73 Se forem cinco dólares ou dez dólares ou vinte ou cinqüenta ou cem, o tesoureiro lhe dará a soma requerida para ajudá-lo em sua mordomia—

74 Até que ele seja considerado um transgressor e até que se demonstre claramente perante o conselho da ordem ser ele um mordomo infiel e imprudente.

75 Mas enquanto estiver em plena comunhão com a ordem e for fiel e prudente em sua mordomia, este será o sinal para o tesoureiro de que não lho deve negar.

76 Mas em caso de transgressão, o tesoureiro ficará sujeito ao conselho e ao voto da ordem.

77 E no caso de o tesoureiro ser considerado um mordomo infiel e imprudente, ele ficará sujeito ao conselho e ao voto da ordem e será removido de sua posição; e um outro será designado em seu lugar.

78 E também, em verdade vos digo com respeito a vossas dívidas: Eis que é minha vontade que pagueis todas as vossas dívidas.

79 E é minha vontade que vos humilheis perante mim e alcanceis essa bênção por vossa diligência e humildade e pela oração da fé.

80 E se fordes diligentes e humildes e exercitardes a oração da fé, eis que abrandarei o coração de vossos credores até eu vos enviar meios para liberar-vos.

81 Portanto escrevei rapidamente a Nova York e escrevei conforme vos for ditado pelo meu Espírito; e abrandarei o coração de vossos credores para que desistam de vos afligir.

82 E se fordes humildes e fiéis e invocardes meu nome, eis que vos darei a vitória.

83 Faço-vos a promessa de que desta vez sereis libertados de vossa escravidão.

84 Se tiverdes a oportunidade de tomar dinheiro emprestado por centenas ou milhares, até tomardes emprestado o suficiente para libertar-vos dessa escravidão, podeis fazê-lo.

85 E hipotecai, desta vez, as propriedades que pus em vossas mãos, dando vosso nome de comum acordo como bem vos parecer.

86 Dou-vos permissão esta vez; e eis que, se fizerdes as coisas que vos mostrei, segundo meus mandamentos, o mestre não consentirá que sua casa seja destruída, pois todas essas coisas são minhas e vós sois meus mordomos. Assim seja. Amém.

SEÇÃO 105

Revelação dada por intermédio de Joseph Smith, o Profeta, no rio Fishing, Estado de Missouri, em 22 de junho de 1834 ( History of the Church 2:108–111). A violência das turbas contra os santos de Missouri aumentara e grupos organizados, de diversos condados, haviam declarado sua intenção de destruir o povo. O Profeta viera de Kirtland, à frente do grupo conhecido como Acampamento de Sião, trazendo roupas e provisões. Enquanto este grupo estava acampado perto do rio Fishing, o Profeta recebeu esta revelação.

1–5, Sião será construída em obediência à lei celestial;

6–13, A redenção de Sião é protelada por algum tempo;

14–19, O Senhor lutará as batalhas de Sião;

20–26, Os santos devem ser prudentes e não se vangloriar de grandes obras quando se reúnem;

27–30, Devem ser compradas terras em Jackson e nos condados vizinhos;

31–34, Os élderes devem receber uma investidura na casa do Senhor, em Kirtland;

35–37, Os santos que são chamados e escolhidos serão santificados;

38–41, Os santos devem levantar um estandarte de paz para o mundo.

1 EM verdade vos digo, a vós que vos reunistes a fim de conhecer minha vontade relativa à redenção de meu povo aflito—

2 Eis que vos digo: Se não fosse por suas transgressões, o meu povo, falando a respeito da igreja e não de indivíduos, já poderia ter sido redimido.

3 Mas eis que não aprenderam a ser obedientes às coisas que exigi de suas mãos, mas estão cheios de toda sorte de maldades e não repartem seu sustento com os pobres e aflitos dentre eles, como convém a santos;

4 E não estão unidos segundo a união exigida pela lei do reino celestial;

5 E Sião não pode ser edificada a não ser pelos princípios da lei do reino celestial; de outra forma, não posso recebê-la para mim mesmo.

6 E meu povo precisa ser corrigido até aprender obediência, ainda que seja pelas coisas que sofre.

7 Não falo sobre os que são designados para conduzir meu povo, que são os primeiros élderes de minha igreja, porque não estão todos sob esta condenação;

8 Mas falo sobre minhas igrejas em outros lugares. Muitos há que dirão: Onde está o Deus deles? Eis que ele os livrará em tempos de dificuldade ou não subiremos a Sião e guardaremos nosso dinheiro.

9 Portanto, em conseqüência das transgressões de meu povo, é conveniente para mim que meus élderes esperem um pouco a redenção de Sião—

10 Para que estejam preparados e para que meu povo seja ensinado mais perfeitamente e tenha experiência e conheça mais perfeitamente os seus deveres e as coisas que exijo de suas mãos.

11 E isso não poderá acontecer até que meus élderes sejam investidos de poder do alto.

12 Pois eis que preparei uma grande investidura e bênção para derramar sobre eles, se forem fiéis e perseverarem em humildade diante de mim.

13 Portanto é conveniente para mim que meus élderes esperem algum tempo pela redenção de Sião.

14 Porque eis que não exijo de suas mãos que lutem as batalhas de Sião; porque, como disse num mandamento anterior, assim também farei—lutarei vossas batalhas.

15 Eis que enviei o destruidor para destruir e assolar meus inimigos; e em poucos anos já não existirão para profanar minha herança e blasfemar meu nome nas terras que consagrei para a reunião de meus santos.

16 Eis que mandei meu servo Joseph Smith Júnior dizer à força de minha casa, sim, meus guerreiros, meus jovens e os homens de meia-idade, que se reunissem para a redenção de meu povo e derrubassem as torres de meus inimigos e dispersassem seus atalaias;

17 Mas a força de minha casa não deu ouvidos a minhas palavras.

18 Mas, sendo que há alguns que deram ouvidos a minhas palavras, preparei uma bênção e uma investidura para eles, caso continuem fiéis.

19 Ouvi suas orações e aceitarei sua oferta; a mim convém que sejam trazidos até aqui para uma prova de sua fé.

20 E agora, em verdade vos digo: Dou-vos o mandamento de que todos os que subiram até aqui e puderem permanecer nas regiões circunvizinhas, que o façam;

21 E os que não puderem ficar, que têm famílias no leste, que permaneçam por algum tempo, conforme o que meu servo Joseph lhes indicar;

22 Pois aconselhá-lo-ei quanto a este assunto e todas as coisas que ele lhes declarar serão cumpridas.

23 E que todo o meu povo que habita as regiões circunvizinhas seja muito fiel e fervoroso e humilde perante mim; e não revelem as coisas que lhes revelei, até que me pareça prudente que sejam reveladas.

24 Não faleis de julgamentos nem vos vanglorieis da fé ou de obras grandiosas, mas reuni-vos prudentemente, tanto quanto possível numa determinada região, considerando os sentimentos do povo;

25 E eis que vos concederei favor e graça a seus olhos, para que desfruteis paz e segurança enquanto dizeis ao povo: Praticai juízo e justiça para conosco, de acordo com a lei, e reparai os agravos que sofremos.

26 Ora, eis que vos digo, meus amigos: Deste modo encontrareis favor aos olhos do povo, até que o exército de Israel se torne muito numeroso.

27 E de tempos em tempos abrandarei o coração do povo, como abrandei o coração do Faraó, até que meu servo Joseph Smith Júnior e meus élderes, a quem designei, tenham tempo para reunir a força de minha casa;

28 E tenham enviado homens prudentes para cumprir o que ordenei concernente à compra de todas as terras que se possam comprar no Condado de Jackson, bem como nos condados vizinhos.

29 Pois é minha vontade que se comprem essas terras e que, depois de compradas, meus santos as possuam de acordo com as leis de consagração que dei.

30 E depois que essas terras forem compradas, considerarei inocentes os exércitos de Israel por tomarem posse de suas próprias terras, as quais compraram previamente com seu dinheiro; e por derrubarem as torres de meus inimigos que nelas se encontrarem e por dispersarem suas sentinelas e por me vingarem de meus inimigos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.

31 Mas, primeiro, que meu exército se torne muito numeroso e que se santifique perante mim, para que se torne belo como o sol e claro como a lua; e que seus estandartes sejam terríveis para todas as nações;

32 Que os reinos deste mundo sejam constrangidos a reconhecer que o reino de Sião é, realmente, o reino de nosso Deus e seu Cristo; portanto sujeitemo-nos a suas leis.

33 Em verdade vos digo: É-me conveniente que os primeiros élderes de minha igreja recebam sua investidura do alto em minha casa, que mandei fosse construída para o meu nome na terra de Kirtland.

34 E que os mandamentos que dei com respeito a Sião e sua lei sejam executados e cumpridos após sua redenção.

35 Houve um dia de chamado, mas chegada é a hora para um dia de escolha; e que se escolham os que forem dignos.

36 E será manifestado a meu servo, pela voz do Espírito, quem são os escolhidos; e eles serão santificados;

37 E, caso sigam o conselho que recebem, terão poder, depois de muitos dias, para realizar todas as coisas concernentes a Sião.

38 E também vos digo: Fazei um apelo de paz, não só ao povo que vos afligiu, mas também a todos os povos;

39 E erguei um estandarte de paz e proclamai a paz aos confins da Terra;

40 E fazei propostas de paz àqueles que vos afligiram, segundo a voz do Espírito que está em vós; e todas as coisas reverterão para o vosso bem.

41 Portanto sede fiéis; e eis que estarei convosco até o fim. Assim seja. Amém.

SEÇÃO 106

Revelação dada por intermédio de Joseph Smith, o Profeta, em Kirtland, Estado de Ohio, em 25 de novembro de 1834 ( History of the Church 2:170–171). Esta revelação é dirigida a Warren A. Cowdery, um irmão mais velho de Oliver Cowdery.

1–3, Warren A. Cowdery é chamado como oficial presidente local;

4–5, A Segunda Vinda não surpreenderá os filhos da luz como um ladrão;

6–8, Grandes bênçãos acompanharão o serviço fiel na Igreja.

1 É MINHA vontade que meu servo Warren A. Cowdery seja designado e ordenado sumo sacerdote presidente da minha igreja na terra de Freedom e nas regiões circunvizinhas;

2 E pregue meu evangelho eterno e erga a voz e advirta o povo, não apenas onde mora, mas nos condados vizinhos;

3 E devote todo seu tempo a este elevado e santo chamado que agora lhe dou, buscando zelosamente o reino do céu e sua justiça; e todas as coisas necessárias lhe serão acrescentadas, pois digno é o obreiro de seu salário.

4 E também, em verdade vos digo: A vinda do Senhor aproxima-se e surpreenderá o mundo como um ladrão na noite—

5 Portanto cingi vossos lombos, para que sejais os filhos da luz; e esse dia não vos surpreenderá como um ladrão.

6 E também, em verdade eu vos digo: Houve alegria no céu quando meu servo Warren se curvou diante de meu cetro e se afastou das artimanhas dos homens;

7 Portanto abençoado é meu servo Warren, pois terei misericórdia dele; e, não obstante a vaidade de seu coração, elevá-lo-ei, caso se humilhe perante mim.

8 E conceder-lhe-ei graça e confiança para sustentar-se; e se ele continuar sendo uma testemunha fiel e uma luz para a igreja, preparei-lhe uma coroa nas mansões de meu Pai. Assim seja. Amém.

SEÇÃO 107

Revelação sobre o sacerdócio, dada por intermédio de Joseph Smith, o Profeta, em Kirtland, Estado de Ohio, em 28 de março de 1835 ( History of the Church 2:209–217). Na data mencionada, os Doze reuniram-se em conselho, confessando suas fraquezas e falhas individuais, expressando seu arrependimento e pedindo instruções adicionais ao Senhor. Estavam prestes a separar-se para missões em distritos designados. Embora partes desta seção tenham sido recebidas na data mencionada, os registros históricos afirmam que várias partes foram recebidas em épocas diversas, algumas ainda em novembro de 1831.

1–6, Há dois sacerdócios: o de Melquisedeque e o Aarônico;

7–12, Os portadores do Sacerdócio de Melquisedeque têm poder para oficiar em todos os ofícios da Igreja;

13–17, O bispado preside o Sacerdócio Aarônico, que administra as ordenanças exteriores;

18–20, O Sacerdócio de Melquisedeque possui as chaves de todas as bênçãos espirituais; o Sacerdócio Aarônico possui as chaves do ministério de anjos;

21–38, A Primeira Presidência, os Doze e os Setenta constituem os quóruns presidentes, cujas decisões devem ser tomadas unanimemente e com retidão;

39–52, Declara-se a ordem patriarcal de Adão a Noé;

53–57, Os santos antigos reuniram-se em Adão-ondi-Amã e o Senhor apareceu-lhes;

58–67, Os Doze devem organizar os oficiais da Igreja;

68–76, Os bispos servem como juízes comuns em Israel;

77–84, A Primeira Presidência e os Doze constituem o mais alto conselho da Igreja;

85–100, Os presidentes do sacerdócio governam seus respectivos quóruns.

1 HÁ, na igreja, dois sacerdócios, a saber: o de Melquisedeque e o Aarônico, que inclui o Sacerdócio Levítico.

2 A razão de o primeiro chamar-se Sacerdócio de Melquisedeque é que Melquisedeque foi um grande sumo sacerdote.

3 Antes de sua época chamava-se Santo Sacerdócio segundo a Ordem do Filho de Deus.

4 Mas por respeito ou reverência ao nome do Ser Supremo, a fim de se evitar a repetição freqüente de seu nome, eles, a igreja na antigüidade, deram a esse sacerdócio o nome de Melquisedeque, ou seja, Sacerdócio de Melquisedeque.

5 Todas as outras autoridades ou ofícios da igreja são apêndices desse sacerdócio.

6 Há, porém, duas divisões ou categorias principais—uma é o Sacerdócio de Melquisedeque e a outra é o Sacerdócio Aarônico ou Levítico.

7 O ofício de élder pertence ao Sacerdócio de Melquisedeque.

8 O Sacerdócio de Melquisedeque tem o direito de presidir e tem poder e autoridade sobre todos os ofícios da igreja em todas as épocas do mundo, para administrar em assuntos espirituais.

9 A presidência do sumo sacerdócio segundo a ordem de Melquisedeque tem o direito de oficiar em todos os ofícios da igreja.

10 Os sumos sacerdotes segundo a ordem do Sacerdócio de Melquisedeque têm o direito de oficiar em sua própria posição, sob a direção da presidência, para administrar as coisas espirituais, e também no ofício de élder, sacerdote (da ordem Levítica), mestre, diácono e membro.

11 Um élder tem o direito de oficiar no lugar do sumo sacerdote quando o sumo sacerdote não estiver presente.

12 Ao sumo sacerdote e ao élder cabe administrar nos assuntos espirituais, conforme os convênios e mandamentos da igreja; e eles têm o direito de oficiar em todos estes ofícios da igreja quando não houver autoridades maiores presentes.

13 O segundo sacerdócio chama-se Sacerdócio de Aarão, porque foi conferido a Aarão e sua semente por todas as suas gerações.

14 A razão de ser chamado sacerdócio menor consiste em que ele é um apêndice do maior, ou seja, do Sacerdócio de Melquisedeque; e tem poder para administrar ordenanças exteriores.





Дата публикования: 2014-11-18; Прочитано: 165 | Нарушение авторского права страницы | Мы поможем в написании вашей работы!



studopedia.org - Студопедия.Орг - 2014-2024 год. Студопедия не является автором материалов, которые размещены. Но предоставляет возможность бесплатного использования (0.032 с)...